Centro Ángel Rama.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A ORGANIZAÇÃO DA VIDA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
IV Encontro dos Coordenadores dos Fóruns de eja/mt 22 e 23/04
21/09/2004 O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos Breve histórico.
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
IV fórum permanente desafios do magistério 2007 – UNICAMP
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu O Processo de Avaliação na -
PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MODELO SOCIAL...desvantagem ou restrição de atividade provocada pela organização social contemporânea, que pouco ou nada considera aqueles que possuem.
Cristiane jonas Francisconi
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Sociologia
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
Soluções CVU para o 3º setor: Planejamento Estratégico
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Tempo de Escola e Qualidade na Educação Pública
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
O que é ensinar história?
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Introdução. Modelo proposto para elaboração de Projeto de Iniciação Científica; Critérios de Avaliação – PIBIC/CNPQ.
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
PROJETO DE ENSINO UNIVERSITÁRIO
Plano Municipal do Livro e da Leitura.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
Política Educacional Brasileira
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Comissão Editorial: Profª Ana Maria S. S. Poelman, Profª Suzana Faleiro Barroso, Profª Soraia Dojas M. Silva Carellos, Hellen Brandão e Andréa Faria Mello.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
ENSINO DE HISTÓRIA HOJE: ERRÂNCIAS, CONQUISTAS E PERDAS
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
• Manejo – Formação – Professor.
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
1ª Formação de Professores Coordenadores
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Recife, 2013 Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de.
3ª Conferência FORGES – UFPE/Recife – Dezembro/2013 Kaline SILVA & Kátia RAMOS 3ª Conferência FORGES Formação para a Docência na Educação Superior: um.
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Pedagogia Progressista Libertadora
Transcrição da apresentação:

Centro Ángel Rama

Ángel Rama Ángel Rama, intelectual uruguaio, dedicou-se a pensar e agir no sentido da integração dos intelectuais e das produções culturais da América Latina. Antes de se tornar um dos maiores ensaístas e críticos latino-americanos, foi ator e crítico de teatro, escreveu novelas e dramas, foi tradutor e editor. Suas convicções de esquerda lhe valeram exílios e contratempos múltiplos. Por acreditar que há uma estreita relação entre a produção literária e os processos sociais, seu interesse pela política, entendida como busca da justiça e da liberdade, e sobretudo o compromisso com a sociedade em que viveu foram uma constante em sua vida. Antonio Candido, referindo-se a Ángel Rama, diz: “Considero Ángel Rama o maior crítico literário que a América Latina teve no meu tempo.”

No livro Literatura e História na América Latina, publicado pelo Centro Ángel Rama em 1991 (dentre vários outros publicados pelo CAR), Candido afirma que, ao definir nosso universo literário “tão lucidamente, Rama deu formulação madura e superior a pontos de vista que tinham sido percebidos por outros críticos de maneira parcial e incompleta e nunca haviam sido expostos com originalidade, força integradora e capacidade explicativa tão fortes”. Em 27 de novembro de 1983, o avião em que estava com Marta Traba, sua esposa, e outros escritores, como Manuel Scorza, caiu nos arredores de Madrid, cidade em que Ángel Rama se encontrava em exílio. A notícia da morte de Ángel Rama e de Marta Traba foi sabida em Montevidéu, Uruguai, enquanto se realizava um gigantesco ato contra a ditadura, um momento-chave na recuperação da democracia em seu país de origem.

Origens do Centro Ángel Rama O Centro Ángel Rama constituiu-se a partir de um grupo de professores de vários departamentos da FFLCH, denominado grupo Ángel Rama, que se reunia informalmente desde meados da década de 70 para a troca de ideias relativas aos seus projetos individuais de pesquisa relacionados com o contexto cultural ibero-americano ou latino-americano. Flávio Aguiar, idealizador do Centro e seu diretor por vários anos, referiu-se ao processo de constituição do CAR lembrando a greve de 30 dias de docentes e funcionários entre abril e maio de 1979: “Finda a paralisação, estimulados pelo significado e força da greve, declarada em plena ditadura militar, começamos a nos reunir em seminários informais para conversar sobre os trabalhos que estávamos elaborando”, numa reação, segundo Lígia Chiappini, também fundadora do CAR, “aos primeiros sinais do projeto universitário que instaurava uma progressiva fragmentação” do conhecimento. Apesar de essas atividades interdisciplinares terem se iniciado na década de 70, apenas em 1996 o CAR obteve o estatuto de Centro Ángel Rama de Estudos da Cultura e da Literatura Latino-americanas.

Atual direção do Centro Ángel Rama Diretora: Profa. Dra. Maria Sílvia Betti Vice-Diretor: Prof. Dr. Eduardo de A. Navarro Secretária Geral: Profa. Shirlei Lica I. Hashimoto Tesoureiro: Prof. Dr. Edu Teruki Otsuka Secretária: Marlene Petros Angelides Desde sua constituição, o CAR tem procurado congregar professores de vários departamentos da FFLCH, a fim de realizar e oferecer à comunidade universitária e não-universitária atividades interdisciplinares, fruto de pesquisas autônomas e do empenho crítico de intelectuais de nossa Faculdade. É assim que, sem desconsiderar a enorme tarefa levada a efeito e por anos mantida por seus fundadores, passa-se a elencar o esforço de preservar, nos últimos três anos, o projeto desde sempre motivador do CAR, bem expresso no texto de sua atual diretora, Profa. Maria Sílvia Betti: “A Universidade pública tem um papel intelectual e reflexivo que não se separa de sua dimensão pedagógica . Uma de suas funções principais é pensar de forma crítica e continuada a sociedade

e a estrutura histórica e política à qual esta pertence, materializando esse pensamento mediante ações capazes de difundir as pesquisas e contribuir para o debate intelectual e a formação de um pensamento crítico.  O Centro Ángel Rama, centro interdepartamental da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, prioriza a socialização da pesquisa com base em atividades de caráter formativo e continuado. Todas as atividades desenvolvidas e oferecidas pelo CAR – cursos de difusão cultural, palestras, debates, grupo de estudos de textos teatrais e outros – são gratuitas e abertas à comunidade acadêmica, a professores das redes públicas de ensino e aos interessados em geral. Por meio dessas atividades o CAR tem procurado fortalecer os vínculos entre pesquisa e extensão com base em formas de trabalho de caráter efetivamente público, integralmente independente de agências de

fomento externas à Universidade de São Paulo, e, portanto, livre de preocupações produtivistas”. Acrescenta a professora: “Num momento em que o caráter público da Universidade de São Paulo se encontra em processo de indiscutível e aparentemente irreversível desmonte, e em que todos os esforços de aprimoramento e de excelência convergem para a realização de formas de trabalho apoiadas única e exclusivamente em critérios quantitativos e produtivistas, os Centros podem, ainda, representar um campo salutar de debate livre e de troca de idéias e experiências pedagógicas e formativas fundamentadas na convicção de que é necessário pensar de forma crítica e continuada sobre a sociedade e a estrutura histórica e política em que a Universidade se insere, e materializar esse pensamento através de ações”.

Atividades desenvolvidas pelo Centro Ángel Rama de meados de 2008 a 2011 Com essa perspectiva e sob a direção da Profa. Maria Sílvia Betti e do Prof. Eduardo Navarro, o Centro Ángel Rama tem organizado e promovido inúmeras atividades desde meados de 2008 até o momento. Todas essas atividades, oferecidas gratuitamente, têm sido amplamente divulgadas e contam com bibliografia disponibilizada aos inscritos nas Copiadoras da Faculdade e com certificados de participação. Elas têm sido possíveis também graças à disposição e contribuição de todos que as ministraram gratuitamente ou voluntariamente delas participaram. Em números, o CAR promoveu nesse período: 17 Cursos de Difusão, 13 Palestras, 11 Exibições de Filmes com Debates, 9 Encontros Dramaturgia em Debate, 6 Debates, 5 Lançamentos de Livros, 2 Apresentações de Espetáculos Teatrais, 2 Apoios a Seminários Internacionais, 1 Seminário, 1 Leitura Dramática, 1 Oficina de Cinema, 1 Evento em homenagem a personalidade, 1 Apresentação e Discussão de Adaptações Dramatúrgicas, totalizando 69 atividades. O vice-diretor do CAR, Prof. Eduardo Navarro, encarregou-se da revista Língua e Literatura, a mais antiga revista de Letras da FFLCH, indexada no Qualis como A2. Navarro dedicou-se apaixonadamente à elaboração de 4 números da revista (dois lançados no semestre

passado, um atualmente na Gráfica para impressão e outro em fase de revisão dos artigos selecionados), resgatando-a e propondo que a interdisciplinaridade fosse seu traço definidor. O lançamento dos números 27 e 28 da Língua e Literatura deu-se com um Sarau em que houve amplíssima participação de alunos, que, entre outras manifestações, declamaram poesias, cantaram e tocaram instrumentos musicais. Por último e mais importante: as atividades aqui elencadas envolveram um número significativo de interessados: mais de 1500 participantes, pelo menos, entre alunos, funcionários e professores das redes municipal e estadual de ensino. Obs.: Foram consultados, para o texto dos slides, documentos do CAR e o Catálogo Ángel Rama, Explorador de la Cultura, publicado pelo Centro Cultural de España-Montevideo.

Centro Ángel Rama Prédio de Letras, sala 37, 3º Andar e-mail: carama@usp.br