ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

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Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 3° PARTE MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Prof. Eduardo Bezerra de Sousa cursoadm@hotmail.com

MODELOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PATRIMONIALISTA BUROCRÁTICA GERENCIALISTA

Patrimonialista: Confundem-se os bens e domínios do soberano com os do Estado. Práticas de nepotismo e favorecimentos. Concessões de títulos sem critérios racionais. Burocrática: Racionalidade, impessoalidade, imparcialidade e formalidade na gestão pública. Todos devem obedecer à lei . Predominância da autoridade legal. Gerencial: Flexibilidade, inovação, visa o cliente-cidadão e foco no resultado.

PATRIMONIALISTA BUROCRÁTICA GERENCIAL Artesanal Rural Industrial Pós-industrial Pós-modernidade Pré-cartorial Cartorial Digital Informacional Clientelismo privilégios Conhecimento técnico Empreendedorismo Monarquias Absolutistas Estados Nacionais Estado Mínimo

CARACTERÍSTICAS DA BUROCRACIA divisão do trabalho (especialização funcional). hierarquia de autoridade bem definida sistema de regras (direitos e deveres). sistema de processos (procedimentos). impessoalidade nas relações entre as pessoas promoção e seleção baseado na capacidade técnica.

MODELO BUROCRÁTICO DE GESTÃO coerente com os ideais de racionalidade, imparcialidade e igualdade. visa a racionalidade técnica e a eficiência. a sociedade industrial adota o comportamento burocrático.

EFICIÊNCIA BUROCRÁTICA

TIPOS DE AUTORIDADE Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão. TRADICIONAL – Justificado pela força da tradição. Transmitido por herança. CARISMÁTICO – Proveniente de características pessoais que influenciam os liderados. LEGAL (RACIONAL) – Baseia-se em normas legais racionalmente definidas.

DISFUNÇÕES DA BUROCRACIA Apego e internalização de regras, normas e regulamentos. Excesso de formalismo. Resistência a mudanças. Despersonalização. Superconformidade às rotinas e procedimentos. Exibição de sinais de autoridade. Dificuldade no atendimento a clientes.

SUPERAÇÃO DO MODELO BUROCRÁTICO BUROCRACIA ADHOCRACIA Controle rígido Cumprimento das metas Hierarquia Autogestão Tarefa Processo integrado Salário fixo Remuneração variável Foco no indivíduo Foco na equipe Centralização Participação Eficiência Efetividade Dependência Independência

MODELO GERENCIALISTA Surge como resposta à expansão das funções econômicas e sociais do Estado. Necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços públicos. Manutenção de princípios fundamentais: admissão por mérito, sistema estruturado de remuneração, carreira, avaliação do desempenho e treinamento sistemático. Controle sobre os resultados e não baseado nos processos.

GERENCIALISTA X BUROCRÁTICO Tanto a administração burocrática como a gerencial possuem uma noção clara e forte do interesse público. A diferença consiste na interpretação do que seja o interesse público. Para a administração burocrática, ela se confunde com a afirmação do poder do Estado, direcionando parte das atividades e dos recursos para as necessidades da própria burocracia. Já a administração gerencial tem uma visão do interesse público relacionado com a coletividade.

Eficácia e Efetividade Rígido Flexível TRADICIONAL MODERNO Mecanicista Orgânico Burocrático Empreendedor Repetição Inovação Meios Fins Eficiência Eficácia e Efetividade Rígido Flexível ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BUROCRÁTICA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL

Movimento Gerencial Adhocracia Flexibilização Foco nos resultados Foco no Cliente-Cidadão Descentralização Transparência Participação da comunidade Inspirado nas empresas privadas

Tendências da organização no mundo moderno Cadeias de comando mais curtas (Downsizing) Menos unidades de comando Amplitudes de controle mais amplas Mais delegação (Empowerment) Redução de componentes de staff Aumento substancial de equipes de trabalho Integração das demandas do trabalho e da família Ênfase no comportamento ético