O PAPEL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª NEUSA CHAVES BATISTA
Advertisements

Área de Ciências da Terra Cerca de 40 (titulares, associados) foram consultados Temas relevantes levantados. Algumas questões levantadas são de interesse.
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
APRESENTA....
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Profª NEUSA CHAVES BATISTA
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Prof. Dr. Walter Martins Rodrigues
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
Contexto histórico do surgimento da Sociologia
AULA MAGNA UFPE – CAMPUS DO AGRESTE
Universidade Federal de Pernambuco
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
A PREFEÊNCIA PELO ENSINO SUPERIOR
Universidade Federal de Pernambuco
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
FLORIANÓPOLIS NOVEMBRO 2007.
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
Desenvolver Por uma Nova Escola.
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
OBRAS PRIVADAS, BENEFÍCIOS COLETIVOS: A DIMENSÃO PÚBLICA DO DIREITO AUTORAL NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Prof. Dr. Gonzaga Adolfo 27 de junho de 2007.
Universidade Federal de Pernambuco. É com muita alegria que a UFPE recebe seus mais novos estudantes! Sejam muito bem-vindos à sua Universidade! É com.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Licenciatura em Direito – 8 semestres* A licenciatura em Direito transformar-te-á num jurista com uma formação global e integrada seja no plano técnico-
O PAPEL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS
CENTRO ESPÍRITA ISMAEL 1º Ano Departamento de Ensino Doutrinário Curso de Educação Mediúnica Curso Básico de Espiritismo.
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Universidade Federal de Pernambuco
Autoavaliação Institucional e a CPA
‘‘Um Campus completo é aquele que se propõe a oferecer uma educação integral em um espaço para se fazer amigos que durem a vida toda’’ Viviane Brito,
Universidade de Brasília – Faculdade UnB Planaltina
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
Antecedentes da Educação LINHA DO TEMPO
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Metodologia Científica
Conceito Enade 2012 Diretoria de Avaliação da Educação Superior - DAES.
Política Educacional Brasileira
Profª. Ivna Herbênia Souza
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Como Utilizar a Internet na Educação
Registro Digital da Experiência PROJETOPROFISSÕES.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Educação Especial: Surdez

UFABC – Universidade Federal do ABC.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Aula 7– EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
IEP - NOSSA HISTÓRIA n 1881 Nasce o Colégio Piracicabano n 1964 Primeiros Cursos Superiores Ciências Econômicas, Contábeis e Administração n 1975 Reconhecida.
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PESQUISA CIENTÍFICA.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
Pará Reflexão: “Não será essa escola, [sem uma verdadeira comunidade de trabalho, de estudos e artes, plástica e dinâmica, com pluralidade de.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

O PAPEL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS. AULA MAGNA – UFPE/2005.1 O PAPEL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS. Prof. Amaro Henrique Pessoa Lins Reitor UFPE

O QUE É A UNIVERSIDADE? “A Universidade é uma escola, de um nível superior ao do ensino fundamental e médio, com a finalidade de ensinar uma profissão. O papel do universitário é dedicar-se a cumprir o roteiro dos seus cursos e virar um profissional”???

BREVE HISTÓRICO “A Universidade foi o resultado da luta intelectual entre o iluminismo que se iniciou com o renascimento e o misticismo que se mantinha até então.”

AS PRIMEIRAS UNIVERSIDADES Universidade de Bolonha – Final do século XI Universidade de Paris - Segunda metade do século XII Universidade de Oxford - Segunda metade do século XII Universidade de Salamanca - Início do século XIII

A UNIVERSIDADE NO BRASIL Colégio dos Jesuítas – 1572 Cursos Jurídicos de Olinda e São Paulo -1827 Faculdade de Medicina na Bahia – 1832. Universidade do Brasil – 1920 ( Doutor honoris causa ao Rei Alberto da Bélgica)

O PAPEL DA UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO O que é o Desenvolvimento? 1. Econômico 2. Social 3. Cultural

O QUE FAZER E COMO FAZER PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? 1. Conhecer o passado e construir o futuro.

O QUE FAZER E COMO FAZER PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? 2. Estabelecer qual o futuro que se deseja construir. O poder da ciência e da tecnologia. O desejo de igualdade e liberdade. “A Universidade precisa redescobrir a Ética como parte da sua preocupação constante”.

O QUE FAZER E COMO FAZER PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? 3. Ligar-se com as demais instituições e a sociedade. Do Quadro Negro à Internet.

O QUE FAZER E COMO FAZER PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? 4. Integrar-se com a comunidade ao seu redor, ao país, à cidade onde está situada. “A Universidade não deve isolar-se dos problemas locais, não apenas nos estudos, mas também na ação”.

O QUE FAZER E COMO FAZER PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? 5. Integrar-se com a Natureza. “A Universidade precisa estar em harmonia com o mundo natural onde vive”.

O QUE FAZER E COMO FAZER PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? 6. Integrar-se internamente. “A Universidade precisa viver um clima de companheirismo, alegria”.

O QUE FAZER E COMO FAZER PARA GERAR DESENVOLVIMENTO? 7. Tornar-se Universal. “Migrar do paradigma dos departamentos para uma visão integral”.