João Tarcísio Alves Maia Filho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
Advertisements

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Relacionamento Interpessoal na Enfermagem
Teoria e Desenvolvimento Curricular “Conhecermo-nos …”
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Como a Criança Pequena se Desenvolve
Tópicos Especiais em Educação Musical Princípios de Educação Musical
ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Ritmo Melodia Harmonia
Desmistificando a Psicologia Organizacional
MÚSICA PCNPs: Benilde Matias Oliveira – Arte Luis Antônio G
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS
Integrantes do Grupo: Daniele Freitas Eliane Sousa Lilian Renata Plaza
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
OFICINA CRIATIVA® ® Objeto de estudo em Pedagogia para o mestrado de Dra. Cristina Allessandrini.
Trabalhando com Grupos
Encontro de Professores e Superintendentes da EBD
Qualidade de vida.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
QUALIDADE DE VIDA RESPEITO PREVENÇÃO A DOENÇAS DISPOSIÇÃO DESENVOLTURA MELHORA O APETITE MELHORA O SONO A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Necessidades Educativas Especiais das Crianças com Autismo
PSICOMOTRICIDADE.
Metodologias de Intervenção Psicológica
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
Por que estudar Psicologia?
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Inclusão que bicho é esse?
O PROCESSO DE ENFERMAGEM
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
PSICOMOTRICIDADE.
MÚSICA.
MUSICOTERAPIA.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
DIREITO E PSICOLOGIA AULA 1: O QUE É PSICOLOGIA?
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Teorias Psicossociais e Reabilitativas
Conceitos, Propostas e recursos metodológicos
Uma maneira de entender a música
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
A música em grupo como fator de motivação para a educação musical junto de jovens entre os 10 e os 15 anos.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Professora: Janine Fernandes
TÉCNICAS DE SELECÇÃO RECRUTAMENTO 3ª sessão: 14/01/2010 SELECÇÃO A selecção consiste na comparação entre os perfis dos candidatos e as exigências da função.
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
MUSICOTERAPIA : ALGUNS CONCEITOS Diana Santiago.  Efeitos Terapêuticos da Música MUSICOTERAPIA.
Histórico Alguns Autores:
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
As sensações através da música
Psicodiagnóstico.
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
Zoltan Kodály. Nasceu na Hungria em 1882 Nasceu na Hungria em 1882 Nacionalista: carregou a tarefa de reconstrução da música cultural húngara. Nacionalista:
Por Josiane da Conceição Paulo
Marcelo S. Petraglia. Educação musical no contexto escolar.
DEFININDO E REDEFININDO A COMUNIDADE “Conhecer alguém, aqui e ali, com quem se sente que há compreensão, apesar da distância e dos pensamentos expressos,
Transcrição da apresentação:

João Tarcísio Alves Maia Filho Musicoterapia João Tarcísio Alves Maia Filho

1) O que é? “Musicoterapia é a utilização da música e ou seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um paciente ou grupo, num processo para... Federação Mundial de Musicoterapia, 1996

1) O que é? ...facilitar e promover: a comunicação a relação a aprendizagem a mobilidade a expressão a organização e outros objetivos terapêuticos importantes que vão d encontro as suas necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.

2) A Musicoterapia tem por objetivos: Estimular e explorar o reconhecimento do corpo como produtor de sons e movimentos, sob a ótica da Musicoterapia e da Psicomotricidade; Trabalhar o conteúdo (letras) e os aspectos rítmicos e melódicos das canções do repertório dos integrantes do grupo, para identificar e trabalhar questões emocionais; Explorar as possibilidades sonoras geradas pelo som e pelo silêncio, para auxiliar na expressividade; Estimular o sentido rítmico e trabalhar a lateralidade; Ampliar o repertório musical; Promover o desenvolvimento da expressão vocal, através do canto e de exercícios de voz; Incentivar a criatividade através de improvisações sonoro- musicais; Promover rodas de conversas, nas quais os participantes possam expressar opiniões, dar sugestões, etc.

3) O Método Kodály É uma metodologia pedagógica, desenvolvida com base no trabalho do educador e músico húngaro Zoltán Kodály, que hoje constitui a base de todo ensino musical na Hungria. O intelecto, as emoções e a personalidade de todas as pessoas podem ser desenvolvidas e trabalhadas através da música. A música deveria ser acessível a todos, de maneira simples, porém sem perder a qualidade musical.

4) Como funciona a Musicoterapia? Musicoterapia é uma intervenção terapêutica não-verbal! Antes de iniciar o tratamento, o paciente irá passar por algumas etapas de diagnóstico como: Entrevista inicial - informações para o tratamento sobre “a história sonora” do paciente e a “Queixa Principal” Ficha Musicoterapêutica - dados sobre o mundo sonoro-musical do indivíduo, desde sua vida intra-uterina, suas preferências e recusas sonoras e musicais Testificação Musical, dados da manifestação sonoro-musical do paciente (o paciente irá tocar ou manipular o instrumento como desejar e qual desejar) Teste projetivo sonoro musical - a reação do paciente em relação a determinadas músicas / sons, com significados simbólicos pré- estabelecidos.

5) Multidisciplinaridade MÉDICO ENFERMEIRO ASSISTENTE SOCIAL FONOAUDIÓLOGO PSICÓLOGO TERAPEUTA OCUPACIONAL FISIOTERAPEUTA PACIENTE

6) Identidade Sonora A Identidade Sonora é definida pelas características subjetivas e objetivas que diferenciam as pessoas ou um grupo de pessoas. Elementos da IS: Tempo pessoal do indivíduo; Sons Regressivos; Sons atuais.

7) Técnicas Psicomusicais Conjunto de métodos e estratégias utilizadas na Musicoterapia para a interpretação e auxílio do paciente. Fundamentam-se em: Audição Expressão Comunicação Criatividade

8) Interesse das Técnicas Psicomusicais Diagnóstico Pela análise dos comportamentos, dos gestos, da atividade rítmica, da criação e do diálogo musical, da participação e criação em grupo. Terapêutico Tratamento na melhoria da sociabilidade, amenização da ansiedade, atenuante nos distúrbios de caráter. Pedagógico Aprendizado musical, instrumental ou não.

Obrigado! http://www.youtube.com/watch?v=2dUebVW3IJo