01 de Fevereiro de 2012 Secretaria de Estado de Educação

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Transcrição da apresentação:

01 de Fevereiro de 2012 Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Gestão de Ensino Superintendência de Gestão da Rede Diretoria Geral de Gestão Escolar 01 de Fevereiro de 2012

Este é o nosso primeiro encontro do ano! Bem-vindos! Este é o nosso primeiro encontro do ano! O ano de 2011 foi de muito trabalho, aprendizado, desafios e transformações. Em 2012 teremos novos desafios e, mais uma vez, sua atuação será determinante para as histórias de sucesso que queremos contar!

Cronograma de Reuniões e Atividades

Cronograma de Reuniões e Atividades

Cronograma de Reuniões e Atividades Para cada etapa da GIDE utilizamos ferramentas diferentes. Segue a linha do tempo com as principais atividades que devem ser realizadas em 2012: Encontrão – DRPs e Escolas Capacitação Modus Definição de Metas Coleta Parcial do IFC/RS Rodada Padrão Mínimo Implantação de 5S Rodada Padrão Mínimo Roteiro de Verificação Acomp. do Marco Operativo Coleta Parcial do IFC/RS Rodada Padrão Mínimo Coleta Parcial do IFC/RS Roteiro de Verificação Acomp. do Marco Operativo Coleta Final do IFC/RS Rodada Padrão Mínimo Acomp. do Plano de Curso Validação de POPs e PGPs Acomp. do Plano de Curso Acomp. do Plano de Curso Validação de POPs e PGPs IFC / RS 2011 Plano de Ação RIAP RADM RIAP RIAP RADM RIAP RIAP RIAP RADM RIAP RIAP Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Planejamento Acompanhamento * A Padronização deve ser realizada durante todo o ano.

Mês em destaque - Fevereiro/ 2012 Dia 14/02 no CIEP 252

O que é a GIDE (Gestão Integrada da Escola)?

A GIDE tem como objetivo auxiliar a escola a identificar seus problemas e agir nas principais causas, visando a melhora contínua do processo de ensino e aprendizagem. Onde queremos chegar? Onde estamos?

É o que queremos para o futuro do nosso estado? G1 – 05/07/2010 RESULTADO IDEB 2009 ENSINO FUNDAMENTAL I RESULTADO IDEB 2009 ENSINO FUNDAMENTAL II RESULTADO IDEB 2009 ENSINO MÉDIO É o que queremos para o futuro do nosso estado?

Visando a melhora deste cenário, a SEEDUC definiu, através de estudos comparativos, uma meta de estar entre os 5 melhores estados do país até 2013.

A GIDE tem como objetivo auxiliar a escola a identificar seus problemas e agir nas principais causas, visando a melhora contínua do processo de ensino e aprendizagem. Onde queremos chegar? Onde estamos? A GIDE é o modelo de gestão proposto pela secretaria para alcançar estes resultados esperados.

O caminho utilizado pela GIDE para ajudar a escola a alcançar suas metas e resolver os problemas que restringem os seus resultados é o método PDCA Tratar os desvios de resultado 8 Estabelecer Metas 1 Padronizar as ações bem-sucedidas 7 Elaborar os planos de ação 2 Educar e treinar para executar os planos 3 Avaliar os resultados 6 O PDCA é o método universal para solução de problemas Executar o trabalho conforme os planos elaborados 4 Avaliar a execução das ações 5

Etapas da GIDE P Marco Referencial Diagnóstico Metas Plano de ação

Etapas da GIDE D C A Implementação das ações Acompanhamento dos planos e resultados A Tomada de ações corretivas Padronização

Etapas da GIDE P Marco Referencial Diagnóstico Metas Plano de ação

Marco Doutrinal Marco Operativo Marco Situacional Marco Referencial Representa a identidade da escola, sua visão de mundo, sonhos, valores e compromissos. Deve expressar, então, o rumo, o horizonte, a direção que a escola escolheu. Marco Doutrinal O que queremos 2 Caminho Marco Operativo Diretrizes 3 Marco Situacional O que temos 1 A partir da situação atual (O QUE TEMOS), a escola define sua posição (O QUE QUEREMOS) e estabelece as diretrizes (CAMINHO) que nortearão o trabalho ao longo do tempo para que seja possível alcançar o que foi definido.

Etapas da GIDE P Marco Referencial Diagnóstico Metas Plano de ação

Execução dos planos de cursos Atratividade das aulas Coleta do IFC e resultados anteriores Diagnóstico Busca levantar informações atualizadas sobre a escola para que se possam definir objetivos e metas e planejar o trabalho de forma objetiva, com base em fatos e dados. O indicador IFC/RS foi desenvolvido a partir de um banco de dados coletado em um contingente significativo de escolas parceiras (em torno de 3 mil), de diferentes estados do País. Aborda as principais causas dos resultados indesejados identificadas nestas instituições. Segue abaixo, algumas variáveis acompanhadas: Aprovação sem progressão parcial Permanência na escola Execução dos planos de cursos Preservação do patrimônio público Registro de práticas pedagógicas Atratividade das aulas

Matriz FOFA Diagnóstico Nesta etapa é desenvolvida, também, a análise estratégica que visa identificar fatores internos e externos que deverão ser trabalhados ao longo da gestão escolar. Fatores Internos Forças Fraquezas Fatores Externos Oportunidades Tirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas. Buscar estratégias que minimizem os efeitos negativos das fraquezas e aproveitem as oportunidades detectadas. Ameaças Tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas. As estratégias devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças.

Etapas da GIDE P Marco Referencial Diagnóstico Metas Plano de ação

Meta = Objetivo + Valor + Prazo Metas Uma meta é um gol. Um ponto a ser atingido no futuro. As metas estabelecidas precisam ter objetivo, valor e prazo, além de estar coerentes com o Marco Doutrinal. Meta = Objetivo + Valor + Prazo Ex.: Alcançar o resultado de 3,1 para EM, no IDEB 2011. (meta definida pelo INEP para a Rede Estadual do Estado do Rio de Janeiro)

Lembre – se, é de grande importância: Metas Lembre – se, é de grande importância: Traçar metas parciais para um melhor acompanhamento Desdobrar as metas para todos os níveis da escola Escola EM 1º ano 2º ano 3º ano EF II 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano 1º Bim 2º Bim 3º Bim 2011 2012 Devemos traçar metas para os resultados das avaliações internas e externas e para as variáveis de resultado do IFC/RS.

Etapas da GIDE P Marco Referencial Diagnóstico Metas Plano de ação

Plano da Dimensão Ensino-Aprendizagem Plano da Dimensão Ambiental Plano de Ação Conjunto de ações que devem ser suficientes para alcançar uma meta. Na GIDE, utilizamos dois planos de ação específicos, baseados nas variáveis críticas identificadas na etapa de diagnóstico: Plano da Dimensão Ensino-Aprendizagem Plano da Dimensão Ambiental

Etapas da GIDE D C A Implementação das ações Acompanhamento dos planos e resultados A Tomada de ações corretivas Padronização

Implementação das Ações Tão importante quanto a elaboração de um plano de ação consistente, é a execução das ações propostas, no prazo correto!

Acompanhamento dos planos e resultados Para garantir o atingimento das metas, é necessário acompanhar periodicamente a implementação das ações do plano. Destacar que as reuniões de RIAP devem integrar toda a comunidade escolar. O acompanhamento das ações é feito mensalmente através do Relatório de Implementação das Ações do Plano (RIAP).

Acompanhamento dos planos e resultados Os resultados bimestrais devem ser analisados e, caso a meta tenha sido atingida, devemos padronizar a ação feita que levou a melhoria de resultado. Caso contrário devemos buscar novas ações com base nas causas levantadas, através do Relatório de Análise de Desvio de Meta (RADM). Tomada de ações corretivas (RADM) Não Meta parcial atingida? Padronização Sim

Meta Não Atingida Tomada de ações corretivas Reunião da direção junto a comunidade escolar visando levantar causas do não alcance da meta e ações de impacto rápido e eficaz. Desvio Quais as principais causas desse desvio? Quais ações efetivas devemos tomar para resolvê-lo?

Desenvolva o POP e compartilhe suas boas práticas de aula. Meta Atingida Padronização Método de difusão e registro das boas práticas utilizadas em sala de aula ou em áreas administrativas. Como não foram registrados, perdemos a oportunidade de compartilhar e manter bons resultados A escola já desenvolveu tantos projetos interessantes... Desenvolva o POP e compartilhe suas boas práticas de aula.

Vídeo : “O problema não é meu” A melhora dos resultados da educação no Rio de Janeiro depende de cada um de nós, estamos trabalhando juntos visando um mesmo objetivo. Vídeo : “O problema não é meu” Faça sua parte, dê o seu melhor! Com certeza isto terá uma grande influência no futuro de diversos alunos.

Treinamento Modus para Diretores Gerais – 14/ 02 8h de Treinamento; No primeiro semestre Diretores receberão senha de visualização; Curso será ministrado para o Diretor Geral e um acompanhante. Local: CIEP 252 em Tanguá Horário: 9h às 17h

Atribuições dos IGTs Preparação e Integração: criar um clima de cooperação entre as pessoas levando as escolas a interagir na busca de metas e resultados. Realizar treinamento dos envolvidos para que possam executar as ações propostas nos planos de ação pedagógicos e ambiental. Dar suporte à implementação da metodologia, realizando atividades de apoio e sistematizando as atividades. Planejamento: orientar o Gestor e a Comunidade escolar na identificação dos problemas da escola, levando-os à definição de metas e elaboração dos  planos de ação para melhoria dos resultados. Acompanhamento: acompanhar a execução e verificar a eficácia das ações propostas nos planos de ação, com vistas ao alcance das metas estabelecidas.   Ação corretiva e/ou Padronização: orientar a definição  de ações corretivas para os desvios identificados, bem como orientar quanto ao registro e disseminação das práticas bem sucedidas.

Atribuições do Comitê GIDE Acompanhar a implementação da GIDE nas unidades de ensino, estabelecendo rotina de visitas e contatos telefônicos; Orientar e Apoiar o trabalho do IGT, oferecendo suporte ao desenvolvimento e implementação da GIDE, estabelecendo com o mesmo contato cotidiano através do acompanhamento de suas rotinas, Agenda Mensal, Planejamento Quinzenal, Plantões de Atendimento Individual , Modus, etc.; Reunir-se quinzenalmente com o Grupo de IGTs para planejamento, alinhamento, acompanhamento e repasse de informações; Avaliar a atuação do GT considerando aspectos como pontualidade; assiduidade; conhecimento/ domínio técnico e teórico; comprometimento; postura/ relação interpessoal com as escolas que atende, Regional e SEEDUC; organização; execução das atividades no prazo estabelecido.

A vida é como... ...jogar uma bola na parede. Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde; Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul; Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca, Se a bola for jogada com força, ela voltará com força: Por isso, nunca “jogue uma bola na vida,” de forma que não esteja pronto para recebê-la . A vida não dá nem empresta; Não se comove nem se apieda. Tudo quanto ela faz é Retribuir e transferir... ...aquilo que nós lhe oferecemos - Albert Einstein -