Agenda Comércio Eletrônico - Definição Características Classificação (B2B & B2C) Dados sobre e-commerce Projeção Benefícios Segurança conclusões por Billy Souto Maior
Comércio Eletrônico Definição nova maneira de realizar transações comerciais. transações comerciais tendo o MUNDO como mercado. internet como espaço altamente comercial.
Comércio Eletrônico Características: Idéia de espaço altamente abstrata. Comércio Eletrônico é feito por todos os meios tecnológicos de comunicação, principalmente pela INTERNET.
Comércio Eletrônico na Internet Classificações do e-commerce business-to-business (B2B) publicidade na Internet intranet e transações integradas com software de gestão business-to-consumer (B2C) produtos Serviços Além hoje em dia haver muitas outras, como por exemplo: B2G, G2G
Comércio Eletrônico na Internet intenção de compra dos usuários 63,58% nunca comprou mas compraria 28,63% já compraram 07,79% jamais compraria Fonte: WS-Tools
Projeção do volume global US$ 1996 2000 1998 2 anos atrás Hoje... 250 bilhões 15 bilhões 20 bilhões 500 milhões
Comércio Eletrônico A expectativa é que até 2004 o comércio eletrônico chegue a 780 milhões de dólares * Fonte IDC (international Data Corp.)
Comércio Eletrônico Benefícios para a Empresa: Baixo Custo Maior amplitude Capacidade Global Slogan: “Aberto 24h” Rapidez
Comércio Eletrônico Benefícios para o Consumidor: Agilidade na compra Comodidade Variedade Pesquisa global segmentada Promoções etc...
Segurança no Comércio Eletrônico Indispensável Maior segurança = Diferencial Se o banco não é seguro, não é confiável, logo as pessoas não depositam dinheiro nele, certo? Alta tecnologia e Marketing de segurança
Segurança no E-commerce Poucos sites praticam uma política de privacidade correta. E.g.: Banco de dados aberto, não tem criptografia, problemas com cartões de crédito, etc....
Segurança no E-commerce Sugestão: Seguir regras de segurança Nunca deixar número de cartão de crédito armazenado no site Usar boleto bancário (quando possível)
Novidades Características interessantes: Pesquisa pelo Cookies Oferta de produtos por afinidade Banco de informações dos Clientes ex: produtos mais comprados, etc... www.submarino.com.br www.americanas.com
Conclusão Mercado sem fronteiras Muita prosperidade Rapidez Benefícios Altos investimentos Mercado sem fronteiras
FIM