Universidade Estadual do Centro-Oeste

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Produção de Material Didático-Pedagógico em Ecologia e Educação Ambiental _ Proponente: Universidade Federal do Pará, Campus de Santarém.
Departamento de Promoção Social
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ PROJETO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA PLANO DE AÇÃO.
IMPRESS: AUXILIANDO NOS PLANOS DE AULA DOS PROFESSORES
ENSINANDO ATRAVÉS DE JOGOS
Prof. STE Gerson Fachiano Período: Noturno
PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETO
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
Professor-artista-professor
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa.
Desafios e oportunidades do EAD
Programa Especial de Treinamento
Comunicações Técnico-científicas
FARMAEDUCA: Educação em higiene e saúde numa abordagem farmacêutica
O que é? O PET (Programa de Educação Tutorial, antes chamado de Programa Especial de Treinamento) é um programa acadêmico integrado por grupos tutoriais.
Apresentação das propostas
INTRODUÇÃO À PESQUISA ECONÔMICA: reflexões de uma experiência recente Rogério Cruz Rio de Janeiro out/2007.
ARIL - 50 ANOS TRANSFORMANDO VIDAS
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
JOÃO DA SILVA1, MARCOS SANTOS2, MARIA GONÇALVES3, JOSÉ DA SILVA4. 1 Acadêmico do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (Maringá PR), bolsista.
Universidade Estadual de Campinas
Prof. STE Gerson Fachiano Período: Noturno
PROJETO INTERDISCIPLINAR
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
Webfólio União Educacional Minas Gerais
Química Orgânica Reações de Oxidação
PROJETO MAPAS TÁTEIS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL
Pós-evento do 3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional
Apresentação Trainees FCAP Jr.
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
O aluno elaborando conceitos
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
Avaliação dos Impactos das Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do I PET Estudos no Departamento de Química da FFCLRP/USP PET Química USP Ribeirão Preto.
Aprendizagens em Arte Coordenadora
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
PIBID - FÍSICA NO COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANOEL NOVAES
TANDEM Uma forma de ensino e aprendizagem em que duas pessoas se unem para atingir uma finalidade específica: aprender a língua do outro. Tem-se, então,
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Eliane de Medeiros Ramalho O Audiovisual na Educação: Recepção e Produção Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação.
Perguntas de Modelação
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Sequência Pedagógica da Dança
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
ROTEIRO PEDAGÓGICO PARA USO DA CONEXÃO DO SABER
Antonia Maria Coelho Ribeiro
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Interdisciplinaridade: Relato de Experiência
Metodologia do Ensino da Arte
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
PROJETO APRENDENDO A APRENDER
Técnicas Didáticas Professora Dione Cristina da Silva
Em Pró-Ciências Curso Extensão para Capacitação de Professores de de Física do Ensino Médio Proposta dos professores da região metropolitana. Como.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
Base nacional comum curricular
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
Abertura do evento contou com a presença
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
DIA PET HISTÓRIA O PET foi criado em 1979 (CAPES) “Programa Especial de Treinamento” Períodos: 1979 a processo de experimentação; 1986 a.
Modelos de Educação Tradicional X Construtivista
A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE. ENSINO FUNDAMENTAL INÍCIO ALUNOS ATENDIDOS PRIMEIRA ESCOLA: DR RABINDRANATH TAGORE DOS S. PIRES.
Centro de Estudos Dr. Itamar Alves Vianna Categoria: Cidadania na Educação Responsável: Gerência Recursos Humanos.
“A contribuição dos grupos PET na questão da sustentabilidade na Amazônia”. Centro Guadalupe – Bragança - PA.
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

Universidade Estadual do Centro-Oeste Departamento de Química PET QUÍMICA Show da Química: um estímulo à criatividade Claudia Schlindwein; Emilio Daniel Kratkouski; Fernando Ratuchne; Michel Cleberson Bernardo de Almeida; Kaio Vinícius Bernardo de Oliveira; Elisa Aguayo da Rosa

Teatro “Show da Química” Metodologia para integrar grupos, interpretar um conhecimento, desenvolver habilidades e divulgar cursos acadêmicos. (Arroio, 2006; Roque, 2007)

Simpósio de Química Aplicada e Jornada de Pós-Graduação em Química Origem Simpósio de Química Aplicada e Jornada de Pós-Graduação em Química Objetivos Divulgar a Química de maneira informal e prazerosa Privilegiar a imaginação e a criatividade, estimular a percepção e a memória áudio visual

Interagir com a comunidade Despertar, de forma lúdica e criativa, a imaginação e, também, o interesse dos alunos pelos fenômenos apresentados Interagir com a comunidade Aos acadêmicos: propiciar a oportunidade de conhecer e desenvolver novas metodologias para o ensino de química

O trabalho ocorreu em várias etapas Experimentos que produzissem efeitos visuais interessantes

2. Aperfeiçoamento dos experimentos selecionados 3. Desenvolvimento de um roteiro que proporcionasse a encenação de uma peça teatral   “Mestre Quibi e o Segredo da Pedra Filosofal” Colaboração: Kaio Vinícius Bernardo de Oliveira 4. Seleção dos atores

5. Divisão de tarefas -recurso financeiro -construção e alocação cenário -vestimentas -sonoplastia -divulgação do evento 6. Ensaios Coordenação: Prof. Marcos R. da Rosa Aluno Pós-Graduação: João Paulo Niemes

RESULTADOS Teatro atraiu um grande número de espectadores Questionamentos dos fenômenos químicos explorados Grande interação entre os executores do teatro  

Interesse público: alunos apreciaram o show, ficaram atentos e interagiram com os personagens

Conclusão Valorização do trabalho em equipe Atividade evidenciou ser eficiente para a divulgação da Química Recurso pedagógico alternativo Comunidade: oportunidade atividade cultural Petianos: aprendizado gerenciar um evento  

Departamento de Química Contato Site grupo PET http://www.wix.com/petquimicaunicentro/home Departamento de Química deptoquimica@yahoo.com.br (42) 3629-8324

OBRIGADA!!!

Referências ARROIO, A.; HONÓRIO, K. M.; WEBER, K. C.; HOMEM-DE-MELLO, P.; GAMBARDELLA, M. T. P.; DA SILVA, A. B. F. O show da Química: motivando o interesse científico. Química Nova, 29(1), 173-178, 2006. ROQUE, N. F. Química por meio do teatro. Química Nova na Escola, 25, 2007.