Somos seres humanos com muitas diferenças

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eu sou.... Um ser que mesmo com o discurso de que sei de tudo, necessito de alguém para me guiar;
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
O papel do Educador Acho que o papel de um educador conscientemente progressista é testemunhar a seus alunos, constantemente, sua competência, amorosidade,
OS FATOS... CONTAM QUE TUDO MUDOU! O MUNDO MUDOU!
Porque ensinar Ciências na Escola?
O TRABALHO COM PROJETOS
O desenvolvimento emocional e a família Constituição de identidade individual, familiar e social.
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Escola e Família: quais são suas competências?
I- Concepção de Educação
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
2º encontro – Professores Maio de 2012
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Professor-artista-professor
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
- Educar -.
Como a Criança Pequena se Desenvolve
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Projeto Político-Pedagógico
Educação, Comunicação e Internet
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Educação Ambiental - GPEEA
“ Caminhante não há caminho, o caminho se faz ao andar”
- Educar -.
Fenomenologia Edmund Husserl ( ).
Cuidar e Educar: Papel de quem?
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos
CULTIVANDO A HONESTIDADE
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Documento de Aparecida
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO VICENTINA: EXCELÊNCIA ACADÊMICA E COMPROMISSO SOCIAL
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
O SIGNIFICADO DO ESPAÇO DA ESCOLA PARA A CRIANÇA
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
- Educar -.
Sala de Recursos Multifuncionais
Construindo uma competência específica da prática docente na Educação Infantil a partir das idéias de Terezinha Rios “Fazer um trabalho competente, ser.
UM NOVO TEMPO ASSUSTADA, A PRINCÍPIO, ME SENTI PERDIDA, POIS NÃO DOMINAVA O COMPUTADOR.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
TRANSFORMANDO A COMUNIDADE
Unidade: Dificuldades Escolares Neucélia Meneghetti de Pieri UCS - EAD INTERAÇÃO COM O MUNDO CULTURAL.
SITUAÇÕES.
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Para não esquecer Marita Martins Redin.
Construindo a cultura educacional inclusiva
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
A IDENTIDADE.
- Educar - “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Textos e citações do Rubem Alves
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Paulo Freire
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Fundadora da Piraporiando
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

A invisibilidade dos bebês e crianças pequenas:desafios e possibilidades

Somos seres humanos com muitas diferenças

Três pontos importantes para uma postura ética e pedagógica com relação as crianças: Querer mudar. Ter como princípio o direito a Vida Conhecer mais sobre a criança e infância.

Os bebês são pessoas

Somos seres de sentidos

O adulto é importante referência na construção de uma identidade segura.

Redescobrir o papel do professor com investigador

Precisamos reaprender a ver como as linguagens, as ideias e a vida se comunicam e se completam. Re-ligar para ver a inteireza que existe na educação e na vida.

Práticas pedagógicas escuta observação Pedagogia diálogo pergunta

Que histórias queremos contar sobre as crianças? Como ajudar as crianças a escreverem a própria história tendo as marcas da infância? Qual o valor que atribuímos para as ações, sentimentos, ideias, opiniões...produzidos pela criança?

Dizer que reconhecemos a criança como sujeito é admitir que ela é: Competente Ativa Com poder de criação

Eu realmente acredito na criança? A Criança tem o direito de querer reclamar, exigir, mas ainda existem escolas que a restringe a não fazer barulho, falar , escutar, perguntar e a executar ordens. Tudo isso em nome do bem estar das crianças! Precisamos mudar esta história. Eu realmente acredito na criança?

Desenvolver sem alegria não é suficiente Desenvolver sem alegria não é suficiente. Dar alegria sem desenvolver tampouco é educar.

Bete Godoy betegodoy@uol.com.br