Artigo:. O jornalismo contemporâneo necessita de boas fontes e umas das melhores, hoje, são as Assessoria de Imprensa. Não existe jornalismo sem fonte.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Televisão: observador ou criador da realidade? João Brant.
Advertisements

6a Aula Horacio Nelson Hastenreiter Filho
MARKETING Consumismo O que é o Marketing? O que é o consumismo?
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)
Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação
Jornal Mural Literário Módulo I Características
Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2011.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
MBA EM GESTÃO Fundamentos de Marketing: produtos de sucesso
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
1. O papel do jornalista Liberdade de Expressão e Liberdade de Imprensa Liberdades democráticas (de associação, reunião, criação de partidos) Liberdade.
Projeto do Semestre Logística de suprimentos e integração com fornecedores Grupo 1993.
LOGÍSTICA Grupo 97..
Fonte: LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2004
Elementos Promocionais
FAÇA DO SEU EVENTO UM SUCESSO!
FATORES CHAVE DE SUCESSO NOS NEGÓCIOS
Menu de opções Fácil Esta ferramenta tornará mais fácil a montagem de suas pesquisas de Clima Organizacional, ou de Satisfação, desde a sua construção,
Comunicação Empresarial
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
Teorias do Jornalismo I
As Relações Públicas como ferramenta de Promoção em massa
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Gestão de Segurança em Comércio Eletrônico
Professora: Rosana Santos
COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO
Instruções para a produção das notícias e variedades do programa
A notícia.
Publicidade e Propaganda Conceitos Ermutmo Junior 1PP M UNASP-EC
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Explique o conceito conhecido como supply chain.
Conceitos Básicos de Estoques
Jornal do Ônibus A melhor notícia está aqui
NEGÓCIOS ELETRÔNICOS AULA 4- E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO.
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Disciplina: Marketing Aula 1
Capacitação da ferramenta:
Fidelização de clientes
VANTAGENS DA COMUNICAÇÃO EFICAZ
IMPROVISAÇÃO.
Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna
Rotinas Produtivas São as fases principais da produção informativa cotidiana que, conseqüentemente, incidem na qualidade da informação. Essas rotinas podem.
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
Estratégias de Comunicação
DEFINIÇÃO DE MARKETING
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS
O RELEASE E OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS
Produtos Especiais Produtos Especiais Produtos Especiais.
Repensando a Logística
SDLG Latin America Dealer Conference 2013 Novo posicionamento de Marca 1 - Maio/13 Novo posicionamento de Marca SDLG LA Dealer Conference 2013 Maria Viacava.
Avaliação de Recursos Web. Quando procuramos e encontramos informação na Web devemos ter em consideração os seguintes aspectos importantes: - Autoridade.
Compra coletiva via internet
TEXTO PARA JORNAL.
Algumas teorias do jornalismo
Principais Decisões em Relações Públicas de Marketing
Vamos começar o trabalho
História da Revista no Brasil
Teorias do Jornalismo. Itens do trabalho jornalístico  Pontos fixos de observação  Divisão do trabalho no interior do jornal  Hierarquia profissional.
MEDIA TRAINING Aperfeiçoamento profissional para o executivo ou porta voz de entidades : como se relacionar com a Imprensa.
ASSESSORIA DE IMPRENSA. Assessoria de Imprensa: Trata do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público com a imprensa. /
NOTÍCIA É um fato atual com interesse geral
História da Revista no Brasil. A primeira revista brasileira foi lançada no ano de em Salvador por Manuel Antônio da Silva, a revistachamava As.
Como funciona a redação de um jornal – aulas 2, 3 e 4 – 03 a 07/12/12.
Marketing de Relacionamento e CRM Augusto, Graziela e Katiane.
Dicas para Aumentar seu Poder de Persuasão:. Caros(as) Alunos(as): Apresento a seguir as dez dicas para ajudar você a aumentar seu poder de persuasão.
Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 1 PROCESSOS DECISÓRIOS Profa. Josy Júdice.
Transcrição da apresentação:

Artigo:

O jornalismo contemporâneo necessita de boas fontes e umas das melhores, hoje, são as Assessoria de Imprensa. Não existe jornalismo sem fonte. As empresas têm usado a Assessoria de Imprensa para tornarem públicas as suas acções e desta forma ganhar visibilidade junto do público. A Assessoria de Imprensa é o caminho mais curto entre a redacção de um jornal e a informação, fornecendo-a já formatada, dentro das técnicas jornalísticas, o que facilita a tarefa do jornalista e a deixa menos sobrecarregado.

Teoria do Enquadramento: a identificação, a classificação e a organização da informação para um uso eficiente do leitor. O enquadramento pode ser influenciado pela posição política, grupos de interesse do veículo para o qual o jornalista trabalha. A ideologia ou linha editorial podem influir na escolha de determinado facto em detrimento de outro. Valor da Noticia e os critérios de noticiabilidade. São os valores de notícia que irão determinar se um determinado acontecimento se irá transforma-se em notícia ou não pois são eles, os valores da notícia, que proporcionam o Enquadramento da ocorrência. Teoria do Agendamento – as pessoas agendam seus assuntos e as suas conversas em função do que a media veicula. – como refere McCombs (…) as noticias dizem-nos também como devemos pensar sobre o que pensamos:

No caso das notícias sobre economia o contacto é feito pelas assessorias, que enviam material para os jornalistas sobre as empresas. Normalmente os jornalistas procuram notícias relacionadas com a criação de emprego, novos negócios (ampliação, fusão compra ou venda de unidades) ou assuntos de interesse do consumidor em geral. Um dos aspectos essenciais para que a informação empresarial se transforme em notícia é a sua credibilidade e a forma rápida com que o jornalista é atendido, já que precisa cobrir um variado rol de informações. Acaba prevalecendo a informação que é disponibilizada com a maior facilidade.

A assessoria interessa-se por fornecer uma informação que, primeiro, seja confiável, procurando a segurança do jornalista, disponibilizando esta informação de forma rápida, atendendo ao sentido de tempo do jornal e do jornalista, facilitando a constituição da notícia. O valor da notícia deve ser exercitado pela assessoria, que não deve ficar presa somente à técnica jornalística. É preciso também conhecer a política editorial de cada veículo de informação e o seu público-alvo. Em conjunto os critérios de noticiabilidade, a política editorial e o publico alvo fornecem o caminho que a informação terá e aumenta, largamente, as possibilidades de ser aproveitado, o que é reconhecido por quem está na redacção.

O processo de Newsmaking dá-se com os promotores, de uma lado e construtores de outro. Os primeiros, divulgam a informação. Os segundos, fazem a montagem da notícia, enquadrando-a nos valores da notícia do veículo em que trabalham, fazendo o enquadramento na política editorial e só depois a publica.

A intenção das notícias de economia é transformar uma informação em notícia e com isso atingir o espaço público. Este esforço intencional das organizações – e as suas assessorias – no sentido de terem uma ou mais das suas acções levadas ao conhecimento do público, é o que lhes pode trazer benefícios de imagem e ocupação de espaço em detrimento do concorrente.

Há um campo vasto para a actuação das assessorias de imprensa. A sua acção será tão mais efectiva se, na distribuição da informação forem levados em conta os conceitos que falámos, tais como valores da notícia de cada veículo noticioso, a sua política editorial, o seu público alvo e adoptadas as técnicas jornalísticas, que devem aliar-se à credibilidade da fonte e à facilidade da informação.