UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da atenção a.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Yaquelennis Suárez Bonilla Orientador: Ethieli Rodrigues Da Silveira
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas/UNASUS Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção aos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família MELHORIA DA ATENÇÃO AOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS NA.
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
QUALIFICAÇÃO NA ATENÇÃO Á SAÚDE DOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS DA UBS 15 VILA HÍPICA I e II, URUGUAIANA/RS Especializada: Adriana Giovana Barreto Lima.
Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior
Cleriston Marcolan Bianchessi
Orientadora: Daniela Nunes
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NA ESF TIO HUGO DO MUNICÍPIO DE TIO HUGO / RS     ALUNO: DANIUSKA LEGRAT MATOS Orientador: Rebeca.
Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora (T5G8): Daniele Freitas Brasil
Cândia, Macapá/Amapá Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
MARIA LORENA ALVAREZ MARTINEZ ORIENTADORA: ANA PAULA SOARES
Especialização em Saúde da Família
Melhoria da atenção aos usuários com HAS e/ou DM pertencentes à área de abrangência da UBS Nimio Insfran Martinez, Rio Branco/AC   Especializanda:Cibele.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializada: Sahilin Astorac Perez Orientadora: Niviane Genz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Aluna: Riham Mahmoud Barakat Orientadora: Mariana Cademartori
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da atenção aos usuários.
Irasema Pérez Casanova Orientadora: Marcinia Moreno Bueno
Leandro Polanco Rodríguez Orientador: Jandro Moraes Cortes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8       Melhoria da Atenção.
Orientadora Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Trabalho de Conclusão de Curso
MELHORIA DA ATENÇÃO AOS USUÁRIOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS PERTENCENTES À ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UBS/ESF PROJETO FIGUEIRA, VILA VERDE, TRANSACREANA -
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluno: Yvieska Acosta Romero Orientadora: Ana Paula Belini
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 7 Trabalho de Conclusão de Curso.
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO, NA ESF 01, ARAMBARÉ/RS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Orientadora: Fabiana Barros Marinho Maia
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhora da Atenção à Saúde.
Especializanda: Maria Clara Medeiros Chacon
Atenção ao adulto portador de hipertensão e/ou diabetes na Unidade de Saúde Picada Café, Picada Café - RS  Sindy Natália Balconi Orientador: Adauto Martins.
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
Especializanda: Oneyda Rojas Castillo Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da atenção a portadores de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus na UBS Matadouro/Estação em Campo Maior/PI Especializada: Yaneivis Govea Moré Orientadora: Suele Manjourany Silva Duro    Teresina/PI, 2015

Introdução A hipertensão Arterial Sistêmica(HAS) e a Diabetes Mellitus (DM) constituem ações programáticas no contexto da atenção primaria á saúde entre as doenças não transmissíveis. A HAS e a DM são responsáveis pela primeira causa de mortalidade e de hospitalizações no Sistema Único de Saúde (SUS) e representam ainda, mais da metade do diagnóstico primário em portadores de insuficiência renal crônica, submetidas à diálise Portanto, uma avaliação e monitoramento adequado permitem diminuir o índice de morbimortalidade e de hospitalizações no SUS

Caracterização do município Localização: Encontra-se a 84 km a distancia da capital do estado Limites geográficos Ao Oeste: com os municípios de Cabeceiras do Piauí e José de Freitas. Ao Leste: com Jatobá do Piauí, Sigefredo Pacheco e Novo Santo Antônio. Ao Norte: com Nossa Senhora de Nazaré e Cocal de Telha. Ao Sul: com Altos, Alto Longá e Coivaras. População Total 45 180 habitantes Unidades de Saúde: 17

Caracterização da ESF Localização: A ESF Matadouro/Estação ao esta localizada na zona urbana da cidade. População Total da área de abrangência: 2407 habitantes (1134sao do sexo masculino e 1273 do sexo feminino) Distribuição: 2 micro áreas: Matadouro e Estação.

As ações da intervenção foram desenvolvidas em 4 eixos: Metodologia As ações da intervenção foram desenvolvidas em 4 eixos: Monitoramento e avaliação Organização e gestão dos Serviços Engajamento Publico Qualificação da pratica clinica Portuários e registros Fichas-espelho Utilizou se os protocolos de Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus do ano 2013 do Ministério da Saúde

Metodologia Recadastramento da população hipertensa e diabética pertencente a área de abrangência da unidade. Atendimento clinico e odontológico segundo o estabelecido nos protocolo. Realização de visita domiciliar. Monitoramento da intervenção. Planilha de coleta dos dados

Objetivo geral Melhorar a atenção ao portador de Hipertensão Arterial Sistêmica e de Diabetes Mellitus da Unidade Básica de Saúde Matadouro em Campo Maior/PI

Objetivo 1: Ampliar a cobertura do Programa de atenção a Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus hipertensos e/ou diabéticos Meta 1.1 Cadastrar a 85% dos hipertensos da área no Programa de atenção a Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus da UBS Figura 1 Cobertura do programa de atenção ao hipertenso na unidade de saúde Matadouro/Estação. Campo Maior. Piauí, 2015

Objetivo 1: Ampliar a cobertura do Programa de atenção a Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus hipertensos e/ou diabéticos Meta 1.1 Cadastrar a 85% dos diabéticos da área no Programa de atenção a Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus da UBS Figura 2 Cobertura do programa de atenção ao diabético na unidade de saúde Matadouro/Estação. Campo Maior. Piaui. 2015

Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção à Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus Meta 2.1 Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos Meta 2.2 Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos Figura 3 Proporção de hipertensos com exame clínico em dia de acordo com o protocolo na ESF Matadouro/Estação. Campo Maior. Piaui. 2015 Figura 4 Proporção de diabéticos com exame clínico em dia de acordo com o protocolo na ESF Matadouro/ Estação. Campo Maior. Piaui. 2015

Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção à Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus Meta 2.3 Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo Meta 2.4 Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo Figura 5 Proporção de hipertensos com exames complementares em dia de acordo com o protocolo na ESF Matadouro/Estação. Campo Maior. Piaui. 2015 Figura 6 Proporção de diabéticos com exames complementares em dia de acordo com o protocolo na ESF Matadouro/Estação. Campo Maior. Piaui. 2015

Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção à Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus Meta 2.5 Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados Meta 2.6 Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados Figura 7 Proporção de hipertensos com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular/Hiperdia priorizada na ESF Matadouro/ Estação. Campo Maior. Piaui. 2015 Figura 8 Proporção de diabéticos com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular/Hiperdia priorizada na ESF Matadouro/Estação. Campo Maior. Piaui. 2015

Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção à Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus Meta 2.5 Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos Meta 2.6 Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos Figura 9 Proporção de hipertensos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico na ESF Matadouro/Estação. Campo Maior. Piaui. 2015. Figura 10 Proporção de diabéticos com avaliação da necessidade de atendimento odontológico na ESF Matadouro/Estação. Campo Maior. Piaui. 2015.

Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos e diabéticos ao programa Meta 3.1 Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na UBS Meta 3.2 Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na UBS Figura 11 Proporção de hipertensos faltosos às consultas com busca ativa na ESF Matadouro/Estação. Campo Maior. Piaui. 2015 Figura 12 Proporção de diabéticos faltosos às consultas com busca ativa na ESF Matadouro/Estação. Campo Maior. Piaui. 2015

Objetivo 4: Melhorar a o registro das informações Meta 4.1 Manter as fichas de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na UBS Meta 4.2 Manter as fichas de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na UBS Figuras 13 e 14 Proporção de hipertensos e de diabéticos com registro adequado na ficha de acompanhamento na ESF Matadouro/ Estação. Campo Maior. Piaui. 2015

Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Meta 5.1 Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na UBS Meta 5.2 Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na UBS Figura 15 Proporção de hipertensos com estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia na ESF Matadouro/ Estação. Campo Maior. Piaui. 2015 Figura 16 Proporção de diabéticos com estratificação de risco cardiovascular por exame clínico em dia na ESF Matadouro/ Estação. Campo Maior. Piaui. 2015.

Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos Meta 6.1 Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos Meta 6.2 Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos Figuras 17 e 18 Proporção de hipertensos e de diabéticos com orientação nutricional sobre alimentação saudável na ESF Matadouro/ Estação. Campo Maior. Piaui. 2015

Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos Meta 6.3 Garantir orientação em sobre prática regular de atividade física a 100% dos hipertensos Meta 6.4 Garantir orientação em sobre prática regular de atividade física a 100% dos diabéticos Figura 19 Proporção de hipertensos e de diabéticos com orientação sobre pratica de atividade física regular na ESF Matadouro/ Estação. Campo Maior. Piaui. 2015

Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos Meta 6.5 Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos hipertensos Meta 6.6 Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos diabéticos Figura 20 Proporção de hipertensos e de diabéticos que receberam orientação sobre os riscos de tabagismo na ESF Matadouro/ Estação. Campo Maior. Piaui. 2015

Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos Meta 6.5 Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos hipertensos Meta 6.6 Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos diabéticos Figura 21 Proporção de hipertensos e de diabéticos que receberam orientação sobre higiene bucal na ESF Matadouro/ Estação. Campo Maior. Piaui. 2015

Discussão Importância da intervenção para a equipe Melhorar integração da equipe. Melhorar a capacitação dos profissionais da equipe. Ampliar conhecimentos e experiências qualificando o trabalho

Discussão Importância da intervenção para o serviço Possibilitou a organização dos prontuários e registros em fichas de acompanhamento dos usuários. Melhorou o acolhimento e a qualidade de atenção dispensada aos usuários hipertensos e/ou diabéticos

Discussão Importância da intervenção para a comunidade Permitiu aumentar as atividades educativas, promovendo melhoria quanto á qualidade de vida desta população. Melhoro a relação equipe-comunidade.

Reflexão critica sobre o processo pessoal de aprendizagem O curso de Especialização em Saúde da Família significou para minha pratica profissional novos conhecimentos acerca da Estratégia Saúde da Família (ESF). Tive algumas dificuldades para o desenvolvimento deste curso devido o idioma.

Reflexão critica sobre o processo pessoal de aprendizagem Ferramenta muito importante para o desempenho de nosso trabalho no Brasil. Permitiu conhecer os princípios do SUS, os protocolos do Ministério de Saúde do Brasil

Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Caderno de Atenção Básica n. 37. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.   BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Caderno de Atenção Básica n. 36. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

Obrigada!