“...Assim como é constitutivo do diagnóstico médico estar preocupado com a melhoria da saúde do cliente, também, é constitutivo da avaliação da aprendizagem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Pedagogia da pesquisa-ação
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
AVALIAÇÃO ESCOLAR.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Avaliação Hamurabi Messeder By PresenterMedia.com.
MARIA APARECIDA TRARBACH
INTRODUÇÃO  A Sociologia, uma das ciências sociais, tem como pretensão lançar um olhar investigativo e interpretativo sobre a realidade social inerente.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO INTEGRADO.
Currículo por Competências e Habilidades.
GRADE CURRICULAR CÓD. DISICPLINA CARGA HORÁRIA PRÉ-REQUISITOS
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA.
AVALIAÇÃO DISCENTE: a prova em questão
PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
Tipos.
Perfil do Profissional
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
Ensaios Pedagógicos PARA UMA CULTURA DAS DIFERENÇAS Lino de Macedo
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
em sistemas escolares e não escolares
PESQUISA NA ESCOLA Vania Hirle Almeida
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Oficina de Apropriação de Resultados
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
. ESTRATÉGIA APRENDIZAGEM, RENDIMENTO ESCOLAR CONSIDERANDO A PRÁTICA
O que é ensinar história?

ELIANE PEREIRA DE BRITO
Competências e Habilidades
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO
Oficina de Apropriação de Resultados
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
Abordagem Comunicativa - AC
04/09 Orientações gerais “Avaliação”
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Profº. Wagner Profº. Wagner PCNPs - Ciências.   É um trabalho teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um tema. Dissertar.
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
“Como promover observação em sala de aula”
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Como ter sucesso em uma prova. PREPARO Seja honesto com você mesmo, não se engane!!! Comece a ver a prova como algo necessário Fazer é uma oportunidade.
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Oficina de Divulgação de Resultados
Formação continuada 4º Encontro
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
TESTE EM DUAS FASES Características O teste é aplicado em duas fases distintas; Na 1ª fase: O teste é composto por duas partes, na primeira as questões.
Transcrição da apresentação:

“...Assim como é constitutivo do diagnóstico médico estar preocupado com a melhoria da saúde do cliente, também, é constitutivo da avaliação da aprendizagem estar atentamente preocupada com o crescimento do educando. Caso contrário, ela nunca será diagnóstico”. Luckesi (1990)

CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA

PRÁTICA PEDAGÓGICA TRADICIONAL CONTEÚDO – fim em si mesmo PROFESSOR – autoridade AVALIAÇÃO – Punitiva excludente Medir - conhecimento

PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA CONHECIMENTO – meio para desenvolver competência PROFESSOR – facilitador AVALIAÇÃO – Diagnóstica Promove a inclusão Planejamento

COMO OCORRE O PROCESSO DA APRENDIZAGEM?

COMO O ALUNO É CAPAZ DE SE APROPRIAR DOS CONHECIMENTOS?

O processo de aprendizagem somente ocorre efetivamente pelo desenvolvimento das HABILIDADES DO PENSAMENTO.

HABILIDADES DO PENSAMENTO CAPACIDADE DE: 1. OBSERVAÇÃO 2. COMPARAÇÃO 3 HABILIDADES DO PENSAMENTO CAPACIDADE DE: 1. OBSERVAÇÃO 2. COMPARAÇÃO 3. CLASSIFICAÇÃO 4. INTERPRETAÇÃO 5. ANÁLISE 6. SÍNTESE 7. JULGAMENTO / AVALIAÇÃO

Observação: Não se limita ao ato de ver ou de ouvir; existe a idéia de procurar, perceber, notar.

Comparação: Não se limita ao ato de igualar ou contrastar; ao comparar, apontam-se semelhanças e diferenças.

Classificação: Organizar informações – parte da observação e busca semelhanças e diferenças para classificar.

Conhecer / Compreender / Interpretar Tirar conclusões Deduzir pelo raciocínio

ANALISAR Dividir o todo em suas diferentes partes para melhor compreendê-las.

SÍNTESE RESUMIR E DESCREVER AS PARTES DO TODO

Se o desenvolvimento das habilidades de pensamento é tão necessário, é preciso que a avaliação também nos diga em que medida ele está sendo efetivado.

COMO AVALIAR ?

AVALIAÇÃO COMPONENTES DO PLANO FOCO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM CRITÉRIOS E PADRÕES DE JULGAMENTO TÉCNICAS E INSTRUMENTOS ANÁLISE E UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO

1. QUAL O FOCO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM? O QUE AVALIAR?

Qual o foco da Avaliação da Aprendizagem? HABILIDADES DO PENSAMENTO

O que se entende por padrão de julgamento? Padrões de Julgamento O que se entende por padrão de julgamento? E critérios?

Menção Pontos Interpretação Superior 9,0 a 10,0 Compreensão Padrão – Capacidade Demonstrada: Resolver todas as questões de critérios Menção Pontos Interpretação Superior 9,0 a 10,0 Compreensão Média Superior 7,0 a 9,0 Classificação Média 5,0 a 7,0 Comparação Média Inferior 3,0 a 5,0 Observação Inferior 1,0 a 3,0

INSTRUMENTOS São os recursos utilizados. Quaisquer que sejam deverão oportunizar a análise de resultado.

Como construir um Instrumento de Avaliação?

Observação - Circule as palavras que não estão escritas com a letra Z fantasia – azar – zebra – seboso – dúzia – rochosa

2. Complete com m ou n poMba – deNte – taMpa – caMpo – leNte - caNto

3. Dê o aumentativo de: Pé – Garrafa – Casa – Boneco -

Análise de resultados

ANÁLISE DOS RESULTADOS OBSERVAÇÃO Possibilidades Dificuldades Acertar Acertar ½ resposta Errar ? Observar Compreender

Recuperação A recuperação se fundamenta na análise de resultados. Se organiza no planejamento.

Os slides estão disponíveis em http://www.inesul.edu.br/ na opção downloads, item palestras.

Não há certeza absoluta, só a de (re)começar sempre buscando na realidade as pistas sobre o melhor jeito de caminhar. Thiago de Mello Obrigada Vergínia Aparecida Mariani falecomadirecao@inesul.edu.br