Trabalho de Conclusão de Curso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Yaquelennis Suárez Bonilla Orientador: Ethieli Rodrigues Da Silveira
Advertisements

Melhoria da atenção à saúde dos usuários com HAS e/ou DM da UBS/ESF Genésio Albuquerque, Eirunepé/AM Janieldo Araújo Cavalcante Orientadora: Marcela Soares.
Universidade Federal de Pelotas/UNASUS Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção aos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Trabalho de Conclusão de Curso
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família MELHORIA DA ATENÇÃO AOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS NA.
Melhoria da Atenção à Saúde do Idoso na UBS Traíras, Macaíba/RN
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Orientadora: Ana Luiza Cerdótes
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
QUALIFICAÇÃO NA ATENÇÃO Á SAÚDE DOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS DA UBS 15 VILA HÍPICA I e II, URUGUAIANA/RS Especializada: Adriana Giovana Barreto Lima.
Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior
Cleriston Marcolan Bianchessi
Orientadora: Daniela Nunes
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NA ESF TIO HUGO DO MUNICÍPIO DE TIO HUGO / RS     ALUNO: DANIUSKA LEGRAT MATOS Orientador: Rebeca.
Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora (T5G8): Daniele Freitas Brasil
Cândia, Macapá/Amapá Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 8 Melhoria na Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Aluna: Riham Mahmoud Barakat Orientadora: Mariana Cademartori
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da atenção aos usuários.
Irasema Pérez Casanova Orientadora: Marcinia Moreno Bueno
Leandro Polanco Rodríguez Orientador: Jandro Moraes Cortes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8       Melhoria da Atenção.
Orientadora Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluno: Yvieska Acosta Romero Orientadora: Ana Paula Belini
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 7 Trabalho de Conclusão de Curso.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Orientadora: Fabiana Barros Marinho Maia
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Universidade Aberta do SUS
Especializanda: Maria Clara Medeiros Chacon
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da atenção a.
Atenção ao adulto portador de hipertensão e/ou diabetes na Unidade de Saúde Picada Café, Picada Café - RS  Sindy Natália Balconi Orientador: Adauto Martins.
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
Especializanda: Oneyda Rojas Castillo Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

Trabalho de Conclusão de Curso UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso   Melhoria da Atenção aos Usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes mellitus, na UBS Água Branca do Cajarí, Laranjal do Jarí/AP  Especialiando: Irisdel Román Barrios González Orientadora: Camila Irigonhé Ramos Apoio pedagógico: Fernanda Meller

Introdução A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM), são responsáveis pela maior parte da morbidade e mortalidade decorrente de doenças não-transmissíveis no mundo. Nossa intervenção é útil para reduzir a morbimortalidade por doenças e agravos não-transmissíveis (DANT) e diminuir a perda da capacidade produtiva dos trabalhadores.

Caracterização do município Laranjal do Jari : município no sul do Estado do Amapá. A população estimada é de 43.832 habitantes e a área é de 30971,8 km². Possuí Governo Municipal, poder legislativo, federativo e estadual, integrado ao Sistema Único de Saúde, e um conselho municipal de saúde.

Caracterização do município Conta com as seguintes estruturas para o atendimento em saúde. 01 Laboratório Municipal / 01 Hospital 01 centro de fisioterapia 09 UBS / 13 equipes de saúde da família 05 equipes de saúde bucal 02 equipes do NASF Tipo 1

Caracterização da UBS Estrutura UBS rural. Número de equipe da Saúde da Família UBS-- 01. População total da minha equipe-------2700. Composição da equipe: Médico: 01 Enfermeiro: 01 Auxiliares de enfermagem:02 Agentes comunitários de saúde: 05 Auxiliares de serviços gerais: 02 Administrador da UBS:01 Estrutura 1 sala de espera e acolhimento dos usuários 1 local da recepção 2 consultórios médicos 1 consultório da enfermeira 1 consulta odontológica 1 local para a farmácia 1 sala de curativo 1 sala de vacina 1 local para nebulização 1 local da copa 3 banheiros

INTRODUÇÃO (Antes da Intervenção) Baixa qualidade dos registros das informações Cobertura baixa e pouca adesão da população alvo ao programa do hipertensão arterial e diabetes mellitus. Os usuários buscavam atendimento apenas quando estavam doentes, não eram avaliados os fatores de riscos.

Objetivo geral Melhorar a atenção aos usuários com Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes mellitus, na Unidade Água Branca do Cajarí, no município de Laranjal do Jarí – estado Amapá.

Metodologia O projeto foi estruturado para ser desenvolvido no período de 16 semanas Realizou-se a capacitação da equipe sobre o manual técnico de HAS e DM. Realizou-se o monitoramento das ações semanalmente. Na logística, utilizou-se instrumentos para viabilizar o monitoramento das ações, tais como a planilha de coleta de dados e a ficha espelho. Utilizou-se o manual técnico de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM) do ministério de saúde de 2013

Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos Meta 1: Cadastrar 50% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde.

Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos Meta 2: Cadastrar 50% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde.

Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 3: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos.

TODAS AS METAS FORAM ALCANÇADAS EM100% NOS 3 MESES DE INTERVENÇÃO Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 4. Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos. Meta 5: Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Meta 6: Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Meta 7: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. TODAS AS METAS FORAM ALCANÇADAS EM100% NOS 3 MESES DE INTERVENÇÃO

TODAS AS METAS FORAM ALCANÇADAS EM100% NOS 3 MESES DE INTERVENÇÃO Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos Meta 8: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Meta 9: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos. Meta 10: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos. Meta 11: Buscar 100% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. TODAS AS METAS FORAM ALCANÇADAS EM100% NOS 3 MESES DE INTERVENÇÃO

Resultados Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa. Meta 12: Buscar 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada.

Resultados Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta 13: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 14: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

Resultados Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos com risco para doença cardiovascular. Meta 15: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 16: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

TODAS AS METAS FORAM ATINGIDAS NOS 3 MESES DE INTERVENÇÃO Resultados Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos Meta 17: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos. Meta 18: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos. Meta 19: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos usuários hipertensos. Meta 20: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos usuários diabéticos. TODAS AS METAS FORAM ATINGIDAS NOS 3 MESES DE INTERVENÇÃO

TODAS AS METAS FORAM ATINGIDAS NOS 3 MESES DE INTERVENÇÃO Resultados Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos Meta 21: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários hipertensos. Meta 22: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários diabéticos. Meta 23: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários hipertensos. Meta 24: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários diabéticos. TODAS AS METAS FORAM ATINGIDAS NOS 3 MESES DE INTERVENÇÃO

Discussão A intervenção facilitou a ampliação da cobertura no programa de HAS e DM na UBS. Melhorou a qualidade dos registros das informações na UBS. Aumentou a participação e o conhecimento dos usuários, das famílias e da comunidade nas ações coletivas. Permitiu mais união na nossa equipe de saúde. Permitiu estabelecer o cronograma de consultas aos usuários doentes e com riscos destas doenças.

Reflexão do processo de aprendizagem Nos aspectos favoráveis este projeto: Me permitiu maior união e comunicação com os meus colegas, usuários e a comunidade. Preparação profissional, através dos casos interativos, EPC, TQC, intercambio nos fóruns e o acompanhamento por um orientador do curso.

Reflexão do processo de aprendizagem O curso de especialização tem sido uma ferramenta muito valiosa na minha preparação no Brasil em todas as variantes: no idioma português; na atualização em temas médicos; na metodologia da investigação; na computação; na comunicação com a população e com os meus colegas, e além disso, me ofereceu amplos temas do funcionamento e os princípios do SUS.

MUITO OBRIGADO