Fábio Batista nº 8 João Marques nº 11

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
"INDICADORES DE PERFORMANCE DOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO" Ivan Hecke Pereira 18 de junho.
Advertisements

SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Recrutamento, Seleção e integração
Como selecionar, avaliar e desenvolver pessoas
Recrutamento e Seleção
Função AGREGAR PESSOAS:
RECURSOS HUMANOS RECRUTAMENTO.
RECURSOS HUMANOS SELECCÇÃO.
Profª. Selma Maria da Silva
Fonte: Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato – Ed. Campus
Fonte: Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato – Ed. Campus
Recrutamento e Seleção
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS AULA 2
TRABALHO SOBRE GESTÃO DE PESSOAS
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
RECRUTAMENTO DE PESSOAS
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Recrutamento e Seleção de Vendedores
SELEÇÃO DE PESSOAS.
Professor: Arthur William Pereira da Silva
Recrutamento Pode ser um processo caro devido aos termos de desempenho organizacional e alta rotaçao de mão-de-obra se não identificar as pessoas certas.
Recrutamento. AÇÕES 1. Decida se VOCÊ tem uma vaga o Qual a vaga e o horário 2. Consulte o pessoal envolvido  Converse com o respectivo supervisor e.
Avaliação do processo de recrutamento
Estrutura, recrutamento, seleção, remuneração e avaliação.
SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
Recrutamento e Seleção de Pessoal
RECRUTAMENTO EXTERNO.
Recrutamento e Seleção 2 Aula 3 – Seleção de Pessoas
Recrutamento e Seleção de Talentos Fontes de Recrutamento
As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego
Recrutamento de Pessoal
RECRUTAMENTO de PESSOAL
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
FAC SÃO ROQUE Curso:. Administração Turma:. Adm 5 - A Ano/semestre:
A Atuação do RH nos Processos de Recrutamento e Seleção
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
SELEÇÃO DE PESSOAS A seleção busca entre os candidatos recrutados aqueles mais adequados aos cargos existentes, visando manter ou aumentar a eficiência.
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
Seleção de Pessoal É o processo de identificar, através de técnicas específicas, o candidato mais adequado para cada cargo. Procura prever a adaptação,
RECRUTAMENTO INTERNO.
O Atual Papel do RH nas Organizações
Sapientia - ATIUniCEUB - ICETCap4.1 Administração de Tecnologia de Informação Técnicas de Administração: Negociação.
PROCESSO SELETIVO.
O Processo de Recrutamento
CONSULTORIAS NA ÁREA DE R. H. Nas últimas décadas, cada vez mais, torna-se comum a utilização de consultorias que oferecem serviços de atração e seleção.
Recrutamento de pessoal
Conjunto de técnicas e procedimentos para atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização (CHIAVENATO,1999).
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
Recrutamento e Seleção
AVALIAÇÃO E ANÁLISE DE POTENCIAL
Sugestão de Vídeo Parte 1
Administração de Recursos Humanos
PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
RECRUTAMENTO & SELEÇÃO Este subsistema de provisão de RH devem ser tomados como duas fases de um mesmo processo: Recrutamento – Divulgação, chamar, atividade.
Recrutamento e Seleção
Perguntas frequentes em uma entrevista
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
PROCESSO DE RECRUTAMENTO
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Administração de Recursos Humanos Recrutamento. 2 Conceito: conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Processo seletivo Recrutamento Seleção Período de Experiência.
COMO ORIENTARNOVOS FUNCIONÁRIOS COMO ORIENTAR NOVOS FUNCIONÁRIOS Aprenda Técnicas Para Estimular os Novos Funcionários a Se Integrarem Rapidamente à Organização.
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
FASES DE IMPLANTAÇÃO Mapeamento da Estrutura, Contexto e Necessidades da organização Envolvimento dos líderes e colaboradores da empresa na elaboração.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL PEDRO CARLOS DE CARVALHO.
NOVAS TENDÊNCIAS NA CAPTAÇÃO E SELEÇÃO DE TALENTOS: do paradigma tradicional ao moderno Em que o tradicional paradigma de recrutamento e seleção de pessoas.
Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
Transcrição da apresentação:

Fábio Batista nº 8 João Marques nº 11 Recursos Humanos Fábio Batista nº 8 João Marques nº 11

Perfil do Candidato Diploma de Bacharel ou equivalente (concluído entre dezembro de 2009 e dezembro de 2011); Disponibilidade para residir no exterior; Ter no mínimo 6 (seis) meses de experiência comprovada nas áreas requisitadas; Ter pelo menos 4 meses de experiência no exterior (estudos ou trabalho); Competências Pessoais: senso analítico, pensamento criativo, ambição, capacidade de liderança, alta motivação, vontade de aprender e se desenvolver, facilidade na comunicação, comprometido, bom relacionamento interpessoal e, acima de tudo, paixão por desafios; Fluência no idioma Inglês (mandatário) e em outra língua, como o Alemão (desejável);

Fases do processo de Seleção Os participantes poderão se inscrever de 12 de setembro a 30 de setembro de 2011, e devem ser feitas pelo site da empresa para aceder a página de inscrição. Os candidatos selecionados passarão por etapas de testes on-line, etapas presenciais como dinâmicas de grupo e entrevistas individuais. Somente após o preenchimento de todo o seu registo a sua candidatura estará completa e, você receberá um e-mail confirmando a sua inscrição. Se você esta à procura de desenvolver uma carreira profissional nacional e internacional, a sua oportunidade será na BMW Group.

Fases do recrutamento Recrutamento O recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visam atrair candidatos potencialmente qualificados, capazes de assumirem cargos dentro da organização. É como um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos as oportunidades de emprego que pretende preencher. Para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um número contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção. O recrutamento é uma actividade que tem por objectivo imediato atrair candidatos, de entre os quais serão selecionados os futuros participantes da organização. Assim, poderemos afirmar que o recrutamento é uma actividade de comunicação com o ambiente externo, é uma actividade de relações públicas e de envolvimento da organização com a comunidade que a rodeia.

Fases do Recrutamento Recrutamento Interno Diz-se que o recrutamento é interno quando uma determinada empresa, para preencher uma vaga, aproveita o potencial humano existente na própria organização. A razão deste aproveitamento prende-se, muitas vezes, com promoções, programas de desenvolvimento pessoal, planos de carreira e transferências.

Fases do Recrutamento Recrutamento Interno Para que o recrutamento interno seja um instrumento eficaz no binómio satisfação do empregado/empresa, exige o conhecimento prévio de informações relacionadas com outros subsistemas, tais como: resultados das avaliações de desempenho do candidato interno; análise e descrição do cargo atual do candidato interno e comparação com a análise e descrição do cargo que se está a pensar ocupar, no sentido de avaliar as diferenças entre ambos e se necessário, desenvolver novas competências; planos de carreira de pessoal para se verificar qual a trajetória mais adequada para o ocupante do cargo em questão; condições de promoção do candidato interno, para saber se este tem um substituto preparado para o seu lugar; resultados obtidos pelo candidato interno nos testes de seleção aquando da sua entrada na organização; resultados dos programas de formação, caso tenha feito, do candidato interno.

Fases do Recrutamento Recrutamento Interno (Vantagens) O recrutamento interno constitui uma transferência de recursos humanos dentro da própria organização. As principais vantagens deste tipo de recrutamento são: maior rapidez: evita as demoras frequentes no recrutamento externo, como por exemplo, a colocação de anúncios, a espera de respostas e ainda a demora natural do próprio processo de admissão; mais económico para a empresa: evita os custos inerentes ao processo do recrutamento externo, custos de admissão do novo candidato e os custos relacionados com a integração do novo colaborador; aproveita os investimentos da empresa em formação do pessoal: o que, por vezes, só tem retorno quando o colaborador passa a ocupar cargos mais complexos; apresenta maior índice de segurança: o candidato é conhecido, a empresa tem a sua avaliação de desempenho, dispensa-se a integração na organização e, por vezes, não necessita de período experimental.

Fases do Recrutamento Recrutamento Interno (Desvantagens) A organização pode estagnar, perdendo criatividade e inovação; Se a organização não oferecer as oportunidades de crescimento no momento certo, corre-se o risco de defraudar as expectativas dos colaboradores e, consequentemente, podem-se criar estados de desinteresse, apatia e até levar à demissão; Pode gerar conflitos de interesses entre pessoas que estão em pé de igualdade para ocupar o mesmo cargo; Pode provocar nos colaboradores menos capazes, normalmente em cargos de chefia, um sentimento de insegurança que poderá fazer com que estes sufoquem o desempenho e aspirações dos subordinados, a fim de evitarem futura concorrência; Quando administrado incorretamente, pode levar à situação que Laurence

Fases do Recrutamento Recrutamento Externo O recrutamento é externo quando, havendo uma determinada vaga, a organização tenta colmatar a mesma com candidatos externos que são atraídos pela organização através de técnicas de recrutamento. As técnicas de recrutamento são os métodos através dos quais a organização divulga a existência de uma oportunidade de trabalho junto às fontes de recursos humanos mais adequadas. O que vai definir as técnicas são as fontes de recrutamento e as qualificações. O recrutamento externo incide sobre candidatos reais ou potenciais, disponíveis ou em situação de emprego e pode envolver uma ou mais técnicas de recrutamento.

Fases do Recrutamento Recrutamento Externo As principais técnicas de recrutamento externo são: boca-a-boca: apresentação do candidato a partir de um colaborador. Desta forma, a organização faz com que o colaborador se sinta prestigiado pelo facto da organização considerar as suas recomendações, ao apresentar um amigo ou conhecido e, dependendo da forma como o processo é conduzido, o colaborador torna-se corresponsável junto à empresa pela sua admissão. É também uma técnica de baixo custo, alto rendimento e baixa morosidade; cartazes ou anúncios na portaria da empresa: é uma técnica de baixo custo, mas cuja eficácia nos resultados depende de uma série de factores, como a localização da empresa, a proximidade das fontes de recrutamento, a proximidade de movimento de pessoas, facilidade de acesso. É uma técnica que espera que o candidato vá até ela. Normalmente, é utilizada para funções de baixo nível.

Fases do Recrutamento Recrutamento Externo para tal, há uma apresentação da organização, em que esta fala dos seus objectivos, da sua estrutura e das políticas de emprego; viagens de recrutamento a outras localidades: quando o mercado de recursos humanos local está bastante explorado, a empresa pode recorrer ao recrutamento em outras cidades ou outras localidades. Neste caso o técnico de recrutamento dirige-se ao local em questão e anuncia através da rádio e imprensa local; contactos com outras empresas que atuam no mesmo mercado, em termos de cooperação mútua: estes contactos interempresas chegam a formar cooperativas de recrutamento; agências de recrutamento: estas agências estão a proliferar, no sentido de prestar serviços de recrutamento e seleção a pequenas, médias e grandes empresas. Estão aptas a recrutar e selecionar candidatos independentemente das suas qualificações. Ou seja, ao contrário de outras técnicas, esta permite recrutar candidatos não só de baixo nível, mas também altamente qualificados. Torna-se, então uma das técnicas mais caras, embora seja compensada pelos factores tempo e rendimento. Na maior parte das vezes, as técnicas de recrutamento são utilizadas conjuntamente, pois o processo de recrutamento tem que ter em conta o binómio custo/rapidez.

Fases do Recrutamento Recrutamento Externo (Vantagens) Traz sangue novo e experiências novas à organização: a entrada de recursos novos na organização impulsiona novas ideias, novas estratégias, diferentes abordagens dos problemas internos da organização; enfim, permite à organização manter-se atualizada com o ambiente externo e ao corrente do que se passa noutras organizações; Permite munir a empresa com quadros técnicos com formação no exterior: isto não significa que, a partir da admissão, não tenha que investir em formação com esse candidato, mas o que é certo é que vai usufruir de imediato do retorno dos investimentos efectuados pelos outros; Renova e enriquece os recursos humanos da organização: principalmente quando a política é admitir pessoal jovem, dinâmico, mais qualificado e credenciado do que o já existente na organização; Evita conflitos entre pessoas que fazem parte da mesma organização: no caso de, por exemplo, duas pessoas estarem aptas a ocupar o mesmo cargo e a organização escolher uma delas, pode desencadear na rejeitada um sentimento de injustiça e provocar um conflito grave.

Fases do Recrutamento Recrutamento Externo (Desvantagens) É um processo mais demorado do que o recrutamento interno: porque temos de considerar o tempo despendido com a escolha das técnicas mais adequadas, com as fontes de recrutamento, com a atração dos candidatos, com a seleção, os exames médicos, com possíveis compromissos do candidato a outra organização e com o processo de admissão. Este período será maior para as funções de topo. Desmotiva as pessoas que trabalham na organização: os funcionários podem, em determinados casos, ver o recrutamento externo como uma política de deslealdade para com eles; Cria distorções ao nível salarial: porque quem vem de novo, normalmente vem ganhar mais do que aquele que já está há mais tempo na organização e a desempenhar a mesma função, o que pode levar ao aumento dos salários em geral, para evitar grandes disparidades; É mais caro: exige despesas imediatas com anúncios, jornais, agências de recrutamento.