Como Vai a Educação Básica Brasileira

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Transcrição da apresentação:

Como Vai a Educação Básica Brasileira Creso Franco PUC-Rio

Temas Abordados Acesso à Educação Básica Equidade no Acesso à Educação Fluxo Escolar e Propostas para Melhorar o Fluxo Qualidade da Educação O Brasil em Avaliações Internacionais Desafios em aberto

Acesso à Educação Básica e Analfabetismo

Acesso e Equidade Racial

Acesso e Equidade Racial

A Desigualdade no Desempenho

Reprovação Ainda É Problema

Qual o Efeito das Políticas de Não Reprovação?

Qual o Efeito das Políticas de Não Reprovação?

Qual o Efeito das Políticas de Não Reprovação?

Evolução da Qualidade da Educação

Evolução da Qualidade da Educação

Evolução da Matrícula na 3a Série do Ensino Médio

Avaliações Internacionais Resultados muito aquém dos obtidos pelos países desenvolvidos. Na América Latina o destaque é Cuba. Brasil, Argentina, Chile e Uruguai em seguida.

Leitura: Avaliação Latino Americana 4a série - 1997

Desafios Fluxo parou de melhorar desde 1998 Problema no fluxo aumenta o custo de oportunidade para os candidatos ao Ensino Médio. Formação de professores é problema e há pouca chance de que a universidade possa estar a frente de mudanças positivas. Secretarias de Educação precisarão fazer valer o papel de maior empregador.

Desafios Unidades escolares ainda com pouca autonomia e pouca responsabilidade sobre seus resultados. Progrediu-se muito em avaliação educacional como monitoramento, mas há resistências em dar conseqüências aos resultados da avaliação. Há dificuldade em avançar na política de financiamento pós Fundef. Risco de retrocesso.