A influência da mídia na alimentação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Alfredo Halpern Grupo de Obesidade e Doenças Metabólicas do HCFMUSP
Advertisements

Para que serve o alimento?
A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação.
Comer bem quer dizer: Comer de tudo mas não em demasia; Comer várias vezes por dia; Comer devagar; Mastigar bem os alimentos; Fazer as refeições.
Alimentação e Saúde Profa. Flávia Della Lucia Nutricionista
Trabalho de Biologia Tema: Alimentação Saudável
Trabalho de Biologia Tema: Alimentação Saudável
ALUNOS: SUZETE SIDINEIDE FÁTIMA Cézer Claudia
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Componentes: Mariane, Maria Luísa,
Trabalho de ciências Sais minerais.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
A importância dos alimentos
FUNÇÕES DE NUTRIÇÃO Funções dos Alimentos
Alimentação e Saúde.
C I Ê N C I A S Cap. 1 – Os alimentos Por que comer?
COMBATE A FOME 6°B.
Alimentação.
OS ALIMENTOS E SEU PAPEL
Alimentação Saudável.
Alimentação saudável.
10 dicas para uma alimentação saudável
Alimentação Alimentação saudável.
Alimentação e atividade física
NUTRIÇÃO Profa. Debora Villare 2012.
Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia
Vitaminas Fonte de energia.
Colégio Maria Imaculada
Alimentação saudável- Corpo saudável
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
Alimentos e Nutrientes
Alimentação e digestão no ser humano
Alimentação Saudável.
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
Cuidando do coração.
E. M. JOSÉ DORILÊO DE PINA. PROFª: MARTA SCHIAVI EDUCAÇÃO FÍSICA
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER...
SAÚDE NUTRICIONAL DA MULHER
Alimentação.
Comer bem, para viver melhor!
A Alimentação.
O homem e os alimentos Os alimentos ingeridos fornecem nutrientes com duas funções básicas: Fabricar matéria prima Liberar energia.
Fígado e metabolismo de gorduras
Alimentos – nutrientes – função dos nutrientes
Comer bem, para viver melhor!
Alimentação saudável Por Radamés Manosso.
Orientação Nutricional
Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
VALORES NUTRICIONAIS. Confira aqui:
Disciplina de Biologia Professora Viviane
Projeto Alimentação Saudável na Escola
Escola EB 2,3 Amadeu Gaudêncio - Nazaré
Profª Letícia Lazarini de Abreu
Substâncias Inorgânicas e Orgânicas
Pirâmide alimentar e uma boa alimentação
Alimentação e Saúde.
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
Comer bem, para viver melhor!
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: Qual a diferença?
Vida saudável e alimentação
Alimentação Alimentação saudável.
CONTINUAÇÃO Guias alimentares
FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO AULA 3
A RODA DOS ALIMENTOS A Roda dos Alimentos é constituída por 5 grupos:   •Grupo I: Leite e derivados •Grupo II: Carne, peixe, ovos e marisco •Grupo.
A Saúde do corpo Saúde e alimentação.
As substâncias químicas dos seres vivos
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
CARACTERÍSTICAS E CONSTITUIÇÃO
OBJETIVO: Justificar a necessidade de determinados elementos em uma alimentação saudável, levando em conta seus nutrientes e métodos de conservação, de.
Transcrição da apresentação:

A influência da mídia na alimentação Alimentação saudável X Alimentação não saudável. Como os comerciais influenciam nessa escolha?

Alimentação Saudável O que é? Como atingir? Por que é tão difícil?

O que é?

O que é? Todo mundo sempre diz: ...para se ter uma alimentação saudável é preciso comer muitas frutas, verduras e legumes... ...é preciso comer pouca gordura, pouco sal e poucos doces... ...é bom evitar carne vermelha e carne de porco. É melhor consumir carne de peixe ou frango...

O que é? E essas sugestões realmente estão corretas... Entretanto, todos esses itens alimentares são importantes para o bom funcionamento de nosso organismo. E portanto, não podemos deixar de consumi-los.

O que é? Uma alimentação saudável é constituída por 4 grupos básicos de alimentos: Alimentos Energéticos Alimentos Reguladores Alimentos ricos em Lipídios Alimentos Construtores

O que é? Alimentos Energéticos: São aqueles ricos em carboidratos. A principal função biológica dos carboidratos é a liberação de energia para o trabalho celular. Logo, é por isso que constituem o grupo dos alimentos energéticos.

Fig. 1: Alimentos ricos em carboidratos

O que é? Alimentos Reguladores: São alimentos ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água. Esses compostos são responsáveis pelo funcionamento e a manutenção da saúde, ajudam na digestão, protegem contra infecções e auxiliam na formação dos ossos. Por isso são ditos “reguladores” do funcionamento adequado do organismo. Alimentos Reguladores: Frutas, verduras, legumes ricos em vitaminas, minerais e fibras. São responsáveis pelo funcionamento do corpo e manutenção da saúde, também ajudam na digestão, protegem contra infecções e auxiliam na formação dos ossos.

Fig. 2: Alimentos ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água.

O que é? Alimentos Ricos em Lipídios: São alimentos ricos em gorduras. Os lipídios funcionam como eficiente reserva energética, uma vez que liberam o dobro da energia que a oxidação de carboidratos. Também atuam como isolante térmico, impermeabilizante, compondo membranas celulares, transporte de substâncias lipossolúveis e reguladores de atividades biológicas (compõem os hormônios).

Fig. 3: Alimentos ricos em lipídios.

O que é? Alimentos Construtores: São aqueles ricos em proteínas. As proteínas possuem um importante papel estrutural nas células, pois compõem membranas, citoesqueleto, cromossomos... Ajudando na “construção” de músculos, sangue, órgãos, etc. As enzimas, um tipo especial de proteínas, ajudam na ocorrência de diversas reações metabólicas do organismo. Ou seja, sem proteínas não há crescimento nem funcionamento adequado do organismo. Alimentos construtores: Os alimentos construtores são aqueles que ricos em proteínas. Estes são chamados assim pois a proteína tem papel fundamental na construção de músculos, sangue, órgão e também é muito importante para a renovação da pele. Alguns exemplos de alimentos construtores são todos os tipos de carnes, leite e seus derivados e nas leguminosas como o feijão e o grão de bico.

Fig. 4: Alimentos ricos em proteína.

Como atingir?

Como atingir? Pode parecer impossível consumir tudo o que o nosso corpo precisa. São tantos grupos... É tanta variedade... Como saber qual a quantidade de cada um desses itens que deveríamos consumir por dia? Aí entra a tão famosa pirâmide alimentar! Ela indica a quantidade diária que se deve comer e a proporção entre os grupos alimentares.

Como atingir? Na pirâmide alimentar tradicional, os alimentos mais necessários ao organismo (os da base) são os energéticos e, por isso eles constituem a base da pirâmide. Seguem os reguladores (frutas, legumes e verduras). Após, os alimentos construtores (carnes, grãos e leite). E por último, com a menor quantidade diária de consumo, os alimentos ricos em lipídios (óleos e açúcares) e os alimentos ricos em açúcares.

Como atingir? Mais recentemente foi proposta uma mudança de posição dos alimentos na pirâmide alimentar. A base da pirâmide é agora composta pelos alimentos ricos em carboidratos integrais e em lipídios saudáveis. As leguminosas dividem posição com verduras e legumes. As carnes vermelhas, manteigas, carboidratos comuns e doces compõem o novo topo da pirâmide.

Por que é tão difícil?

Alimentação Não Saudável Tudo o que é consumido em excesso, com exceção de água, caracteriza uma alimentação não saudável. Uma vez que a superdose de certos nutrientes no organismo aumenta o risco de doenças e interfere no seu funcionamento.

Alimentação Não Saudável O que faz um alimento ser não saudável? Grandes quantidades de um determinado tipo de nutriente, muitos processamentos pela indústria alimentícia, modo de preparo... Tudo isso altera muito os tipos de nutrientes que serão encontrados nos alimentos que consumimos.

O que faz um alimento ser não saudável? Os mais conhecidos alimentos não saudáveis são aqueles ricos em sal, açúcar e gorduras. O excesso desses alimentos pode causar sérias consequências na saúde à longo prazo. Para alguns, nem tão longo assim... Tudo depende da quantidade e da frequência com que se consome esses tipos de alimentos.

Fig. 5: Exemplos de alimentos não saudáveis.

Pressão da Mídia sobre as Preferências Alimentares Diariamente, somos expostos a dezenas de comercias que visam vender os mais variados produtos... Mas se pararmos e prestarmos bastante atenção, podemos perceber que os comerciais não vendem apenas o produto... Nas propagandas são embutidos outros valores e sentimentos que são considerados importantes: felicidade, aceitação social, convívio familiar, saúde, conquista do sexo oposto, sucesso, diversão, aventura...