As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Escola Superior de Educação
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
RESILIÊNCIA Celso Antunes.
RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS– 7º E 9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
Princípios para um currículo comprometido com o seu tempo
OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DA GESTÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UFPE Telma Melo Setembro 2010.
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
INESUL INESUL VIRTUAL FAEC SISTEMA EDUCACIONAL FIMAR FANESP FIRSUL
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
SISTEMA INTEGRADO INESUL 1997
Currículo por Competências e Habilidades.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO INTEGRADO.
Currículo por Competências e Habilidades.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Currículo oficial de São Paulo
POR QUE O COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO?
O PC avaliador.
Escola Politécnica da USP
Currículo por Competências e Habilidades. ETAPAS DO TRABALHO ORGANIZAÇÃO 1ª Fase – Discussão / Reflexão Qual o papel da escola dentro do novo modelo de.
Diferentes Posturas Curriculares
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
Universitarização da formação de professores e fenomenologia: caminhos opostos para a Didática? Edna Duarte de Souza.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Métodos de ensino Prof. Paulo Eduardo Alves da Silva
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Docência do Ensino Superior
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Seminário Internacional : Boas Práticas em Gestão Escolar GESTÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM David Albury Consultant, Global Education.
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
Docência universitária: repensando a aula
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
Faculdade Piaget - Brasil
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

As Mudanças no Mundo e Seus Impactos

O que as escolas precisam aprender para...

...enfrentar os desafios do Século XXI?

A Escola se mantém fossilizada

Num mundo que não para de mudar

Século XX Século XXI

Século XX Século XXI

A escola como conhecemos hoje é fruto de uma sociedade forjada no Século XVIII.

Revolução Industrial Revolução Francesa Estados Modernos Independência Americana

MÃO DE OBRA

Revolução Tecnológica

Refletir sobre o processo produtivo

Ensino por competências e habilidades? O que fazer? Ensino por conteúdo? ou Ensino por competências e habilidades?

COMPREENSÃO DO NOVO PARADIGMA QUAIS SÃO AS MUDANÇAS QUE VERDADEIRAMENTE OCORRERAM?

PROFESSOR CENTRO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM X ASSUME O PAPEL DE FACILITADOR DO PROCESSO

PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS DIREITO DE ENSINAR X DIREITO DE APRENDER

PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM CARÁTER MAIS ENCICLOPÉDICO PRIVILEGIANDO A MEMÓRIA E A PADRONIZAÇÃO X DESAFIOS COGNITIVOS PROBLEMATIZAÇÕES CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

COMO OCORRE O PROCESSO DA APRENDIZAGEM?

O processo de aprendizagem ocorre efetivamente pelo desenvolvimento das HABILIDADES DO PENSAMENTO.

COMO SE DÁ O PENSAMENTO?

PROCESSO COGNITIVO PASSA POR SEIS DOMÍNIOS CONHECIMENTO COMPREENSÃO APLICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE AVALIAÇÃO OU JULGAMENTO OPERAÇÕES DO PENSAMENTO

TAXONOMIA DE BLOOM OPERAÇÕES COGNITIVAS (PENSAR) Avaliar Síntese Análise Aplicação Compreensão Conhecimento

Apresentar o que precisa ser conhecido CONHECIMENTO OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Apresentar o que precisa ser conhecido

Entender o significado da informação COMPREENSÃO OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Entender o significado da informação

Uso da informação em situações concretas APLICAÇÃO OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Uso da informação em situações concretas

Examinar a informação em suas partes ANÁLISE OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Examinar a informação em suas partes

Integrar as partes em um todo SÍNTESE OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Integrar as partes em um todo

CONHECIMENTOS São entendidos como o que muitos denominam simplesmente de saberes (conteúdos). HABILIDADES São o saber fazer relacionado com a prática do trabalho transcendendo a mera ação motora.

COMPETÊNCIAS “ENTENDE-SE POR COMPETÊNCIA PROFISSIONAL A CAPACIDADE DE ARTICULAR, MOBILIZAR E COLOCAR EM AÇÃO VALORES, CONHECIMENTOS E HABILIDADES NECESSÁRIOS PARA O DESEMPENHO EFICIENTE E EFICAZ DE ATIVIDADES REQUERIDAS PELA NATUREZA DO TRABALHO”.

PERRENOUD sociólogo, antropólogo e professor da Universidade de Genebra na Suíça, referencia no assunto “A abordagem por competências junta-se às exigências da focalização sobre o aluno, da pedagogia diferenciada e dos métodos ativos”.