Formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental: uma proposta de avaliação. LABEAD/IESC/UFRJ Drª. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Professora.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prêmios Santander  Lançados em 2005, os Prêmios estão em sua 4ª Edição.  Iniciativa do Santander Universidades. Gestão e desenvolvimento do Universia.
Advertisements

A Avaliação da aprendizagem no Formação pela Escola Concepção, metodologia e instrumentos.
DIAGNÓSTICO DO USO DO GESSO E DA DESTINAÇÃO DOS SEUS RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM RECIFE Tiago Deodato Silvestre Orientador: Profª. Drª. Cecília Maria.
EVOLUÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NAS EXPOSIÇÕES DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS EM SANEAMENTO NO PERÍODO DE 1996 A 2016 Autores: Paulo Sérgio Scalize Roberta.
PROJETO DE APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO
Dr. Rodrigo Rudge Ramos Ribeiro Prof. Dra. Magda Adelaide Lombardo
AMBIENTE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DE UM GRUPO DE PESQUISA MARA LISIANE DE MORAES DOS SANTOS VERA LUCIA.
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
PROPOSTA PARA REESTRUTURAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE LAGOÃO/RS. Autores: Janaína.
1ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL – Gestão 2017/2018
Orientadora: Renata Lima Silva
Paulo Ricardo O. da Silva
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS MÉDICOS DO PROVAB E MAIS MÉDICOS UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLE Profª Drª Sueli Leiko Takamatsu Goyatá Prof.ª Drª Márcia.
Manoel Messias Santos Alves
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Universidade Federal de Pelotas
Sala 1004 – Prédio da Expansão 9h às 15h 28/09/2017
Orientadora: Daniela Nunes
Avanços das atividades do projeto no período de março a novembro de 2016 Brasil 21 de novembro 2016.
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
46ª Assembleia Nacional da ASSEMAE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Universidade Federal de Pelotas
Implantando as LINHAS de CUIDADO na Atenção Básica
Para onde estão indo nossos alunos?
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
1963 “A Extensão Universitária na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp” 2014.
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
I Encontro de Licenciaturas da
Orientadora: Danieli B. da Silva
Treinamento e Desenvolvimento
Reunião Ordinária COSEMS/RN
Grupo de Trabalho para Capacitação das Autoridades de Transporte
Avaliar desempenho de servidores
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
OS REGISTROS NO DIÁRIO DE CLASSE A FAVOR DO PEDAGÓGICO
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
INSIRA AQUI O TÍTULO DO TRABALHO A SER APRESENTADO
INSIRA AQUI O TÍTULO DO TRABALHO A SER APRESENTADO
Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de
Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 4   IMPLANTAÇÃO.
ESTATÍSTICA BÁSICA COM RECURSOS COMPUTACIONAIS
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Análise a partir do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Avaliar desempenho de servidores
Fluxo de pesquisa em hospitais
METODOLOGIA CIENTÍFICA I
Érica Gallindo Os desafios da educação profissional no IFCE a partir dos indicadores de evasão Érica Gallindo
Autor: Patricia Andrea Echarri Penatti Marques
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
ANÁLISE DE DADOS ESPACIAIS DAS DEPOSIÇÕES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS, SÃO PAULO Walter Rubens Bolitto Carvalho Estudante.
Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação
Cristine Diniz Santiago Cibele Medeiros Brito Leite
Experiências com ações integradas com atenção básica no controle de endemias e combate a vetores – Projeto Libélula Realização: Prefeitura Municipal.
Autora: Rejane Moraes Rodrigues Orientador: Rodrigo Dalke Meucci
Acolhimento Pedagógico 2019
Transcrição da apresentação:

Formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental: uma proposta de avaliação. LABEAD/IESC/UFRJ Drª. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Professora Adjunta – Faculdade de Medicina IESC/UFRJ. Ivisson Carneiro Medeiros da Silva. Doutor em Saúde Coletiva – IESC/UFRJ. E-mail: Ivisson@iesc.ufrj.br

Rede UNA-SUS https://www.unasus.gov.br/institucional/rede

Plataforma Arouca arouca.unasus.gov.br

ARES – Acervo de recursos educacionais em saúde ares.unasus.gov.br

Vigilância em Saúde Ambiental. O Programa de Formação de Recursos Humanos em Vigilância em Saúde Ambiental. Cursos de Extensão (3.000 vagas) Avaliação de Risco à Saúde Humana por Exposição a Substâncias Químicas – 1000 Vagas Saúde, Desastres e Desenvolvimento – 1000 vagas Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano – 1000 vagas

SAA – Sistema de abastecimento de água; SAC – Solução Alternativa coletiva; SAI – Solução Alternativa individual;

Objetivos. Avaliar o Programa da capacitação em vigilância em saúde ambiental para a qualificação das ações da área no Brasil; Avaliar a metodologia da EAD para capacitação profissional; identificar os problemas para o desenvolvimento da área.

Metodologia. População do Estudo: Alunos aprovados nos Cursos de Capacitação: 1613 indivíduos; Primeira parte: Análise das fichas de inscrição dos candidatos e construção do perfil sociodemográfico dos alunos. Segunda parte: Análise de questionários sobre as percepções a respeito da metodologia da Ead; Principais entraves para o desenvolvimento da área;

Resultados: Cursos Total de aprovações (Nº e %) Total de vagas Avaliação de Risco à saúde humana por exposição a substâncias químicas 653 (65,3%) 1000 Vigilância da qualidade da água para consumo humano 635 (63,5%) Saúde, desastres e desenvolvimento 606 (60,6%) Total 1894 (63,1%) 3000 Cursos Tipo de vínculo ARSH (%) DESASTRES ÁGUA TOTAL Municipal 354 54,2% 240 39,6% 405 63,8% 999 52,7% Estadual 198 30,3% 123 20,3% 160 25,2% 481 25,4% Federal 73 11,2% 77 12,7% 67 10,6% 217 11,5% Outro 21 3,2% 0,0% 1,1% Sem resposta 7 166 27,4% 3 0,5% 176 9,3% Total 653 100,0% 606 635 1894

Resultados: Gênero: 70% - Gênero Feminino; Formação acadêmica: Ciências da saúde (576 – 33%); Ciências biológicas (383 – 22%); Ciências agrárias (157 – 9%); Engenharias (155 - 9%); Ciências sociais aplicadas (134 – 8%);

Resultados: Abrangência municipal: 517 (9,3%) municípios brasileiros; 185 (35,8%) – Sudeste; 139 (26,9%) – Nordeste; 119 (23,0%) – Sul; Maior adensamento na região Centro-Sul;

Ampliação de competências em VSA; Resultados: Questionários Enviados = 1894 Questionários Respondidos = 234 Percentual de questionários respondidos = 12,35% Ampliação de competências em VSA; 231 alunos (98,7%), responderam que o conteúdo dos cursos ampliou seus conhecimentos sobre o assunto estudado;

Mudança de função após a realização do curso: Resultados: Mudança de função após a realização do curso: 37 alunos mudaram de função. (15,8%) Mudança de atividades após a realização do curso: 58 alunos mudaram de atividades. (24,8%) Novas atividades observadas; ações de saúde do trabalhador e ambiental; acompanhamento dos processos de investigação de emergências ambientais; análise de risco, percepção e comunicação de risco; apoio dos agentes de saúde para o Programa de Monitoramento do Aedes Aegypti; atividades com trabalhadores expostos a agrotóxicos, controle de resíduos; educação ambiental;

Mudança de Cargo após a realização do curso: Resultados: Mudança de Cargo após a realização do curso: 39 alunos mudaram de cargo. (16,7%) Novos Cargos relatados nos questionários: Diretoria de departamento; Gerência da vigilância em saúde ambiental; Referência técnica de fatores de riscos não biológicos; Coordenação do comitê de biossegurança; Coordenação de epidemiologia do município.

Resultados: Metodologia da EAD; Experiência em EAD ARSH % Água Desastres Total Ótima 50 54,9% 52 66,7% 37 56,9% 139 59,4% Boa 35 38,5% 23 29,5% 22 33,8% 80 34,2% Regular 6 6,6% 2 2,6% 5 7,7% 13 5,6% Ruim 0,0% 1 1,3% 1,5% 0,9% Péssima 91 100,0% 78 65 234 Metodologia da EAD; Apenas 52 alunos (22,2%), responderam que conseguiriam liberação e tempo para realizar os cursos se fossem oferecidos presencialmente;

Conclusão. A utilização da EAD como política de capacitação dos trabalhadores da VSA; Grande número de profissionais capacitados; Abrangência nacional e capilaridade em 10% dos municípios; Alto índice de aceitação da metodologia nos cursos pesquisados. Atividades exercidas pós realização dos cursos; 25% dos participantes que mudaram de atividades, exercem atividades de vigilância ambiental. Entraves para o desenvolvimento das atividades da vigilância; evoluir nas questões políticas locais, na capacitação da equipe, na realização de concursos e na contratação de profissionais capacitados para o desenvolvimento das ações da vigilância ambiental. Melhoria na divulgação dos cursos de capacitação para aumentar a capilaridade dos cursos em nível municipal e assim desenvolver a área da vigilância em saúde ambiental no Brasil.

Muito Obrigado!!!! E-mail para contato: Ivisson@iesc.ufrj.br