Cap 3 – Conceitos de Gerência de Projeto

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Transcrição da apresentação:

Cap 3 – Conceitos de Gerência de Projeto Ricardo L Schneider FES

O espectro da gerência (os 4 Ps) Pessoas Produtos Processos Projeto

Pessoas Os atores: Gerente Senior (define os casos de negócios) Gerente de projeto (planeja, motiva, organiza, controla) Técnico (aplica a habilidade técnica) Cliente (especifica) Usuário final (utiliza depois de pronto)

Líderes de equipe “…técnicos competentes muitas vezes se tornam fracos líderes de equipe” Fatores chave: Motivação Organização Idéias ou inovação

Organização das equipes [Mantei 81] DD – Democrática Descentralizada CD – Controlada Descentralizada CC – Controlada Centralizada

Fatores de influência na estrutura das equipes [Mantei!] Dificuldade do problema Tamanho do software Tempo em que a equipe vai ficar junta Grau de modularidade do problema Qualidade e confiabilidade do sistema Rigidez dos prazos Grau de sociabilidade necessária da equipe

Aspectos de coordenação e comunicação [Kraul 95]: Formal, abordagens impessoais (documentos, memorandos, controles, …) Formal, procedimentos interpessoais (revisões de qualidade, inspeções de código) Informal, procedimentos interpessoais (disseminação de informações, …) Comunicação eletrônica (mail, vídeo) Redes interpessoais (chat, …)

Produto Escopo do produto Contexto Objetivos de informação Funções e performance

Decomposição do problema “dividir para conquistar”

Processo Escolher um modelo de ciclo de vida mais apropriado ao projeto/produto (clássico, protótipo, RAD, espiral, …) Fundir o produto e o processo Decomposição do processo

Projetos (em risco) [Reel 99] Falta de entendimento das necessidades Escopo fracamente definido Gerência pobre das mudanças Mudança da tecnologia escolhida Necessidades do negócio mudam Prazos irrealísticos Resistência dos usuários Perda de ‘patrocínio’ A equipe perde pessoas Gerentes e técnicos esquecem melhores práticas

Sugestões para um bom projeto: [Reel 99] Começar com o pé direito (autonomia, equipe, tecnologia) Manter o bom andamento (incentivos, qualidade) Monitorar o progresso (especificações, código) Tomar decisões inteligentes (manter simples, seguir padrões, evitar riscos) Conduzir uma análise ‘postmortem’ (acumular experiência)