As Mudanças no Mundo e Seus Impactos
O que as escolas precisam aprender para...
...enfrentar os desafios do Século XXI?
A Escola se mantém fossilizada
Num mundo que não para de mudar
Século XX Século XXI
Século XX Século XXI
A escola como conhecemos hoje é fruto de uma sociedade forjada no Século XVIII.
Revolução Industrial Revolução Francesa Estados Modernos Independência Americana
MÃO DE OBRA
Revolução Tecnológica
Refletir sobre o processo produtivo
Ensino por competências e habilidades? O que fazer? Ensino por conteúdo? ou Ensino por competências e habilidades?
COMPREENSÃO DO NOVO PARADIGMA QUAIS SÃO AS MUDANÇAS QUE VERDADEIRAMENTE OCORRERAM?
PROFESSOR CENTRO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM X ASSUME O PAPEL DE FACILITADOR DO PROCESSO
PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS DIREITO DE ENSINAR X DIREITO DE APRENDER
PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM CARÁTER MAIS ENCICLOPÉDICO PRIVILEGIANDO A MEMÓRIA E A PADRONIZAÇÃO X DESAFIOS COGNITIVOS PROBLEMATIZAÇÕES CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
COMO OCORRE O PROCESSO DA APRENDIZAGEM?
O processo de aprendizagem ocorre efetivamente pelo desenvolvimento das HABILIDADES DO PENSAMENTO.
COMO SE DÁ O PENSAMENTO?
PROCESSO COGNITIVO PASSA POR SEIS DOMÍNIOS CONHECIMENTO COMPREENSÃO APLICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE AVALIAÇÃO OU JULGAMENTO OPERAÇÕES DO PENSAMENTO
TAXONOMIA DE BLOOM OPERAÇÕES COGNITIVAS (PENSAR) Avaliar Síntese Análise Aplicação Compreensão Conhecimento
Apresentar o que precisa ser conhecido CONHECIMENTO OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Apresentar o que precisa ser conhecido
Entender o significado da informação COMPREENSÃO OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Entender o significado da informação
Uso da informação em situações concretas APLICAÇÃO OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Uso da informação em situações concretas
Examinar a informação em suas partes ANÁLISE OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Examinar a informação em suas partes
Integrar as partes em um todo SÍNTESE OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Integrar as partes em um todo
CONHECIMENTOS São entendidos como o que muitos denominam simplesmente de saberes (conteúdos). HABILIDADES São o saber fazer relacionado com a prática do trabalho transcendendo a mera ação motora.
COMPETÊNCIAS “ENTENDE-SE POR COMPETÊNCIA PROFISSIONAL A CAPACIDADE DE ARTICULAR, MOBILIZAR E COLOCAR EM AÇÃO VALORES, CONHECIMENTOS E HABILIDADES NECESSÁRIOS PARA O DESEMPENHO EFICIENTE E EFICAZ DE ATIVIDADES REQUERIDAS PELA NATUREZA DO TRABALHO”.
PERRENOUD sociólogo, antropólogo e professor da Universidade de Genebra na Suíça, referencia no assunto “A abordagem por competências junta-se às exigências da focalização sobre o aluno, da pedagogia diferenciada e dos métodos ativos”.