Período Moderno Módulo 03 Maquiavel e Descartes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Maquiavel e “O Príncipe”
Advertisements

N. MAQUIAVEL ( ) Prof. Cleber Pessoa.
Planejamento estratégico Momento explicativo Disciplina de Administração
FILOSOFIA Prof. Renata. O que é Filosofia?  A palavra Filosofia deriva de dois termos gregos: philos (amigo) e sophia (sabedoria).  Porém, é bem mais.
ILUMINISMO A FILOSOFIA DA RAZÃO: O ESCLARECIMENTO DAS IDEIAS PROF. RAFAEL T. PELLEGRINI HISTÓRIA.
Centro Espírita Allan Kardec ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) aula do dia 12/05/2014 RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo:
Tema da aula: O papel do Estado.  Discussão característica da Modernidade, que entende o Governo como uma convenção criada pelos indivíduos (contratualismo)
A noção de personalidade jurídica promove a conciliação do político com o jurídico.
Homem e cultura Homem = ser integrante da natureza. Atua e vai além da sobrevivência; incorpora saberes e experiências... Produz conhecimento... Cultura.
A POLÍTICA – Aula Introdução à política 18. A sociedade tribal 19. O pensamento político grego 20. O pensamento político medieval 21. A política.
LICENCIATURA EM CIENCIA POLITICA
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
Karl Marx. Detalhes importantes da biografia Nasceu em Trier, Prússia (atual sul da Alemanha); estudou direito em Bonn e Berlim, mas se interessou por.
Filosofia Moderna Contexto Histórico: – Renascimento Cultural – Cientificismo – Conquista da América – Reformas Religiosas.
Filosofia Prof. Ms. Paulo Dias. Cristianismo: público x privado.
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
Nicolau Maquiavel.
FILOSOFIA POLÍTICA: DA ANTIGUIDADE AO RENASCIMENTO
Segundo ano - Filosofia
Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade:
RENASCIMENTO PARTE 2.
JEAN JAcQUES ROUSSEAU.
Buda : “A razão pela qual você está neste buraco é porque você tratou os outros injustamente na vida passada. Se você aprender as lições que o poço.
A liberdade O que está e o que não está em nosso poder?
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
RESTAURA – JÁ 2012.
MONARQUIAS ABSOLUTISTAS
MAPA CONCEITUAL FILOSOFIA
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
QUERER....
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Profº: Esp. Darcy de Arruda
MOTIVAÇÃO Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. O impulso é o maior amigo de uma pessoa motivada. Começa.
Parte 1 O conhecimento científico
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
RCC-8005 Aula 3 – 29/08/2017 Ética, Ética Econômica e Justiça Davi R
PARÁBOLA.
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Montesquieu o pensamento político moderno
ÉTICA E ALTERIDADE NA ATUALIDADE As Origens da Cidadania.
Karl Marx Alemanha “Os filósofos não têm feito senão
Revoluções Burguesas e o Estado de Direito
Moral e História Moral Significado Função Validade
O Direito e Estado Baseado nos Escritos de Norberto Bobbio sobre o Pensamento de Emanuel Kant.
Consultoria Referência RH
Aristóteles Ética & Política
Filosofia da Educação Primeiras Reflexões.
A FILOSOFIA DE IMMANUEL KANT
Filosofia da Educação I Teoria do Conhecimento
Absolutismo e mercantilismo
Pensamento Político de Maquiavel ( )
ÉTICA E POLÍTICA EM ARISTÓTELES E MAQUIAVEL.
Absolutismo Monárquico
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
Filosofia moderna Immanuel Kant “O maior filósofo dos tempos modernos”
TEMA 13: CONTEÚDO SOCIAL E FORMAS DE ESTADO
Áreas da Filosofia.
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
ORIGEM DA SOCIEDADE Bernardo Schaffer 08/05/2019.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Conceito de Filosofia Prof. Ângelo.
O Absolutismo Monárquico
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
Poder e política em Nicolau Maquiavel e max weber
Aula: Renascimento e Modernidade
Revisão para NL-2 (UT-8).
O Renascimento Humanista
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Transcrição da apresentação:

Período Moderno Módulo 03 Maquiavel e Descartes Profº: Darcy de Arruda

Filosofia Moderna: Maquiavel, o homem que mudou o conceito de poder Maquiavel afasta-se do pensamento especulativo, ético e religioso. Inaugura a autonomia da política como objeto em si e independente de outros campos do saber, principalmente da religião.

Nicolau Maquiavel (1469-1527) O pensador Florentino, teve intensa vida política, chegando a ser segundo Chanceler. Sua trajetória política foi intimamente ligada a da poderosa família Médice, que durante muito tempo foi a principal mandatária de Florença.

Nicolau Maquiavel – Contexto Histórico A Itália era uma península dividida em cinco Estados que viviam em constante conflito. Maquiavel tinha como principal preocupação evitar que a Itália fosse invadida pelos estrangeiros. Vendo nos Médices os governantes que poderiam unificar a Itália.

Realismo de Maquiavel Mudou a perspectiva da política. Antes dele o poder e a vida social tinha a origem em Deus, na natureza ou na razão. Fatores externos a política. Com Maquiavel a política se voltou para a realidade. Dedica-se a pensar a política como ela é, e não como deveria ser.

Realismo de Maquiavel Busca compreender como os homens governam e governaram de fato. Procura entender qual a legitimidade do poder do governante. Como se alcança e se permanece no poder. Quais são os caminhos necessários para se estabelecer um governo estável e duradouro.

Realismo de Maquiavel Outra característica é o método utilizado por ele. Recolher exemplos de governos e governantes da história. Reafirmando que somente a realidade pode servir como base e fundamento da política.

Maquiavel – qual é o fundamento do poder? O fundamento do poder é a própria realidade. A política é o resultado da disputa do poder por três grupos: - Os que estão no poder e querem se manter nele. Os que não estão e querem alcançá-lo. O povo que não quer ser oprimido.

Maquiavel – qual é o fundamento do poder? Para ele o poder é resultados dessas lutas, guiados pelos seus próprios interesses. Não existindo sociedade sem conflito. O Príncipe deve saber tomar e conservar o poder. Não aliando-se aos poderoso, os quais são seus concorrentes, mas sim ao povo.

Maquiavel – Virtù e fortuna Não basta querer ser político é necessário ter algumas características. Virtù: virtude São características próprias do bom governante, aquele que sabe fazer o que deve ser feito. Aquele que observa a realidade e se adapta a ela para manter o poder.

Maquiavel – Virtù e fortuna Fortuna: São os acontecimentos imprevisíveis da vida. Um príncipe de virtù sabe reconhecer os acontecimentos favoráveis e utilizá-los a seu favor. Assim como os desfavoráveis, evitando seus aborrecimentos. ● A política seria a arte de lidar com as circunstâncias.

Maquiavel – Virtù e fortuna “Os fins justificam os meios”. As ações ganham caráter de boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas de acordo com o contexto e com seus efeitos. Os parâmetros éticos que guiarão as ações do príncipe obdecerão o momento.

Moral pública e moral privada. Maquiavel separa definitivamente o público do privado. Na vida privada as pessoas podem ter valores próprios, como o cristianismo, etc. Na vida pública os valores serão julgados por sua utilidade social.

Maquiavel – republicano O pensamento de Maquiavel pode ser separado em dois: O príncipe e no Discurso sobre a, primeira década de Tito Lívio. No 1º a defesa do príncipe que deve governar com mãos fortes, até que a ordem reine. No 2º o poder deve ser passado ao povo.