MATRIZ BCG.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Estratégica
Advertisements

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Matriz BCG A empresa norte-americana de consultoria gerencial, a Boston Consulting Group, desenvolveu, em  um “modelo” que, em tese, permite classificar.
Análise dos pontos fracos e fortes
ANÁLISE SWOT Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) Threats (ameaças)
O Planejamento Estratégico e O Processo de Marketing
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Administração Estratégica João Carlos Bragança
Matriz BCG em Marketing Por Rafael Mauricio Menshhein
Matriz BCG.
Matriz BCG A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial americana Boston Consulting Group.
Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional
Matriz de Crescimento/ Participação do Boston Consulting Group (BCG)
ADM 1280 – A01 FUNDAMENTOS DE MARKETING Planejamento e Estratégias
Objetivos Mostrar o planejamento estratégico de negócios
Administração de produtos
Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado
A conquista de Mercados: Planejamento estratégico Orientado para o Mercado Kotler – Capítulo 03.
Planejamento de Marketing e Estratégia Organizacional
Planejamento Estratégico AULA 6 Fevereiro/2011
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Capítulo 3 A Conquista de Mercados: Planejamento
Planejamento estratégico
Matriz de Crescimento/ Participação do Boston Consulting Group (BCG)
Administração Contemporânea
PLANEJAMENTO LOGÍSTICO
Capítulo 3 A Conquista de Mercados: Planejamento
Análise SWOT Matriz BCG
Universidade São Judas Tadeu
Diagnóstico organizacional
ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DA ESTRATÉGIA
Planejamento estratégico.
MATRIZ BCG* Crescimento de Mercado: O produto ou grupo de produtos da mesma linha fazem parte de um mercado em rápida expansão ou fica em algum lugar entre.
Planejamento Estratégico
Matriz BCG.
Planejamento É a ferramenta para administrar as relações com o futuro
PLANEJAMENTO DE MARKETING.
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
Curso: Análise de Sistemas – 4º ano
Portfolio de Negócios BCG - Boston Business Consult Sobral Consultoria
MATRIZ BCG.
GESTÃO DE MARKETING Sessão 4 31 slides.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Marketing para web Prof. Fabio Palamedi. Roteiro para trabalho final.
Objetivos Mostrar o planejamento estratégico de negócios
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
Diagnóstico Organizacional
Prof. Dr. Osni Hoss Ferramentas para apuração dos ativos intangíveis  Calculo do Fluxo de Caixa Livre – FCL  Valor Econômico Agregado.
6 Criando um Plano de Negócios Eficiente
Matriz BCG & Ciclo de vida de um produto. A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial.
Tendências e Mudanças em Administração Administração Estratégica
FORMA DE ATUAÇÃO DA EMPRESA COM BASE NO DIAGNÓSTIC ESTRATÉGICO.
FUNDAMENTOS DE ESTATÍSTICA AULA 2
Curso: Superior de Tecnologia Análise de portfolio de
Ciências Contábeis 5° Fase Professora: Débora Raquel Neuenfeld
Aula 7 Estratégias de Marketing Matrizes de Planejamento
Modelos de Estratégias de Crescimento
Planejamento Estratégico Prof. Marcelo Maia. 1) (FCC METRÔ SP 2008) Na matriz produto/mercado (ou matriz de Ansoff), as estratégias: I. de crescimento.
Aula 7-Planejamento Estratégico
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
PLANO DE NEGÓCIOS Plano de Marketing.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
Planej Estratégico Corp. em nível de divisão
1 MATRIZ BCG – Boston Consulting Group Matriz BCG: Modelo matricial criado pelo "Boston Consulting Group" para a administração e planejamento do portfólio.
Matriz BCG para análise de Portfólios de Produto
Professor Flávio Toledo
Transcrição da apresentação:

MATRIZ BCG

O QUE É Uma empresa norte-americana de consultoria gerencial, a Boston Consulting Group, desenvolveu, em  um “modelo” que, em tese, permite classificar os produtos ou linhas de produtos de uma empresa à luz de dois fatores: a sua participação no mercado, em relação a concorrência e as perspectivas de crescimento deste mercado. O modelo recebeu o nome de “Matriz BCG” (a abreviatura BCG é formada a partir das iniciais do nome Boston Consulting Group). Os dois fatores, decompostos em uma simples escala “alta” e “baixa”, quando combinados, criam uma grade “2 por 2″, que pode auxiliar na definição de melhores estratégias de marketing e vendas. O modelo se completa com a análise combinada das necessidades de caixa e o planejamento da empresa a longo prazo .

Quadrantes Os quadrantes formados são: Estrelas: os produtos caracterizados como “estrelas” tem alta participação em um mercado que apresenta altas taxas de crescimento; Vacas leiteiras: as “vacas leiteiras” têm alta participação em mercado já estabilizados, cujas taxas de crescimento são moderadas. É comum vermos “estrelas” se transformarem em “vacas leiteiras” após um tempo; Pontos de interrogação: pertencem a esse quadrante os produtos que tem baixa participação em um mercado que apresenta altas taxas de crescimento. Essas “crianças problemáticas” (como também são conhecidas) tem um poder de competitividade razoável e, com as estratégias corretas, podem conquistar o consumidor; Abacaxis: baixa participação em um mercado maduro, que já não apresenta sinais de crescimento, caracterizam os “abacaxis”. As vezes, pode ser adequado que a empresa simplesmente livre-se dos seus “abacaxis”, do ponto de vista estratégico e financeiro.