Propaganda a Alma do Negócio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Objetivos e Briefing da Pesquisa
Advertisements

MIX DA PROMOÇÃO Propaganda: Qualquer forma paga de apresentação impessoal e promoção de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado. Venda.
PLANEJAMENTO DA PESQUISA
9 - Sistemas de Informação & Marketing
PLANEJAMENTO DE CAMPANHA
Publicidade e Briefing
Quantitativa e Qualitativa Marketing/Produto/Serviço
Planejamento de Campanha – A3
Publicidade e Propaganda- conceitos e categorias
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
O que é? Para que serve? Como se faz? Karen Boock – 1ºPP|M
Briefing? Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias
Publicidade e Propaganda conceitos e categoria.
Bruna dos reis Braga 1ppn
Publicidade e Propaganda – Categorias e conceitos
Matéria:Publicidade Aluno: Aline Camilo série:1PPN CRA:
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias
Publicidade e propaganda -conceitos e categorias
Publicidade e Propaganda – conceitos e categoria
Publicidade e Propaganda – conceitos e categoria.
PUBLICIDADE E PROPAGANDA – CATEGORIAS E CONCEITOS
conceitos e categoria. Jorge Kleble 1PPN
PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES
DEFINIÇÃO DA MARCA – O que é e como fazer?
1º PPN – Publicidade e Propaganda Categoria e Conceitos
“A imaginação é mais importante que o conhecimento” (Einstein)
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
O COMEÇO DE TUDO!.
Publicidade & Propaganda Conceitos e Categorias
Conceitos de Briefing e Propaganda
Publicidade e Propaganda: conceitos e categorias
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
2ª Etapa: IMPLEMENTAÇÃO 3ª Etapa: AVALIAÇÃO E CONTROLE
Primeiro Passo da Etapa 1
PROMOÇÃO.
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
RP, MKT e Publicidade Professora: Giovana Chiquim
Desenvolvimento Publicitário
Parte II – Plano de Negócios
Primeiro Passo da Etapa 1
Publicidade e propaganda
Briefing.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II
A cadeia de comunicação
O que é Marketing? Para a American Marketing Association, marketing é o processo de planejamento e execução quanto a concepção, preço, promoção e distribuição.
Tecnologia do Produto 17/11
Planejamento de Campanhas Publicitárias
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES Sérgio Caldas.
Planejamento de Campanhas Publicitárias
Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
Redação publicitária I
Roteiro de Planejamento de Campanhas Publicitárias
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DE MERCADO Aula 11
O plano de Comunicação Como escrever?.
Antônio Nogueira – 1 semestre Como se inicia uma campanha publicitaria e qual sua relação com o cliente? O processo de uma campanha se inicia conhecendo.
Vamos começar o trabalho
Briefing Publicidade e Propaganda – conceitos e categoria
BRIEFING Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Briefing Publicidade e propaganda – conceitos e categoria
Briefing Danielle Sampaio Rossi. Processo para criação: O ideal é que o briefing seja elaborado pelo cliente. Mas na pratica não é o que acontece. Nesse.
Wallace Neves – 1ºPP - Manhã. Propaganda A função da propaganda é atuar na mente das pessoas,levando ao ato de compra antes de ter contato com o vendedor.
Briefing Disciplina: Publicidade e Propaganda – conceitos e categoria.
Estratégias de Promoção
Briefing Jéssica Rayani da Rocha Francé 1PP NOITE.
Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014
BRIEFING.
Estratégia de Promoção
PLANO DE MARKETING Prof. Glauco Carvalho. Fundamentos Mercado e Competitividade O que é o papel do Marketing Marketing & Publicidade Concorrências Clientes.
Transcrição da apresentação:

Propaganda a Alma do Negócio Fábio Pataquine – 1º PP noite Publicidade Propaganda

Qual o sentido da propaganda, sua razão de ser na sociedade e como se estabelece as relações com os clientes? O Sentido da Propaganda é transmitir uma ideologia, dirigida ao individuo, apelando para valores e sentimentos (moral, cívico, religioso, político, etc. ) e tentar convencer o alvo a se comportar de uma determinada maneira. As relações são estabelecidas com o cliente a partir de normas que procura estar buscando o seu desenvolvimento em um clima de confiança e compreensão

Briefing Briefing é um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho. ‘‘O propósito do Briefing é estabelecido como passagem de informação certa’’ Sampaio 1997: 208

Conteúdo do Briefing O roteiro do Briefing, basicamente deve levantar informações sobre: Produto ( ou serviço) Mercado Consumidores Objetivo Estratégia

Modelo de Construção do Briefing IDENTIFICAÇÃO   Cliente: Produto: Responsável: Atendimento: Data: Job nº:

ANUNCIANTE   Breve histórico da empresa, composição industrial do produto (matéria-prima), política de vendas da empresa (prazos, descontos e promoções); Indicação do nome do produto, serviço, marca ou empresa; Categoria (tipo de produto ou serviço - ramo de atividade ou negócio); Local, forma e frequência de uso do produto, serviço ou marca; Embalagens (tipo de material, peso, conteúdo, formatos, etc); Preços praticados (revendedor/consumidor); Onde o produto pode ser encontrado (Distribuição/Pontos-de-venda); Imagem do produto no mercado; Pontos positivos (vantagens); Pontos negativos (desvantagens); Principais características diferenciadoras da concorrência; Situação atual do anunciante - problemas x oportunidades Propagandas e campanhas anteriores

PÚBLICO-ALVO   Perfil do consumidor (sexo, idade, profissão, classe social, escolaridade,etc.); Hábitos e atitudes dos consumidores em relação ao produto (periodicidade de compra, quantidade comprada, preferências por sabores, etc.); Razões de compra do produto (Racional/Emocional). CONCORRÊNCIA Principais concorrentes Preços praticados, distribuição (pontos-de-venda), promoções, etc. Pontos positivos (vantagens) Pontos negativos (desvantagens) Propaganda utilizada

OBJETIVOS   Relacionar todos os objetivos que o cliente pretende atingir com a propaganda. Ex.: Lançamento do produto no mercado. Destacar o novo sabor morango do produto. Criar uma imagem institucional para a empresa. Aumentar as vendas do produto. VERBA DISPONÍVEL Mencionar a verba que o anunciante dispõe para investir. Após a definição do briefing, junto ao orientador, a verba disponível não poderá ser modificada. PEDIDO DE TRABALHO Descrever o trabalho a ser realizado pela agência.

PRAZOS PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO   Estipular o prazo em que o trabalho deverá ser realizado. OUTRAS INFORMAÇÕES Toda e qualquer informação que de uma forma ou outra podem ajudar o trabalho de pesquisa, criação, planejamento e mídia. Ex.: Pontos a serem ressaltados ou evitados nas peças publicitárias. Fotos de embalagens, gráficos, mapas, etc.

COSTA, Ricardo JIMENES, Roberto Fraga, Juliana Referências COSTA, Ricardo JIMENES, Roberto Fraga, Juliana Ética na Propaganda,