O que é ISO? Conjunto de normas internacionais que busca averiguar a existência de um sistema de garantia de qualidade na empresa Garantia da qualidade.

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Transcrição da apresentação:

O que é ISO? Conjunto de normas internacionais que busca averiguar a existência de um sistema de garantia de qualidade na empresa Garantia da qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados Compreende cinco normas(ISO 9000 a ISO 9004)

Aplicação das normas Iso 9000 Análise de Contrato Controle de documentos Controle de produto não conforme Ação corretiva Registro de qualidade treinamento

Redução de riscos A empresa que possui: Para o cliente É sólida Tem reputação Evita perda de mercado Para o cliente Têm segurança da fonte proveniente Têm grande satisfação com o produto ou serviço

Redução dos custos Para a empresa Para o cliente Redução das perdas de produção Menos reprocessamento, reparo e trabalho Para o cliente Redução dos custos de paralização, de operação e de aquisição

Benefícios gerais Para a empresa Para o cliente Maior participação no mercado; Maior satisfação do cliente Redução de custos Melhoria da produção Maior competitividade Para o cliente A satisfação é a meta básica Maior confiança nos produtos

Características principais Envolve a alta administração Sistema é realimentado Sistema é formalizado

Abordagem para implantar as normas Existem três formas de se implantar: A primeira é contratando um recurso externo para fazer todo o trabalho A segunda é elegendo um funcionário da empresa ou um pequeno grupo para executar todo o trabalho necessário A terceira maneira é envolvendo praticamente todos os funcionários no processo

Custo e prazo de certificação micro e pequenas empresas com menos de 30 funcionários: entre R$ 5.000,00 e R$ 8.000,00 por um período de três anos. pequenas empresas: de R$ 8.000,00 a R$ 12.000,00 por um período de três anos. médias empresas: de R$ 12.000,00 a R$ 20.000,00 por um período de três anos.