UFSC/CED/PPGE S.E. Educação, Mídia e Cultura Monica Fantin Maio 2012

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UFSC/CED/PPGE S.E. Educação, Mídia e Cultura Monica Fantin Maio 2012 Multiliteracies, múltiplas linguagens e “letramentos”: desafios e novas competencias” UFSC/CED/PPGE S.E. Educação, Mídia e Cultura Monica Fantin Maio 2012

Literacies Media literacy Multimedia literacy Informational literacy Digital literacy Multiliteracies New Literacies Buckingham, Rivoltella, Hobbs, Lankshear e Knobel

Miltiliteracies , multimedia literacy Visual literacy Media literacy Critical literacy Informational literacy Technology literacy ...

Multil Multilliteracies e multimedia literacy M Media literacy Inf Informational literacy Digital literacy

Media Literacy Acessar mensagens Analisar mensagens Avaliar mensagens Criar/comunicar mensagens Interpretação e produção de mídia Habilidae de análise, avaliação e reflexão Entendimento do contexto sócio-econômico e cultural para saber como afeta os usos e interpretações (macro/micro) Cada meio possui estruturas narrativas diferenciadas Produção de sentidos acontece a partir da habilidade de operar códigos das diferentes linguagens e seus instrumentos “Media literacy é a alfabetização para a era da informação”

Informational literacy Buscar/encontrar informações Selecionar informações Certificar informações Distribuir informações Competências como “saber de ação” Qual a informação certa/útil para mim? Abordar criticamente as informações e saber como busquei e o que encontrei Competencia dop pesquisador hoje (e não só para quem atua na ME)

Digital literacy Dimensões: Técnicas, operacionais, analíticas Semânticas Cívicas e contextuais Culturais Cognitivas Produtivas

“Internet” literacy Competência analítica Conhecimento contextual Conhecimento canônico Competência produtiva

Media Literacy Education Educação para a alfabetização/letramento mdiático New literacies (Lankshear e Knobel) Nova técnica: novos tipos de práticas e técnicas Novo ethos: novos valores e modos de sentir e viver as novas ferramentas

Competências media literacy Analisar contextos (ambiente, estrutura e cultura organizativa escolar e demandas mídia-educativas. Conhecer métodos de análise e de pesquisa (observação, questionário, entrevista, grupo focal) para identificar práticas midiáticas. Identificar e analisar práticas de consumo midiático-culturais dos alunos e da comunidade escolar. Conhecer as mídias e as tecnologias, saber usar e operar em diversas possibilidades . Analisar diferentes textos midiáticos em contextos de uso: significados e abordagem alfabética- instrumental-expressiva, crítica-reflexiva. Conhecer e saber usar linguagens das mídias para se expressar e comunicar. Analisar linguagens das mídias com olhar crítico-reflexivo: processos, efeitos e lógicas de produção, consumo, recepção e mediação. Planejar a intervenção pedagógica com o uso de diferentes mídias e tecnologias: viabilidade, organização didática, mediação e avaliação. Trabalhar de forma colaborativa em grupo/pares, coordenação, orientação e tutoria. Organizar trabalhos/atividades em grupo ou entre pares na perspectiva da aprendizagem colaborativa. Criar situações de ensino e aprendizagem com as ferramentas da cultura digital. Avaliar a adequação do uso das mídias no contexto escolar, suas especificidades e articulação com conteúdos curriculares no processo de ensino-aprendizagem. Expressar e registrar o percurso de forma diversificada. Refletir sobre processos-produtos, práticas e saberes na perspectiva de construir e consolidar práticas transformadoras na escola

Competências digitais e informacionais Desenvolver competências técnicas, operacionais, semióticas, culturais e éticas e estéticas na perspectiva da convergência digital; Conhecer conceitos de base das TIC : hardware e software, Internet, correio eletrônico, possibilidades da cultura digital na vida cotidiana e escolar. Conhecer e saber usar diferentes tecnologias digitais: usos e dispositivos da internet, gestão/configuração do correio eletrônico, sistemas operativos, produção de textos em diferentes linguagens, criação, animação, motores de pesquisa, programas de navegação segura e confiabilidade dos sites, convergência com outros meios (mp3, celulares). Produzir, elaborar e apresentar textos e construção audiovisual, eletrônica e digital. Saber usar diversos instrumentos da comunicação digital: síncrona e assíncrona (email, chat, fórum, SMS, áudio e videoconferência). Conhecer e usar ferramentas da web 2.0 e do social network: produzir e compartilhar recursos digitais, saber abrir e gerir um blog, criar páginas, criar perfis em redes sociais, construir conteúdos colaborativamente, compartilhar textos e transparências, imagens, vídeos; organizar e compartilhar conteúdos e referencias; encontrar livros. Aprender e ensinar on line: usar criticamente e criativamente as ferramentas da web 2.0, as redes sociais e plataformas comunicativas. Saber utilizar/operar com softwares livres. Conhecer e saber gerir questões relacionadas aos softwares livres, à propriedade intelectual, à licença creative commons e aos conteúdos abertos Entender importância da auto-aprendizagem

Referências FANTIN, M. Multiliteracies na escola. In Revista Comunicação e Sociedade n.13. Braga:Uminho, 2008. HOBBS, R. Multiple Vision of Multimedia Literacy: Emerging Areas of Sinthesis. 2006. LANKSHEAR Collin ; KNOBEL, Michele. Researching New Literacies:Web 2.0 practices and insider perspectives E–Learning. RIVOLTELLA, P.C. (ed). Digital Literacy. Tools and Methodologies for Information Society. New York: IGI Publishing, 2008.