VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliando os Estilos de Paternidade.
Advertisements

Sistema de Administração de Recursos Humanos
MOTIVAÇÃO Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos ESFORÇOS de uma pessoa para atingir uma determinada meta. (Druker,
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
15:20.
MOTIVAÇÃO VONTADE MOTIVOS MOTIVIMENTO ATIVAÇÃO O QUE LHE EMPURRA MOTOR
Função Aplicação de pessoas:
Atitudes.
MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
Comportamento Organizacional
Profa: Tereza Cristina Batista de Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade II: Comportamento Organizacional e Processos.
Comprometimento.
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Traços da Personalidade
A Contribuição dos Fatores Motivacionais para a Qualidade
Motivação para o trabalho
Teoria Comportamental
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
ÉTICA PROFISSIONAL Um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.
Professora Andréia Vicente
EMOÇÕES, ATITUDES E PERCEPÇÕES
Teorias de Motivação As teorias motivacionais oferecem explicações para o que leva as pessoas a agirem desta ou daquela forma e como você pode convencê-las.
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Teorias da Aprendizagem
PSICOLOGIA PARA ADM Aula ATITUDES.
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
Gestão por Competências
O Caráter Motivacional da Gestão de Recursos Humanos
As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego
Oficina de Motivação.
O que é Liderança? Liderança
Comportamento do consumidor
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
AS EMOÇÕES.
Valores, atitudes e satisfação com o trabalho Ana Karine Nery Fonte: ROBBINS, Stephen P.Comportamento organizacional.SP. Pearson Prentice Hall,2005.
QUEM É O CONSUMIDOR.
Abordagem Comportamental da Administração
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Gestão Estratégica de Pessoas
UNIEURO Curso: Mestrado em Administração Nível: aluno especial de pós-graduação Aluna: Elizabeth Oliveira Santos Disciplina: Comportamento Organizacional.
Tema 14 – O Poder e a Liderança [Faces do Poder]
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
E NEGOCIAÇÃO PROF. RUY ROBERTO RAMOS
ATITUDES E SATISFAÇÃO NO TRABALHO
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Gerencial e Contabilidade Prof. Cláudio Wanderley, PhD
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
Trabalho elaborado por: Clara Carvalho Hugo Martins Marisa Viana Administração e Gestão de Centros Assistenciais para Idosos.
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
Definições Teorias da Motivação
VALORES Definição- Os valores representam convicções básicas de que:
A Liderança transformacional
VALORES Valores Sistema de valores
Satisfação Cristina Gama Guerra. Satisfação Comportamento organizacional.
1.
O comportamento do Consumidor
Comportamento Organizacional
Profº. Antonio Luiz Alexandre
TEORIA COMPORTAMENTAL Surgiu no final da década de 40 e
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Transcrição da apresentação:

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO Comportamento Organizacional VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO Qualquer pessoa emite opiniões e tem atitudes face a diferentes aspectos do seu trabalho. “O meu salário é francamente baixo face ao trabalho que faço, à responsabilidade que tenho e à forma como me dedico à empresa!” “O ambiente de trabalho nesta organização é excelente!” “Não há nada que justifique que o presidente ganhe 500 000 por ano!”

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO Os valores são tipos especiais de crenças. São ideais abstratos sobre como nos devemos ou não nos devemos comportar. Os valores não estão ligados a nenhuma pessoa, acontecimento ou objeto em particular, mas são as crenças que cada um de nós possui sobre modos ideais de conduta ou objetivos ideais de vida.

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO MODOS IDEAIS DE VIDA OBJETIVOS IDEAIS DE VIDA HONESTIDADE SEGURANÇA RACIONALIDADE FELICIDADE LEALDADE IGUALDADE JUSTIÇA LIBERDADE

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO Os valores contêm um elemento de julgamento quanto àquilo que o indivíduo acredita ser correto, o que é bom ou desejável. Quando hierarquizamos os valores do indivíduo em termos da sua intensidade, obtemos o sistema de valores, que é a ordenação dos valores individuais de acordo com a sua importância relativa. Este sistema é identificado pela importância relativa que atribuímos a valores como a liberdade, o prazer, a honestidade, a obediência, etc.

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO Será que é importante estudar os valores individuais em relação ao trabalho? Porquê? Porque são os alicerces para a compreensão das atitudes e das motivações e porque influenciam a percepção dos indivíduos. Ex.: alinhamento entre valores e práticas organizacionais.

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO Os valores são relativamente estáveis e duradouros. Enquanto crianças, foi-nos dito que um determinado comportamento ou resultado é sempre desejável ou sempre indesejável. Foi-nos dito, por exemplo, para sermos honestos e responsáveis. Nunca nos foi dito para sermos um pouco honestos ou um pouco responsáveis. É exatamente esta aprendizagem dos valores que garante e assegura a sua estabilidade e durabilidade. O processo de questionarmos os nossos valores pode resultar numa mudança.

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO Milton Rokeach criou um questionário de valores: Valores terminais, referindo-se a estados finais desejáveis de existência, ou seja, objetivos que uma pessoa gostaria de alcançar durante a sua vida. Valores instrumentais, referindo-se a modos de comportamento preferíveis ou meios para alcançar os valores terminais.

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO VALORES TERMINAIS Uma vida próspera Uma vida estimulante Um sentimento de concretização Um mundo em paz Um mundo de beleza Harmonia interior Reconhecimento social Verdadeira amizade Igualdade Segurança familiar Liberdade Felicidade Amor adulto Segurança nacional Prazer Auto-estima Sabedoria

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO VALORES INSTRUMENTAIS Ambicioso Competente Corajoso Honesto Lógico Responsável Cortês Independente Intelectual Espírito aberto Alegre Limpo Amoroso Obediente Auto-disciplinado Criativo Prestável

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO As atitudes representam uma parte importante na vida das pessoas, particularmente no trabalho. As nossas atitudes face ao trabalho ou à organização podem ter efeitos profundos não só na forma como realizamos o trabalho e produzimos, mas também na qualidade de vida que experimentamos no trabalho.

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO As atitudes são disposições favoráveis ou desfavoráveis relativamente a objetos, pessoas e acontecimentos, ou em relação a alguns dos respectivos atributos. As seguintes afirmações expressam atitudes: “Eu gosto de maçãs” “Gosto de negociar com você” “Os jantares de turma são divertidos” “Fazer a contabilidade é aborrecido”.

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO As atitudes, ao contrário dos valores, são menos estáveis e duradouras, por isso são mais facilmente alteradas. As atitudes são diferentes dos valores, mas os dois estão inter-relacionados. Isto é visível se olharmos com atenção para as três componentes da atitude: Cognição (crenças) Afeto (sentimentos) Comportamento (tendências para a ação)

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO Crenças Afetos Tendências para ação

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO CRENÇAS Como componentes de atitudes, as crenças são de dois tipos: O que a pessoa acredita sobre os fatos de uma situação (crenças informacionais) O que a pessoa acredita sobre os méritos, deméritos, certos, errados, benefícios ou custos de diferentes situações (crenças avaliativas)

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO O termo afeto refere-se aos sentimentos gerais de um indivíduo ou à avaliação de uma situação. Ao contrário da componente cognitivo (as crenças) que é geralmente multidimensional, porque se relaciona com todos os diferentes aspectos da situação que um indivíduo percebe, a componente afetivo é unidimensional: relaciona-se com a forma como o indivíduo sente (vivencia) a situação como um todo.

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO O último componente das atitudes, segundo a teoria da tripla componente, é a tendência para agir de forma consistente com a atitude.

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO Exemplo Aquilo em que o indivíduo acredita e aquilo que pode sentir sobre isso (por exemplo, “é insuportável trabalhar neste ambiente!”) podem ter algum efeito na forma como está predisposto a comportar-se (por exemplo, “Eu vou procurar outro emprego”). Por outras palavras, as atitudes têm uma componente comportamental, isto é, uma predisposição para agir de determinada forma.

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO DEFINIÇÃO DE ATITUDES Atitude: um conjunto relativamente estável de sentimentos e predisposições/intenções comportamentais face a um objeto atitudinal específico. Quando se fala de atitudes em relação ao trabalho, referimo-nos àqueles sentimentos, crenças e tendências comportamentais, relativamente duradouros, face aos vários aspectos do próprio trabalho, do local onde é desempenhado e das pessoas envolvidas.

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO ATITUDES MAIS RELEVANTES As atitudes mais estudadas em CO são: Satisfação no trabalho Envolvimento no trabalho Comprometimento organizacional

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO ENVOLVIMENTO COM O TRABALHO Mede o grau em que uma pessoa se identifica psicologicamente com o seu trabalho e considera o seu nível percebido de desempenho importante para a sua própria valorização. Os trabalhadores com um nível elevado de envolvimento no trabalho identificam-se fortemente com o trabalho , e interessam-se pelo tipo de trabalho que realizam. Elevados níveis de envolvimento no trabalho estão relacionados com baixos níveis de absentismo saída.

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL É o grau em que o empregado se identifica com uma determinada organização e com os seus objetivos e deseja permanecer na organização. É uma atitude dos trabalhadores face à organização,relacionando-se com várias características do trabalho, com a natureza das recompensas recebidas, com o acolhimento e outras variáveis.

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL Elevados níveis de comprometimento estão associados com baixos níveis de absentismo e rotatividade voluntária, elevados níveis de vontade para partilhar e fazer sacrifícios e várias conseqüências pessoais positivas. O comprometimento organizacional não é simplesmente lealdade para com a organização. É antes um processo contínuo através do qual os atores organizacionais expressam a sua preocupação com a organização, o seu sucesso e bem-estar contínuos.

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL Inclui três fatores: Uma crença forte nos objetivos e valores da organização Disponibilidade para exercer esforço considerável em benefício da organização Um forte desejo de continuar como membro organizacional

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL Ou, como referem O’Reilly e Chatman (1986): Complacência Identificação Internalização

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL Existem três tipos de empenhamento organizacional: Ø Normativo (continua a trabalhar para a organização porque é pressionado pelos outros a fazê-lo) Ø Instrumental (continua a trabalhar para a organização porque não tem alternativa) Ø Afetivo (continua a trabalhar para a organização porque concorda com os seus objetivos e quer continuar a ser membro da organização)

VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL INSTRUMENTAL Sente que tem necessidade de permanecer (necessidade) NORMATIVO Sente que deve permanecer (obrigação) AFETIVO Sente que quer permanecer (desejo)