Centro de Excelência em Águas- HidroEx

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

FORTALECIMENTO DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMBRAPA
Parque Científico e Tecnológico da PUCRS
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Proposta de retomada da sua missão Hélio Kuramoto Julho, 2009 Brasília, DF.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
APL – Arranjos Produtivos Locais
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Workshop Regional Londrina 14/03/2013
APRESENTAÇÃO À CONGREGAÇÃO RESULTADOS OBTIDOS NO POLI 2015
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Cátedra UNESCO / UNILAB
RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA
Planejamento Estratégico
AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
RECONHECIMENTO AO PGQP Assembleia Legislativa RS A atuação de 20 anos do PGQP foi tema de Grande Expediente na Assembleia Legislativa do RS (ALRS). A solenidade.
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
CRIAÇÃO E GESTÃO DAS ASSESSORIAS INTERNACIONAIS
OBSERVATÓRIOS URBANOS
Ações da Fundação HidroEX na Àfrica Lusófona. Produtos a serem gerados - Programas de Pós-Graduação (sensu strictu) - Cursos de curta duração - Mini-cursos.
BENITO MARAGON MARIA DE LOURDES AMARAL NASCIMENTO.
Cooperação Técnica para
Governo do Estado de Santa Catarina LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA AÇÕES SÓCIO-EDUCATIVAS PROGRAMA Florianópolis, 29 de março de 2005.
Painel: Aspectos destacados
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Talentos para Inovação
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ELETROBRÁS 1º Ciclo (2006 – 2010) Passos já aprovados  Assessoria de Planejamento Estratégico e Desempenho Empresarial – PRP.
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
Metodologias Instituto Unibanco
WS Final Resultados e Recomendações
Painel Integração & Mobilidade A Visão da ANTP sobre a Integração Modal Associação Nacional de Transporte Público - ANTP.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Planejamento - a definição de estratégias do PNRH
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
MAPA ESTRATÉGICO Escola Politécnica.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
EDUARDO DESCHAMPS Presidente do CONSED, em exercício Eduardo Deschamps
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Instituto Gerdau.
Fórum das Mulheres de Negócios
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Coordenação de Ciclomobildiade MAPA ESTRATÉGICO PLANO DE TRABALHO.
Severino Ribeiro Aurélio Padovezi Ludmila Pugliese.
Elevar a competitividade do setor industrial, desenvolvendo competências por meio da Educação Profissional e Serviços Técnicos e Tecnológicos, comprometidos.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
GRUPOS DE TRABALHO 05 de dezembro de 2013 Cachoeira Dourada – MG.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 23 de fevereiro de 2016 COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PÚBLICA DO SENADO FEDERAL.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
Encontro Empresarial INOVAÇÃO Kelyane Silva Gerente Técnica Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas - ICTAL 10/04/2014.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Centro de Excelência em Águas- HidroEx Projeto do Governo do Estado de Minas Gerais

“Os rios são nossos irmãos, eles saciam nossa sede “Os rios são nossos irmãos, eles saciam nossa sede. Os rios transportam nossas canoas e alimentam nossas crianças. Se lhe vendermos nossa terra, vocês devem lembrar e ensinar às suas crianças que os rios são nossos irmãos, e seus também, e vocês devem, daqui em diante, dar aos rios a bondade que dariam a qualquer irmão.” (Trecho do manifesto do Chefe SEATTLE ao Presidente dos Estados Unidos, Franklin Pearce, 1855).

MISSÃO Educar, pesquisar e viabilizar soluções para a gestão sustentável das Águas.

VISÃO Ser reconhecido como Centro Internacional de Excelência em Educação e Pesquisa que viabilize a gestão sustentável das Águas na América do Sul e África.

LINHAS DE ATUAÇÃO EDUCAÇÃO Programas abertos voltados para a educação CAPACITAÇÃO Programas de treinamento PESQUISA APLICADA Eco-hidrologia, água e governabilidade para a sustentabilidade PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Consultoria e análises laboratoriais

LOCALIZAÇÃO

LOCALIZAÇÃO

HIDROEX O Hidroex é um Instituto que visa a excelência em educação, capacitação e pesquisa aplicada com o objetivo de gerar conhecimento sobre o tema água, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Atua em rede nos âmbitos nacional e internacional, prioritariamente na América do Sul e Países Africanos de Língua portuguesa, sob orientação do Plano Nacional de Recursos Hídricos – PNRH, do Programa Hidrológico Internacional – PHI e das Metas do Milênio das Nações Unidas, de forma complementar a outras instituições afins.

HIDROEX O centro possui o status de Categoria II da UNESCO. Uma sólida parceria vem sendo desenvolvida com o UNESCO - IHE, Instituto de Educação em Águas em Delft/Holanda, para que os gestores e corpo técnico do HidroEX possam ter como referência o modelo de sucesso da Escola de Águas da UNESCO.

HIDROEX Com a reformulação da estrutura física já existente, o projeto do Centro prevê a criação de um ambiente de estudos diferenciado, com salas de videoconferência, salas de Educação à Distância, salas Polivalentes, Biblioteca Multimeios, Laboratórios de Informática e diversos Laboratórios preparados para o ensino e a pesquisa das ciências da água.

DIRETRIZES Fortalecer as políticas regionais voltadas para o desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos; Trabalhar em rede com os demais atores brasileiros, com o UNESCO - IHE e com os Centros Categoria II da UNESCO, como forma de gerar e trocar conhecimento; Estabelecer seu programa científico em consonância com a realidade regional e com foco nas diretrizes do Programa Hidrológico Internacional, em sua fase VII;

DIRETRIZES Capacitar os atores regionais e dos países de sua abrangência sobre as questões relacionadas à água; Promover e executar ações de educação ambiental voltadas para o desenvolvimento sustentável nas regiões de sua abrangência; Tornar-se centro de excelência sobre as Ciências da Água para toda a América do Sul e países de língua portuguesa.

EDUCAÇÃO CAPACITAÇÃO EDUCAÇÃO AMERICA DO SUL AFRICA ÁGUA PRESTAÇÃO MODELO GERAL DO HIDROEX FOCO EDUCAÇÃO LINHAS DE ATUAÇÃO EDUCAÇÃO CAPACITAÇÃO AFRICA ÁGUA AMERICA DO SUL COMPETÊNCIAS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PESQUISA APLICADA ÁREA DE ABRANGÊNCIA PROJETOS PESQUISAS BRASIL

MODELO ESTRUTURAL   14 14

INFRA-ESTRUTURA

INFRA-ESTRUTURA

Obrigado.