International Benchmarking as a Policy Learning Tool Apresentação P olíticas de C iência e T ecnologia 5 de Junho de 20145 de Junho de 20145 de Junho de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Luís Andrade dos Santos Gestor de Projectos
Advertisements

Estudando com Profª Simony
INSTRUMENTOS PARA A TRANSPARÊNCIA DAS QUALIFICAÇÕES
Avaliação do Desempenho
BENCHMARKING.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral Gestão de APLs Recife, 25 de setembro de 2008 Heloisa Menezes Instituto Euvaldo Lodi – DR MG Nucleo Estadual.
Vantagens Comparativas; Globalização; Desigualdades.
1 Ponta Delgada, 18 de Fevereiro de Qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou nova iniciativa, tal como emprego próprio, uma nova organização.
INSTITUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL E LOCAL
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Negócios Internacionais
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
A. Introdução 1. Objecto de estudo: empresas, mercados e sistemas; estruturas e comportamentos 1.1. Objecto da Economia Industrial e da Empresa 1.2. Conceitos.
Especialização em Gestão de Políticas Públicas Especialização em Gestão de Políticas Públicas Aula 2: Estado, Mercado e Desenvolvimento Econômico Carlos.
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
Balanced Scorecard.
CAPÍTULO 2 A INOVAÇÃO NA EMPRESA.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Planejamento Estratégico Empresarial Prof. Flávio H. S. Foguel
Economia Solidária: Outra Economia Acontece
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
Lideranças nas organizações educativas
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Estratégia Nacional para a Deficiência - ENDEF
Caio G. Souza, Leonardo R. M. das Neves e Renan A. Lage
Workshops Empresariais
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Master on Engineering and Management of Technology
Estratégia de Protecção Innovation and Technology Transfer Realizado por: Duarte Trindade; Hugo Valente; Pedro Leal; Pedro Torres Master Science in Engineering.
Sistemas Jurídicos Comparados – Introdução
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Metodologia de investigação CONTRIBUTO PARA A ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DA FILEIRA DA MAÇÃ NO DOURO.
Matriz de Incerteza Social - Incerteza + - Importância +
1 J UDIT T ÖRÖKNÉ R ÓZSA DG R EGIONAL AND U RBAN P OLICY.
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
Unidade Produção-Consumo Sustentável
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
III Colóquio Internacional sobre Seguros e Fundos de Pensões AS POLÍTICAS DE INVESTIMENTOS DAS EMPRESAS DE SEGUROS E DOS FUNDOS DE PENSÕES Gabriel Bernardino.
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
CONFERÊNCIAS DE ECONOMIA SOCIAL Cooperativa António Sérgio para a Economia Social Lisboa, Fundação Cidade de Lisboa 12 de Setembro de 2011 Conceito(s)
IMPLEMENTAÇÃO DA CIF EM PORTUGAL
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia António José Marques Monteiro Prof. Carlos Filipe Gomes Bispo (Orientador) Prof. Francisco Pinheiro Veloso.
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
Políticas de Ciência e Tecnologia Política Europeia para a Sociedade da Informação Plano de Acção eEurope 2002 Trabalho Realizado por: Nuno Rodrigues Nuno.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Modos de produção do conhecimento Simon Schwartzman IETS.
Business Intelligence
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
(Notas João Filipe Matos, 2004)
POLÍTICAS DA UNIÃO EUROPEIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DE INOVAÇÃO Políticas de Ciência e Tecnologia18 de Outubro de 2002 António Amaral Miguel Leocádio.
ESTRATÉGIA 2020 Seminário Internacional As empresas sociais de inserção pelo trabalho - velhos desafios, novos caminhos As empresas sociais de inserção.
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
Políticas de Ciência e Tecnologia “Towards a different regional innovation policy : eight years of European experience through the European Regional Development.
Módulo 4 – Legislação desportiva
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
O QUINTO COMPROMISSO: Desenvolvimento de um Sistema de Garantia do Desempenho Educativo em Portugal Margaret E. Raymond, Ph.D. Yohannes Negassi, M.A. 8.
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
Avaliação de Operacionalização Cursos Especialização Tecnológica - CET Rede Avaliação QREN 3 Novembro 2011.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
O DESAFIO DA INCLUSÃO E NOVASTÉCNICAS METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO CRISTÃ Textos: Ef. 3: 8-10; 1 Cor. 1:24; At. 2:
6/2/2016DRAFT - Huascar Eguino/FMM * *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial do.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Transcrição da apresentação:

International Benchmarking as a Policy Learning Tool Apresentação P olíticas de C iência e T ecnologia 5 de Junho de de Junho de de Junho de de Junho de de Junho de 2014 Performed by: Duarte Trindade & Ana Laginha Master Science in Engineering Policy and Technology Management

International Benchmarking as a Policy Learning Tool Benchmarking Internacional Instrumento de comparação de desempenho e das condições de enquadramento decorrentes de políticas. Instrumento de comparação de desempenho e das condições de enquadramento decorrentes de políticas. Valor acrescentado: Aprendizagem mútua (mais que uma simples imitação ou avaliação) e determinação das melhores práticas. Valor acrescentado: Aprendizagem mútua (mais que uma simples imitação ou avaliação) e determinação das melhores práticas. Exercício abrangente com interdependência dos diferentes domínios políticos. Exercício abrangente com interdependência dos diferentes domínios políticos. Visão mais aprofundada das políticas e dos programas, tendo em vista os objectivos: eficiência, eficácia etc. Visão mais aprofundada das políticas e dos programas, tendo em vista os objectivos: eficiência, eficácia etc. Indicadores e informação (relevância, temas etc.) Indicadores e informação (relevância, temas etc.) Non- ranking estimula a competição e a acção política. Non- ranking estimula a competição e a acção política.

Master Science in Engineering Policy and Technology Management International Benchmarking as a Policy Learning Tool Benchmarking no Sector Privado Problemas fundamentais inerentes à comparação de rotinas e desempenho de empresas e organizações A observação descontextualizada de rotinas ou dos seus resultados não poderão ser alvo de comparação directa. A observação descontextualizada de rotinas ou dos seus resultados não poderão ser alvo de comparação directa. A selecção dos indicadores é um processo altamente político. A selecção dos indicadores é um processo altamente político. Os indicadores de comparabilidade poderão ser calculados usando diferentes assunções. Os indicadores de comparabilidade poderão ser calculados usando diferentes assunções.

Master Science in Engineering Policy and Technology Management International Benchmarking as a Policy Learning Tool Benchmarking no Sector Público Aplicação relativamente recente da metodologia de Benchmarking ao sector público. Aplicação relativamente recente da metodologia de Benchmarking ao sector público. Diferenças substancias na aplicação desta metodologia. Sector Público vs Sector Privado Diferenças substancias na aplicação desta metodologia. Sector Público vs Sector Privado Apoio ao aperfeiçoamento da concepção e da concretização de políticas a todos os níveis (Regional, Nacional e Europeu) Apoio ao aperfeiçoamento da concepção e da concretização de políticas a todos os níveis (Regional, Nacional e Europeu) Abordagem top-down v.s. bottom-up Abordagem top-down v.s. bottom-up

Master Science in Engineering Policy and Technology Management International Benchmarking as a Policy Learning Tool A nova Economia do Conhecimento Elementos a considerar nos Sistemas de Inovação A capacidade de aprendizagem dos indivíduos, organizações e regiões. A capacidade de aprendizagem dos indivíduos, organizações e regiões. Subsistema relativo ao desenvolvimento dos Recursos Humanos, que inclui: Subsistema relativo ao desenvolvimento dos Recursos Humanos, que inclui: - Educação formal e formação. - Dinâmica do mercado de trabalho. - Organizações de criação de conhecimento e aprendizagem dentro das empresas e das organizações. Um sector de prestação de serviços às empresas especializado na produção, recolha e venda de conhecimento está em crescimento rápido e em transformação (carácter). Um sector de prestação de serviços às empresas especializado na produção, recolha e venda de conhecimento está em crescimento rápido e em transformação (carácter).

Master Science in Engineering Policy and Technology Management International Benchmarking as a Policy Learning Tool A nova Economia do Conhecimento Elementos a considerar nos Sistemas de Inovação Capital Social, que pode vir a tornar-se um factor escasso num futuro próximo. Capital Social, que pode vir a tornar-se um factor escasso num futuro próximo. - A Globalização enfraquece as comunidades tradicionais baseadas na nacionalidade, religião, classe, região e família. - Constitui um grande desafio para os governos encontrar modos de reproduzir e criar novas formas de Capital Social. - Os indicadores de igualdade social e do capital social deverão ser integrados no Benchmarking Internacional.

Master Science in Engineering Policy and Technology Management International Benchmarking as a Policy Learning Tool A nova Economia do Conhecimento A schematic model of the NSI (National Systems of Innovation) benchmarking process Approaching a more systematic process of benchmarking innovation systems

Master Science in Engineering Policy and Technology Management International Benchmarking as a Policy Learning Tool A nova Economia do Conhecimento BM como ferramenta para a recomendação de política BM não incide apenas na comparação de dados quantitativos. BM não incide apenas na comparação de dados quantitativos. Centra-se na eficiência de um sistema, assim estimulando a reflexão e apoiando a aprendizagem: Centra-se na eficiência de um sistema, assim estimulando a reflexão e apoiando a aprendizagem: - ao nível Internacional - ao nível Nacional É importante evitar um enfoque limitado em variáveis individuais e incluir indicadores de desempenho referentes à dinâmica económica e a questões de distribuição. É importante evitar um enfoque limitado em variáveis individuais e incluir indicadores de desempenho referentes à dinâmica económica e a questões de distribuição. BM deverá ter em consideração as condições sistémicas da economia. BM deverá ter em consideração as condições sistémicas da economia.

Master Science in Engineering Policy and Technology Management International Benchmarking as a Policy Learning Tool Questões para debate Que políticas deveriam ser adoptadas para aumentar e melhorar o investimento privado em IDT? Que políticas deveriam ser adoptadas para aumentar e melhorar o investimento privado em IDT? Deveremos comparar-nos com países com economias similares? Riscos e benefícios dessa comparação Deveremos comparar-nos com países com economias similares? Riscos e benefícios dessa comparação Como poderá lidar o BM com as grandes diferenças sociais, económicas e culturais entre diferentes países? Como poderá lidar o BM com as grandes diferenças sociais, económicas e culturais entre diferentes países? …….? …….?