METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.

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Transcrição da apresentação:

METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA ELÉTRICA Ederson Cichaczewski Edson Pedro Ferlin Fernanda Fonseca Ricardo Alexandre Deckmann Zanardini Centro Universitário Internacional UNINTER

Estrutura da Apresentação: Introdução O Modelo de Rota de Aprendizagem A disciplina de Eletrônica Digital 3.1 Aulas Práticas 3.2 Atividades Práticas Avaliação da Disciplina pelos Alunos EAD x Presencial Considerações Finais

Introdução O ensino de uma disciplina técnica é um desafio para o sucesso da aprendizagem Modelos: 1 disciplina x 2 disciplinas (Teórica/Laboratório) EAD: AVA – Professor/Tutor – Polo – aluno – sem fronteiras Presencial: Contato direto – limitações Formação com Atividades Práticas: Presencial x EAD Pioneiro: Instituto Universal Brasileiro lançou em 1984 a revista Rádio-TV-Eletrônica, apresentando projetos e enviando componentes eletrônicos.

2. O Modelo de Rota de Aprendizagem Cursos de Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica da UNINTER lançados em 2015 nas modalidades EAD e Presencial Mesma estrutura de material didático baseada em Rota de Aprendizagem com vídeo-aulas: 6 Aulas Teóricas 4 Aulas Práticas Recursos adicionais em função do caráter técnico experimental: Atividades Práticas Kits com instrumentos e componentes eletrônicos Professor presencial, Tutor EAD, Elaborador do material – mesma pessoa

3. A Disciplina de Eletrônica Digital Elaborada de forma que o nível de dificuldade avança ao longo das aulas Inicia com uma base e cada conteúdo novo tem como pré-requisito os conteúdos anteriores Referências disponíveis em Biblioteca Virtual – todos tem acesso Aulas Práticas – Simulações em Laboratório de Software Aula Prática 1: conteúdo das aulas teóricas 1 e 2 Aula Prática 2: conteúdo das aulas teóricas 3 e 4 Aula Prática 3: conteúdo das aulas teóricas 5 e 6 Aula Prática 4: revisão geral com todo o conteúdo Atividades Práticas – Experimentos em Laboratório de Hardware Uso dos kits didáticos MyLab Montagem de circuitos em protoboard Comprovações teoria x prática em software x prática em hardware

3.1 Aulas Práticas Conduzida pelo professor: EAD em vídeo-aula, presencial durante a aula (estilo treinamento) Ferramentas computacionais: softwares simuladores Presencial: laboratórios de informática EAD: Alunos baixam e instalam os softwares para reprodução (também disponíveis nos laboratórios dos polos) Exercícios incluem: Diagramas esquemáticos Simulação em diagrama de tempo Instrumentos de medição virtuais

3.2 Atividades Práticas São 3 atividades práticas, que avançam em nível de dificuldade Utilização de componentes e instrumentos reais Recursos de componentes e instrumentos: Kits MyLab recebidos previamente pelos alunos e disponíveis no polo (EAD), laboratório de eletrônica (presencial). Vídeo-aulas de treinamento (EAD), aula de laboratório (presencial) Método: Roteiro do experimento (com orientações em vídeo-aula p/ EAD) Resultados em relatório com modelo disponibilizado Resultados incluem: Captura da tela do osciloscópio Captura da tela das simulações em software Fotos da montagem em protoboard Desenvolvimento teórico

4. Avaliação da Disciplina pelos Alunos EAD x Presencial Análise dos registros da CPA de 2017 Quesito EAD: material didático Material suficiente para o estudo Nota para o material Quesito Presencial: desempenho docente Também contempla o material didático Comparativo: Eletrônica Digital Média dos cursos de Engenharia da Computação e Elétrica UNINTER geral

Resultados EAD

Resultados Presencial

5. Considerações Finais Resultados apresentam uma avaliação acima da média nos cursos Muito bons para uma disciplina com conteúdo complexo Indica a satisfação dos alunos com o aprendizado Material didático promove o processo ensino-aprendizagem adequado Melhorias na disponibilização de mais exercícios já implementadas em 2018. Trabalhos Futuros Análise da nota dos alunos

Obrigado pela atenção! ederson.c@uninter.com