SISTEMAS DE GERENCIAMENTO I (SGI) DISCIPLINA SISTEMAS DE GERENCIAMENTO I (SGI) Prof. Edson Prof. Edson-2011
Objetivos Específicos da Aula: Motores de Passo Sistema de controle da Marcha Lenta Prof. Edson-2011
TESTAR A INJEÇÃO ELETRÔNICA NO GOL ATÉ 17/12/2011. PROJETO FINAL TESTAR A INJEÇÃO ELETRÔNICA NO GOL ATÉ 17/12/2011. Rotação do motor via sensor Hall Controle do tempo do bico injetor via TPS Gerar sinal de SPOUT Temperatura do Ar Prof. Edson-2011
O primeiro motor de passo foi inventado e patenteado por um inglês chamado C. L. Walker em 1920 na cidade de Aberdeen Escócia. Motor de 32 dentes Desalinhamento de 1/3 Para controlar movimento em ângulos pequenos
Princípio de funcionamento em passo inteiro horário + = 0 =Norte = 1 = Sul Off = x Corrente indica a alimentação do comum Elektor PT no.183/2000
Princípio de funcionamento em passo inteiro anti-horário + = 0 =Norte = 1 = Sul Off = x Elektor PT no.183/2000
Princípio de funcionamento em meio-passo horário + = 0 =Norte = 1 = Sul Off = x Elektor PT no.183/2000
Princípio de funcionamento em meio-passo anti-horário + = 0 =Norte = 1 = Sul Off = x Elektor PT no.183/2000
Chester Dawes, Curso de eletrotécnica, 1972 Quando há variação de Fluxo Magnético temos indução de corrente no fio. ECK-2011 9 Chester Dawes, Curso de eletrotécnica, 1972 9
Motor de passo de Relutância Variável (RV) É o modelo básico Rotor em aço silício laminado Trabalha para minimizar a relutância Lembrar do sensor de Relutância Variável !
Motor de Passo de Imã Permanente tipo PM É um modelo barato Rotor em imã permanente Apresenta melhor torque Baixa resolução (7,5-15 graus 48-24)
Motor de Passo Híbrido O modelo híbrido combina as duas tecnologias Rotor em imã permanente e com lâminas. Apresenta melhor torque Alta resolução (0,9-3,6 graus 500 passos)
Tipos de Enrolamentos Unipolar
Tipos de Enrolamentos Bipolar
Acionamento dos Enrolamentos do Motor de Passo RV
Acionamento dos Enrolamentos do Motor Unipolar
Acionamento dos Enrolamentos do Motor Bipolar com Ponte-H
Driver de Potência L298
Driver de Potência L298 na ECU EEC-IV – Multiponto
ECU EEC-IV – Multiponto
Conexão com um PIC 16F684
Sistema de controle de Marcha Lenta (Toyota)
Sistema de controle de Marcha Lenta (Megasquirt)
Sistema de controle de Marcha Lenta (Motor de Passo) Rb ~ 55R – 75R A B C D
Sistema de controle de Marcha Lenta (Eletro-válvula) Trabalha por chaveamento
Sistema de controle de Marcha Lenta (Motor ou Galvo-motor) Controle de corrente do motor, para controlar torque.
Controlador Freescale MC33926
Lógica de Controle da Ponte-H
Controlador Freescale MC34921
Sistema de controle de Marcha Lenta (Motor de Passo) Rb ~ 55R – 75R A B C D
Driver de Potência L298 Prof. Edson - 2011 32
Controle do L298 PIC Prof. Edson - 2011
Acionamento dos Enrolamentos do Motor Bipolar com Ponte-H
Lógica de Controle do L298 Prof. Edson - 2011 35 35 PC2 PC0 PC1 PC3
Lógica de Controle do L298 ENA In1 In2 OUT1 OUT2 X Hiz 1 ENB In3 In4 X Hiz 1 ENB In3 In4 OUT3 OUT4 X Hiz 1 Prof. Edson - 2011 36 36
Lógica de Controle do L298 int run( int r) #include<16f877a.h> { #fuses HS,NOWDT,NOPROTECT,NOLVP #use delay(clock=20000000) / #byte PORTc=0x07 int run( int r); int temp; int run( int r) { switch(r) case 1:{ PORTc=0b00010001; return(2); } case 2:{ PORTc=0b00010100; return(3); case 3:{ PORTc=0b00010010; return(4); case 4:{ PORTc=0b00101000; return(1); VOID main() { SET_TRIS_c(0X00); PORTc=0x00; temp=1; while(1) Delay_us(1000); temp=run(temp); } 37 37