E-Business a Nova Economia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Projecto de Strategic Sourcing
Prof. Alberto Martins Júnior
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Inovação e difusão tecnológica
2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
‘ Por que estudar sistemas de informação?
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4
Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização
Sistema de Informação Gerencial
Mestrado em Ambiente Saúde e Segurança
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Negócio Internacional Capítulo 9 Fabrico Global e Gestão da Cadeia de Fornecimento International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice.
Acções de Preparação Técnica da Rede de Competências - 1.ª Sessão - SISCOOP (IAPMEI) | Lisboa: 24 de Novembro de 2003 Coimbra: 26 de Novembro de 2003.
José Furtado Centro de Congressos de Lisboa Novos Instrumentos, Novas Ideias e Novas Empresas A Perspectiva do Financiamento.
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
PETI Planejamento Estratégico de TI
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
COMPETITIVIDADE GLOBAL
CAPÍTULO 7 INVESTIMENTO DIRECTO.
CAPÍTULO 2 A INOVAÇÃO NA EMPRESA.
Estratégia Empresarial
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Iniciando Um Pequeno Grande Negócio – IPGN SEBRAE
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
SISTEMA DE GESTÃO CRM - CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT -
Repensando a Logística
Estratégias do agronegócio
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Resource-Based View Trabalho realizado por Grupo 3 Filipe Fialho Joana Leal de Oliveira Mariana Duarte Teresa Mourão-Ferreira Vera Ferraz da Costa Tipos.
Utilização de Contrapartidas na Dinamização da Inovação Tecnológica Utilização de contrapartidas associadas a grandes compras na dinamização da inovação.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Logística Empresarial
Enterprise Architecture Validation Edgar Nunes Diogo LopesGrupo 1 Francisco Santos.
Repensando a Logística
Administração de Marketing I
SISTEMA DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA
Dissertação de Mestrado em Gestão de Informação (09/04/2002)
TI em Foco Grupo: Tiago Albuquerque, Werbert Sena.
Por que estudar sistemas de informação?
Efficient Consumer Response. Introdução Interacção da empresa como meio que a rodeia Criação de relações entre clientes, fornecedores, concorrentes, organismos.
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Estratégia Organizacional
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Inovação no Setor de Serviços
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia António José Marques Monteiro Prof. Carlos Filipe Gomes Bispo (Orientador) Prof. Francisco Pinheiro Veloso.
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
Seminário Avançado - Eletiva A
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
Business Intelligence
Mestrado em Gestão Fundamentos e Temas Actuais da Gestão Tema: “Taking measures of Outsourcing Providers”
Gestão Com Pessoas.
Estratégias de Marketing
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
MERCADO Espaço de transações Contexto de trocas e intercâmbio Oferta de um produto / serviço Procura de um produto / serviço.
II – Desafios Gerenciais da TI Unidade II Fundamentos de SI Prof. Ulisses Sperle Graça Prof. Vanilde Manfredi out/2010.
GESTÃO DE REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Apresentação “Terceirização Estratégica” TERCEIRIZAÇÃO ESTRATÉGICA O Novo Paradigma.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ESTRATÉGIA COMPETITIVA - Desenvolvimento de produtos, Serviços e capacidades que confiram a uma empresa vantagens estratégicas sobre.
Transcrição da apresentação:

E-Business a Nova Economia Apresentação Por : Rui Martins José Mangueira Nuno David

Negocio Electrónico Caracteriza-se pelas Actividades Principais Gestão Financiamento Inovação Produção Distribuição Vendas Relações entre empregados e clientes Meio de Realização Internet Redes de Computadores

Nova Economia Características Vantagens Estratégicas Usa redes de computadores ou Internet Direccionada para informação tecnológica Dependente de mão de obra especializada Alicerça-se na criação de valor pela inovação Vantagens Estratégicas Eficiência na organização de negócios Aumento de produtividade Valorização da criatividade Optimização da cadeia de valor Criação de valor acrescentado

Recursos Humanos Recursos Humanos Requisitos Fundamentais Procura de mão de obra qualificada Familiarizada com o uso de redes de informação Capaz de pesquisar, analisar, organizar e inferir conhecimento da informação disponível Inovativa Com capacidades de iniciativa e aprendizagem Limitações e Soluções Escassez Rotatividade elevada Criação de incentivos (prémios, bónus, stock options, …) Recurso à imigração Adaptação de legislação e criação de benefícios fiscais

Internet e Redes de Computadores Proporcionam Troca eficiente de informação Aumento de produtividade e competitividade Interligação e interacção entre trabalhadores e administração Hierarquia plana Descentralização interna e geográfica Flexibilidade e adaptabilidade Reorganização orientada ao projecto Consequências Novo modelo organizacional (“Networked Enterprise”) Alteração sócio-cultural a nível empresarial Necessidade de activos humanos especializados Interdependência / cumplicidade entre parceiros Abertura a uma economia global

As Empresas e a Internet “Networked Enterprise” Não e uma rede de empresas, nem uma intranet empresarial, mas sim uma organização interligada por redes informáticas. A empresa/organização, é a rede em si. Organização Descentralização das grandes empresas, que adoptam estruturas horizontais de cooperação e competição Cooperação entre pequenas e medias empresas para atingir massa critica Formação de alianças e parcerias estratégicas entre organizações Adaptação com a inovação Fusões e aquisições de e com outras empresas que detêm tecnologia relevante, passando estas a funcionar como um todo

E-Business Essência Contribuições Tecnológicas A interligação interactiva entre produtores, consumidores e fornecedores de serviços, em que os factores fundamentais de sucesso são: a redução de custos, a qualidade, a eficiência e a consequente satisfação do consumidor. Contribuições Tecnológicas A Internet introduziu contribuições específicas no modelo empresarial, nomeadamente: Escalabilidade Interactividade Flexibilidade “Branding” Customização

Inovação Grupos Ciclo de vida A produção de valor com o criação de novas soluções para problemas, explorando a alteração das regras do jogo. Grupos Oferta de produtos / serviços Processos / metodologias, Estruturais (organizacionais) Estratégicos Ciclo de vida Gestação da ideia - O estágio inicial. Pode ir desde estudos de mercado e de viabilidade a lampejos de criatividade. Desenvolvimento - Inclui prototipagem, experimentação, testes primários, e outras actividades que permitam a passagem da ideia à fase de produção. Adopção e difusão - A fase de implementação sobre a forma de venda de produtos e serviços e os processos de acompanhamento. Fim - O declínio. Quando o valor acrescentado da inovação dilui-se ou está em vias de.

Mercados Financeiros Definem em ultima instancia o valor das empresas. Transformaram-se com os efeitos da globalização e da negociação em tempo real. Juntamente com o Capital de risco são os impulsionadores da criação das empresas da nova economia. Em oposição ao negócio tradicional, os novos mercados, não se orientam pela produtividade demonstrada das empresas, mas pela percepção por vezes especulativa do seu potencial de crescimento.

Stock Options Objectivos São o direito do colaborador de comprar um determinado numero de acções da sua companhia a um preço definido pelo empregador, válido por um intervalo de tempo fixo. Uma vez que estes direitos não podem ser exercitados senão passado algum tempo, a expectativa é a de que a venda posterior destes títulos a um valor de mercado mais elevado providencie um lucro superior. Objectivos Atrair e reter bons empregados. Dotar os colaboradores do espírito de "donos" ou "sócios" da empresa. Cativar empregados especializados oferecendo uma compensação sem aumentar a carga salarial.