A BNCC E A MATERIALIDADE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO

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Transcrição da apresentação:

A BNCC E A MATERIALIDADE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO LEI 13.415/2017, que altera a LDB 9394/96

“E o pensamento, em contraposição à contemplação, com a qual é muito frequentemente equiparado, é realmente uma atividade. A principal distinção, politicamente falando, entre Pensamento e Ação reside em que estou apenas com o meu próprio eu ou com o eu de outra pessoa, quando estou pensando, ao passo que estou na companhia de muitos, assim que começo a agir”. (Hannah Arendt)

CURRÍCULO (Art. 35 e 36 da LDB) linguagens e suas tecnologias;              (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017) II - matemática e suas tecnologias;            (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017) III - ciências da natureza e suas tecnologias;             (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017) IV - ciências humanas e sociais aplicadas.              (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017) V - formação técnica e profissional.               (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

Art. 35 § 2o A Base Nacional Comum Curricular referente ao ensino médio incluirá obrigatoriamente estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia. (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017) ENTRETANTO, SÓ É OBRIGATÓRIO: § 3o O ensino da língua portuguesa e da matemática será obrigatório nos três anos do ensino médio, assegurada às comunidades indígenas, também, a utilização das respectivas línguas maternas. (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)

ART. 36  O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber:       (Redação dada pela Lei nº 13.415, de 2017)

§ 1o  A organização das áreas de que trata o caput e das respectivas competências e habilidades será feita de acordo com critérios estabelecidos em cada sistema de ensino.             (Redação dada pela Lei nº 13.415, de 2017) 

§ 5o  Os sistemas de ensino, mediante disponibilidade de vagas na rede, possibilitarão ao aluno concluinte do ensino médio cursar mais um itinerário formativo de que trata o caput.              (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017) Porque um aluno faria outro itinerário formativo.   § 6o  A critério dos sistemas de ensino, a oferta de formação com ênfase técnica e profissional considerará:       (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017) I - a inclusão de vivências práticas de trabalho no setor produtivo ou em ambientes de simulação, estabelecendo parcerias e fazendo uso, quando aplicável, de instrumentos estabelecidos pela legislação sobre aprendizagem profissional;               (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017) 

§ 6o  A critério dos sistemas de ensino, a oferta de formação com ênfase técnica e profissional considerará:       (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017) I - a inclusão de vivências práticas de trabalho no setor produtivo ou em ambientes de simulação, estabelecendo parcerias e fazendo uso, quando aplicável, de instrumentos estabelecidos pela legislação sobre aprendizagem profissional;               (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017) 

§ 8o  A oferta de formação técnica e profissional a que se refere o inciso V do caput, realizada na própria instituição ou em parceria com outras instituições, deverá ser aprovada previamente pelo Conselho Estadual de Educação, homologada pelo Secretário Estadual de Educação e certificada pelos sistemas de ensino.             (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)  Antes, era pelo Conselho Nacional de Educação (o que ainda consta da LDB, na parte da Educação Profissional Técnica).

§ 10. Além das formas de organização previstas no art § 10.  Além das formas de organização previstas no art. 23, o ensino médio poderá ser organizado em módulos e adotar o sistema de créditos com terminalidade específica.   Quem ganhará com esses módulos? Empresas? § 11.  Para efeito de cumprimento das exigências curriculares do ensino médio, os sistemas de ensino poderão reconhecer competências e firmar convênios com instituições de educação a distância com notório reconhecimento, mediante as seguintes formas de comprovação:      (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)  

I - demonstração prática;               (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017) II - experiência de trabalho supervisionado ou outra experiência adquirida fora do ambiente escolar;            (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017) III - atividades de educação técnica oferecidas em outras instituições de ensino credenciadas;                (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)  IV - cursos oferecidos por centros ou programas ocupacionais;              (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)  V - estudos realizados em instituições de ensino nacionais ou estrangeiras;      (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)  VI - cursos realizados por meio de educação a distância ou educação presencial mediada por tecnologias.      (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017)  Privatização clara e terceirização da ação docente.

§ 12.  As escolas deverão orientar os alunos no processo de escolha das áreas de conhecimento ou de atuação profissional previstas no caput.      (Incluído pela Lei nº 13.415, de 2017) E quando houver, somente, uma escola no município? O aluno escolherá entre o quê?

“Em nome de interesses pessoais, muitos abdicam do pensamento crítico, engolem abusos e sorriem para quem desprezam. Abdicar de pensar também é crime”. (Hannah Arendt)