Interdisciplinando Geografia História e Ciências nos anos iniciais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Reunião com pais 2º. ao 5º. Ano EF SEJAM BEM-VINDOS !!!
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
O Ensino de Química a Distância
  Ana Carolina Castelli da Silva
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Prof. Azenaide A. S. Vieira Prof. Luciana B. O. Catarino
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
SISTEMAS DE ENSINO.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Carlos Eduardo F. de Azevedo, Viviane S. Rodrigues Silva, Jorge Fernando, Christiane Coelho Santos, Maria.
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS CONSERVADORAS PEDAGOGIA TRADICIONAL.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Gestão Competente da Escola Pública
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Flexibilização Curricular
Características de um bom professor de biologia
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
O papel do conteudista.
PREFEITURA MUNICIPAL DA PLAHOÇA FACULDADE MUNICIPAL DA PALHOÇA
Os materiais didáticos e a aula na Educação a Distância: por uma integração de discursos e práticas Eucidio Arruda Coordenador do curso de Pedagogia a.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Intencionalidade Pedagogógica: O papel da Supervisão no PIBID
Orientações Curriculares para a Educação Básica
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Universidade Federal de Uberlândia
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Política Educacional Brasileira
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
Didática da alfabetização
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Disciplina: Informática Aplicada à Educação Webfólio Aluna: Giselle Pereira Vilela Professora:
Foco de estudo: Caderno 3.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Introdução à Didática 1.
Trace seu caminho, o CIC leva você à Universidade.
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Interdisciplinando Geografia História e Ciências nos anos iniciais Gislene Silva Dutra Habilitada em Pedagogia pela Universidade de Itaúna, pós- graduada em Educação Inclusiva pelo IESDE, em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especializada em Redação de Artigos, Monografias e Teses pela Universidade Federal de Lavras.

Organização da oficina Dinâmica inicial Entrega da apostila Apresentação slides (1 a 5) Dinâmica 2 Apresentação slides (5 a 15) Atividades em grupo Finalização Avaliação

Importância de conhecer os conteúdos O professor para trabalhar com a interdisciplinaridade precisa conhecer os conteúdos das disciplinas que ministra. As páginas (3 a 11) da apostila, apresentam os conteúdos das disciplinas de geografia, história e ciências do 1º ao 5º ano. O planejamento anual e o livro didático é organizado conforme esses conteúdos.

Interdisciplinaridade Surgiu a partir da necessidade de desfragmentar o conhecimento. Considerando que após a divisão do conhecimento em disciplinas, a maneira de ensinar passou a ser desvinculada entre elas. A interdisciplinaridade surgiu como uma proposta de restabelecer, pelo menos, um diálogo entre as disciplinas.

Interdisciplinaridade Atualmente a interdisciplinaridade tem sido abraçada por grande parte dos educadores, visto que tal postura garante a construção do conhecimento de maneira global. Embora bem aceita, percebe-se grande dificuldade dos profissionais da educação em efetivar essa proposta.

DINÂMICA 2 Tarefas Construir um quadrado azul 8 por 8 cm Construir um triângulo amarelo 4 por 4 cm Construir um disco médio rosa. Construir um disco pequeno amarelo. Construir um chapéu rosa com lantejoulas verdes Construir um barquinho azul com lantejoulas azuis.

Princípios da interdisciplinaridade Noção de tempo Estabelecer uma relação direta e pessoal com a aquisição do saber. O conhecimento é uma totalidade. O conteúdo do ensino precisa ser significativo

Objetivos da Interdisciplinaridade Integrar os conteúdos; Passar de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento; Superar a dicotomia entre ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa a partir da contribuição das diversas ciências; Ter o ensino-aprendizagem centrado numa visão de que aprendemos ao longo de toda a vida;

Como interdisciplinar os conteúdos Parta de um problema de interesse geral e utilize as disciplinas como ferramentas para compreender detalhes. Inclua no planejamento idéias e sugestões dos alunos. Aproveite o que cada disciplina possa te proporcionar para compreender o mundo que o cerca.

Como interdisciplinar os conteúdos Planeje; Busque parcerias Peça ajuda. Recorra ao coordenador.

IMPORTANTE Lembre-se de que a interdisciplinaridade não ocorre apenas em grandes projetos ou somente em avaliações. É possível praticá-la entre dois professores ou até mesmo sozinho.

Atividades Práticas Manter os grupos

Agradecimentos

E-mail do curso Senha: 31032011 Este email é nosso! participe.! oficinageografiahistoria@gmail.com Senha: 31032011 Este email é nosso! participe.! Sugestões, materiais para estudo, mapas e muito mais!

Avaliação da Oficina