PERFIL DO EGRESSO Grupo de Trabalho

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Transcrição da apresentação:

PERFIL DO EGRESSO Grupo de Trabalho Prof. Eduardo Magrone Pró-Reitor de Graduação Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF PERFIL DO EGRESSO Grupo de Trabalho

PERFIL DO EGRESSO DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES capacidade de identificar e resolver problemas, enfrentar desafios e responder a novas demandas da sociedade contemporânea; capacidade de comunicação e argumentação em suas múltiplas formas; capacidade de atuar em áreas de fronteira e interfaces de diferentes disciplinas e campos de saber; Prof. Eduardo Magrone Pró-Reitor de Graduação Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

PERFIL DO EGRESSO DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES atitude investigativa, de prospecção, de busca e produção do conhecimento; capacidade de trabalho em equipe e em redes; capacidade de reconhecer especificidades regionais ou locais, contextualizando e relacionando com a situação global; Prof. Eduardo Magrone Pró-Reitor de Graduação Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

PERFIL DO EGRESSO DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES atitude ética nas esferas profissional, acadêmica e das relações interpessoais; comprometimento com a sustentabilidade nas relações entre ciência, tecnologia, economia, sociedade e ambiente; postura flexível e aberta em relação ao mundo do trabalho; Prof. Eduardo Magrone Pró-Reitor de Graduação Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

PERFIL DO EGRESSO DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES capacidade de tomar decisões em cenários de imprecisões e incertezas; sensibilidade às desigualdades sociais e reconhecimento da diversidade dos saberes e das diferenças étnico-culturais; capacidade de utilizar novas tecnologias que formam a base das atividades profissionais; Prof. Eduardo Magrone Pró-Reitor de Graduação Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

PERFIL DO EGRESSO DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES capacidade de empreendedorismo nos setores público, privado e terceiro setor; competências, habilidades, atitudes e valores de caráter mais específico deverão integrar o projeto pedagógico de cada proposta. Estas competências específicas não podem conduzir a uma inflexibilidade curricular. Prof. Eduardo Magrone Pró-Reitor de Graduação Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

QUESTÕES PARA DEBATE 1) Considerando a proposta de uma graduação em dois ciclos, haveria possibilidade prática de conciliação entre o perfil do egresso, enunciado nos Referenciais orientadores dos Bacharelados Interdisciplinares (1º Ciclo), e as competências, habilidades e atitudes, enunciadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais de todos os demais cursos de graduação (2º Ciclo)? Prof. Eduardo Magrone Pró-Reitor de Graduação Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

2) Considerando que uma proposta curricular, por melhor que venha a ser, não é condição suficiente para assegurar o desenvolvimento das habilidades, competências e atitudes que irão definir o perfil dos egressos de qualquer curso de graduação, no seu entender, que tipo de arranjos institucionais, modelos de gestão pedagógica e conceitos de aula poderiam criar condições favoráveis para a formação de egressos cujo perfil se aproxima daquele almejado pelos Bacharelados Interdisciplinares? Prof. Eduardo Magrone Pró-Reitor de Graduação Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

3) Por que o atualmente denominado Ciclo Básico dos cursos de graduação, caso fosse reestruturado, não poderia constituir uma alternativa mais eficaz para a formação de egressos cujo perfil poderia estar perfeitamente identificado com o perfil proposto para os concluintes dos Bacharelados Interdisciplinares? Prof. Eduardo Magrone Pró-Reitor de Graduação Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

MUITO OBRIGADO! Prof. Eduardo Magrone Pró-Reitor de Graduação Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF