INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - I
Advertisements

Instituições de Direito Público e Privado Fontes do Direito - aula 05
TEORIA DO DIREITO.
Contexto histórico - “A modernidade”
DIREITO: CONJUNTO DE NORMAS E PRINCÍPIOS QUE REGULAM A VIDA DO HOMEM NA SOCIEDADE. Direito empresarial é um ramo do direito privado que estuda o conjunto.
Teoria do Conhecimento
ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO Profa. Ms.Hely Aparecida Zavattaro.
TEMA 4: A CONTRIBUIÇÃO DE ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER Professores: Christiano Mota e Silva Jair José Maldaner Web-tutor Caio Monteiro Melo SOCIOLOGIA GERAL.
CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
A noção de personalidade jurídica promove a conciliação do político com o jurídico.
Liberdade e Reponsabilidade e Ato Moral De acordo com Osmar Markeivicz conceito de Liberdade, na filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência.
BACHARRELADO EM DIREITO SOCIOLOGIA JURÍDICA.. ESCOLAS JURÍDICAS ABORDAGEM SOCIOLÓGICA DO SISTEMA JURÍDICO.
DISCIPLINA – INTRODUÇÃO AO DIREITO Prof. Msc. Aparecida Correia da Silva -
UNIFEBE1 ETICA PROFISSIONAL ETICA PROFISSIONAL Prof. Sergio Sebold.
Direito natural x direito positivo - O direito natural é a ideia abstrata do Direito; o ordenamento ideal, correspondente a uma justiça superior e anterior.
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
EPISTEMOLOGIA MODERNA POSITIVISMO
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
Educação para transformação social
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DE PESQUISA AULA 2 PROF. PATRÍCIA BUENO DAS NEVES
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 13 Prof
NOTÍCIAS CRIMINOLÓGICAS NO BRASIL
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
A liberdade O que está e o que não está em nosso poder?
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
METODOLOGIA DA PESQUISA
NORMATIVIDADE SOCIAL.
Helen Longino: Doutora em Filosofia da Ciência, Professora em Stanford University Livros: 1990: Science as Social Knowledge: Values and Objectivity in.
Componente curricular: Noções de Direito Professor: Tarcísio Carvalho da Cruz Cel. (75)
Para Gostar de Direito!.
Parte 1 O conhecimento científico
Max WEBER IDEALISMO ALEMÃO ESCOLA SOCIOLÓGICA
A PERSONALIDADE JURÍDICA DO ESTADO
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
Abordagem Comportamentalista
NORMA JURÍDICA COMPARAÇÃO ENTRE A NORMA JURÍDICA E AS DEMAIS NORMAS SOCIAIS Profa. Dra. Helane Cabral.
São Bernardo do Campo, 24 de fevereiro de 2017
Século XIX.
Faculdade Sete de Setembro – FASETE
TIPOS DE CONHECIMENTOS. OBJECTIVOS DA AULA: 1. Conhecer os diferentes tipos de conhecimentos 2. Caracterizar os diferentes tipos de conhecimentos; 3.
2˚Ciclo Direito Empresarial FATEC Carapicuíba
Ciência, Métodos e Metodologia Científica
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - II 2º SEMESTRE NOTURNO
COMPETÊNCIA INTERNA (II)
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - I
Conhecimento e Verdade
DIREITO NOÇÃO 1.1. Nominal (directum/ jus) 1.2. Real Ciência
O DIREITO E AS DEMAIS ORDENS NORMATIVAS
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - I
Disc. Sociologia Geral e Jurídica
FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Prof. Marcelo Salles da Silva
Prof. Arthur Trigueiros
EMILE DURKHEIM 06/12/2018.
Introdução à Estética.
Filosofia Jurídica.
Filosofia moderna Immanuel Kant “O maior filósofo dos tempos modernos”
Teoria Geral do Direito
Áreas da Filosofia.
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
Max Weber e a Sociologia Compreensiva ( ) Ação intelectual e não política 1.
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
Ética e Responsabilidade Social Wellington Trotta Aula de revisão 1.
O Método Científico. " Fatos são os dados do mundo. Teorias são estruturas de idéias que explicam e interpretam os fatos." - Stephen Jay Gould.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - I 1º SEMESTRE 2013.1 Profa. Bianca Santos

1 - Indique, dentre as alternativas abaixo, a única proposição verdadeira, levando em consideração os conceitos de Direito e Moral. a) O Direito tem um campo de ação mais amplo que a moral; b) O Direito se interessa principalmente pela ação exterior do homem, ao passo que a Moral preocupa-se com o foro íntimo do indivíduo; c) A Moral, em regra, estabelece sanções mais concretas e imediatas; d) A Moral sempre influencia nas decisões tomadas pelo Direito.

2) Sobre Dogmática e Zetética, assinale a correta: A visão zetética possui caráter preponderantemente doutrinário; b) A visão dogmática é de cunho especulativo; c) O Direito Penal é uma disciplina essencialmente da dogmática; d) O Direito Penal é uma disciplina essencialmente da zetética; e) Ambos são enfoques que partem de verdades inquestionáveis, de dogmas.

3 - É a ideia abstrata do Direito, ou seja, aquilo que corresponde ao sentimento de justiça de comunidade”. Este conceito está estritamente ligado ao: a) Direito Natural; b) Direito Positivo; c) Norma da moral; d) Direito Objetivo.

4 – Na frase “ O estudo do direito requer metodologia própria”, o termo “direito” possui o significado de: a) Norma; b) Direito Positivo; c) Norma da moral; d) Ciência. e) Faculdade

5 - Assinale a alternativa INCORRETA em relação às características da moral: a) Na moral pode-se observar uma intenção. b) As normas da moral não são dotadas de coercibilidade. c) O Direito é bilateral, enquanto a moral é unilateral. d) As sanções morais são difusas e informais. e) As normas jurídicas atuam, via de regra, na consciência do indivíduo, já as normas morais atuam nas atitudes externalizadas.

6 - No que se refere ao jusnaturalismo e ao positivismo jurídico marque a alternativa INCORRETA: a) O direito natural é um ditame da justa razão destinado a mostrar que um ato é moralmente torpe ou moralmente necessário segundo seja, ou não, conforme a própria natureza racional do homem. b) O Direito Positivo exprime o real. O Direito Natural indica o ideal, mas a ciência se interessa apenas pela realidade e exige do cientista que não faça qualquer juízo de valor. c) Pode-se observar que o Jusnaturalismo preocupa-se demais com sua avalorização e descrição da realidade, sendo que o Direito encontra sua expressão inconsciente no costume, que é sua fonte principal. d) A Escola Positivista considera o Direito Positivo como expressão única do Direito, desconsiderando-se como tal o Direito Natural. Isso está devidamente vinculado ao fato do Direito Positivo ter o caráter obrigatório da coatividade, algo que o Direito Natural não possui. e) São escolas com posicionamentos distintos, sendo que para o jusnaturalismo se reconhece como Direito unicamente o que é justo.

7 - Assinale a alternativa correta: a) a vigência implica que a norma jurídica seja obrigatória, e isso só se dá com a publicação oficial. Ressalta-se que a promulgação torna a lei existente, mas ainda não obrigatória. b) a vigência implica que a norma jurídica seja obrigatória, e isso só se dá com a promulgação oficial. Ressalta-se que a publicação torna a lei existente, mas ainda não obrigatória. c) a vigência implica que a norma jurídica não seja obrigatória, e isso só se dá com a publicação oficial. Ressalta-se que a promulgação torna a lei existente, mas ainda não obrigatória. d) a vigência implica que a norma jurídica seja obrigatória, e isso só se dá com a publicação oficial. Ressalta-se que a promulgação torna a lei existente, e ainda obrigatória.

8 - Em relação à Teoria Pura do Direito elaborada por Hans Kelsen, podemos afirmar que: a) Trata-se de uma epistemologia jurídica que nos mostra as condições lógicas mediante as quais é possível o conhecimento científico do Direito. b) É uma metodologia preocupada essencialmente com a justificação ética das normas. c) O direito é concebido, tal como na sociologia jurídica, como um fato social tão somente. d) Não existe diferença lógica entre o direito natural e o positivo. e) O problema da justiça constitui seu principal objeto.