Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Ciências da Informação Controle do Registro do Conhecimento III Profª.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Advertisements

Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
GESTÃO ESCOLAR HOJE: a cultura tecnológica no espaço escolar Profª. Fabíola da Conceição Lima UemaNet Setembro/2008.
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II
EMPREGABILIDADE.
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO:
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
Gestão do Capital Humano no Banco do Brasil
EMPREGABILIDADE DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
O perfil do novo profissional da área de transmissão
MUDANÇAS EM CURSO.... Qualidade Total Mudança no relacionamento da empresa com seus fornecedores e clientes Tecnologias da Informação Automação Economia.
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Acadêmica: Graziela de C. F. Wolf Disciplina: Controle dos Registros do Conhecimento III - CIN 5432 Profª: Ursula Blattmann Florianópolis, março de 2005.
O profissional da Informação: em tempo de mudança.
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
Rose Marie Sabatini de Oliveira Santiago Rosa
Universidade Federal de Santa Catarina
CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Professora: Úrsula Acadêmica: Deise Mesquita Pedroso Pascoa – 6ª fase Universidade Federal de Santa Catarina 2005.
Bibliotecários na Sociedade da Informação:
Bibliotecários... Até quando?
FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
OBJETIVO: Desenvolver um sistema próprio de ensino bilíngue posicionando o Colégio AZ entre as melhores instituições da região. Na sequência, difundir.
FACULDADE DOS GUARARAPES
EDUCAÇÃO EM SAÚDE Profª. Mayara Thomaz.
O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida.
Autoavaliação Institucional e a CPA
Qual a importância do Marketing Contábil
Estratégia Organizacional
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
Introdução Este estudo irá caracterizar a situação do esporte nas universidades brasileiras assim como a situação do esporte nas universidades norte-americanas.
Área: Relações Internacionais Título – O campo de atuação do profissional de Relações Internacionais na região da Grande Florianópolis: características.
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
O PAPEL LEGAL DO GESTOR IMOBILIÁRIO
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
Gabriel Bastos Machado
Metodologia Científica
Profa. Ma Marselle Fernandes Fontenelle
Seu Agente de Mudança..
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
O Atual Papel do RH nas Organizações
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Introdução ao Serviço Social
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Itinerários Formativos
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Análise do Ambiente Competitivo
C ARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO NO B RASIL Elis Gabriela COPA SANTOS ¹ Ariadne Chloë FURNIVAL² ¹Graduanda.
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL.
INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS.
BSC Balanced Scorecard
‘Objetivo' Desenvolver líderes diferenciados, afinados com todas as técnicas e competências necessárias aos líderes modernos, oferecendo a eles a oportunidade.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Ciências da Informação Controle do Registro do Conhecimento III Profª Ursula Blattmann Graduando: Edson Roberto Mohr

Profissional da informação : reflexões sobre sua atuação na gestão do conhecimento 3 Elisabete da Cruz Neves

Introdução Grandes mudanças têm alterado a função e o perfil do profissional da informação. Novos mercados e novas posturas exigem um profissional com amplos conhecimentos. Para que este profissional atenda este novo mercado, torna-se necessário conhecer o seu posicionamento diante do mercado diversificado e suas perspectivas, identificando habilidades e competências necessárias para suprir esta demanda. A Gestão do Conhecimento é uma nova área que tem se apresenta aos profissionais, exigindo além da formação acadêmica, capacidade para desenvolver outras habilidades.

Gestão do conhecimento: uma nova área de atuação ao profissional da informação

A gestão do conhecimento é tratada hoje como uma das principais ferramentas entre as organizações que estão conscientes da importância do conhecimento que circula dentro das empresas. O profissional da informação ira atuar na organização como gestor do conhecimento administrando o capital intelectual e agregando valor financeiro à empresa.

Alguns autores apontam como solução para intermediação do conhecimento o tradutor organizacional que pode estruturar os interesses de uma organização, dominando o conhecimento sobre o trabalho das comunidades envolvidas. O profissional bibliotecário tem as habilidades necessárias para atuar nesta área, pois possui a capacidade de esquematização e estruturação organizacional do conhecimento.

O profissional gestor do conhecimento

Compreende-se por gestor do conhecimento todos os profissionais que utilizam o conhecimento para realizar seu trabalho, seja criando, organizando, capturando ou disseminando esse conhecimento.

Características: Caracteriza por ser um profissional que utiliza mais as habilidades intelectuais do que as manuais nas suas tarefas. As habilidades são na maioria de natureza comportamental e fundamentais para o processo de Gestão do Conhecimento. Trabalha com o conhecimento tácito que circula na mente das pessoas na organização. É um profissional procurado e valorizado por suas características pessoais, tornando-se fator competitivo nas organizações.

Ciência da informação e o profissional da informação

Com o aumento do campo de atuação do profissional da informação, que vem viabilizando novas oportunidades, provocando alterações de funções, e conseqüentemente, um redirecionamento da formação acadêmica do profissional, a Gestão do conhecimento é uma nova área de atuação para o bibliotecário. Embora muitos ainda atuam em campos de trabalho tradicionais, suas habilidades demonstram a possibilidade de atuação em diversos segmentos. Para sua atuação como gestor do conhecimento além das qualificações que já possui, será preciso desenvolver novas competências, novos conhecimentos e novas interações.

Semelhanças e diferenças entre os profissionais

Constatam-se mais semelhanças do que diferenças entre os profissionais, o que permite a possibilidade do profissional da informação atuar como gestor do conhecimento. Enfatizam-se as habilidades comportamentais nos dois profissionais. Para atuar como gestor do conhecimento não e necessário uma formação acadêmica específica.

O profissional da informação deve atender, alguns requisitos que o mercado demanda: ter iniciativa, compartilhar informações, ser criativo, ser dinâmico, ter ética profissional, ser flexível, entre outros. O gestor do conhecimento é considerado hoje o fator competitivo, pois está sendo escolhido em alguns segmentos pelas suas características pessoais, caracterizando o mercado de trabalho da Era do Conhecimento.

Perspectivas profissionais do profissional da informação bibliotecário

Consideram-se as habilidades do profissional da informação bibliotecário como necessárias para a Gestão do Conhecimento, pois o mesmo está hábito para trabalhar tanto com a informação, como com o conhecimento organizacional. Alguns profissionais sentem a falta de incentivo para o seu aprimoramento profissional, pois as instituições não oferecerem recursos para o seu desenvolvimento. A sua valorização não depende unicamente da instituição e sim do profissional, buscar o novo, ter curiosidade, interagir com outros profissionais da área e não ter medo de inovar.

Outro fator que dificulta o crescimento do profissional da informação dentro das organizações é a falta de conhecimento por parte dos profissionais sobre seu campo de atuação. No Brasil encontram-se poucos profissionais da informação atuando como gestores do conhecimento, está atividade está em constante crescimento e recrutando profissionais de outras áreas. É necessário que os profissionais formem um movimento forte que de mais visibilidade no mercado.

Conclusão O mercado está exigindo dos profissionais novas competências para sua atuação no trabalho, portanto, cabe ao profissional se conscientizar das suas aptidões profissionais e da necessidade de desenvolver outras habilidades, para tornar-se um profissional mais competitivo, e conseqüentemente, criando novas oportunidades, com posições de destaque, já que o profissional da informação apresenta muitos requisitos que o mercado demanda para sua atuação como gestor da informação.

Referência NEVES, Elisabete da Cruz. Profissional da informação: reflexões sobre sua atuação na gestão do conhecimento. In: SOUTO, Leonardo Fernandes (Org.). O profissional da informação em tempos de mudanças. Campinas: Alínea, Cap. 4 p