CAPÍTULO 12 Liderança.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

LIDERANÇA É um processo de influenciar atividades individuais e grupais em direção ao estabelecimento das metas e sua consecução. São atividades inerentes.
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
GRUPOS, MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA
Liderança Sumário: Conceito de “Liderança” 2. Estilos de Liderança
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
Daciane de Oliveira Silva
Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO)
Capacidade de exercer influência sobre pessoas;
Coordenação (Cont. Organização)
CAPÍTULO 7 Papel dos Gerentes.
Consultor Paulo Queija
Liderança Situacional
A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA
Comportamento Organizacional
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 12 Liderança, poder e política
Líder x Liderado Silvio Dobelin.
Valor Consultoria Empresarial
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
CAPÍTULO 2 Papel dos Gerentes.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
Gerenciamento e Liderança nas atuais Organizações
Administração Participativa
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Estrutura Formal Representada formalmente pelo organograma Planejada
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
Enfoque comportamental
- Minister (subordinação ou obediência)
LÍDER (PESSOA ESPECIAL)
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Liderança O que é liderança? Liderança é inata?
Gestão de Recursos Humanos
O que é Liderança? Liderança
Os Estilos de Liderança
Capítulo 7 Direção.
TRABALHO EM EQUIPE I.
O QUE É LIDERANÇA? Liderança Administração
Comportamento Organizacional: Maria Regina Teixeira de Carvalho
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
Liderança Contingencial
Liderança.
Tema 15 - LIDERANÇA: Estilos de liderança e Eficácia
Compreendendo Equipes de Trabalho
Capítulo 7 Direção.
Como Administrar na Sociedade Moderna
Variáveis Básicas do D.O.
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
LIDERANÇA E CONFIANÇA.
Tema 13 - LIDERANÇA: PODER (Autoridade Formal)
1.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Velhos e Novos Perfis de Liderança
Habilidades e características do líder
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro
Relações Humanas (Dando Importância aos Grupos)
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
Liderança Prof.: Raul Graf de Miranda, MS. Esp..
Liderança Prof.: Raul Graf de Miranda, MS. Esp..
LIDERANÇA.
Transcrição da apresentação:

CAPÍTULO 12 Liderança

Liderança Autoridade Formal Fundamenta-se na crença dos seguidores a respeito das qualidades do líder e de seu interesse em seguí-lo. Fundamenta-se em leis aceitas de comum acordo, que criam figuras de autoridade dotadas do poder de comando. O seguidor obedece ao líder e à missão que ele representa. O seguidor obedece à lei incorporada na figura de autoridade, não à pessoa que ocupa o cargo. O líder é instrumento para resolver problemas da comunidade. A lei é instrumento para possibilitar a convivência social. MAXIMIANO /TGA – Fig. 12.1 – Diferenças entre autoridade formal e liderança.

Liderança Autoridade Formal A liderança é limitada ao grupo que acredita no líder ou precisa dele. Os limites da liderança definem a área de influência do líder. A autoridade formal é limitada no tempo e no espaço geográfico, social ou organizacional. Os limites definem a jurisdição da autoridade. A liderança tem a duração da utilidade do líder para o grupo de seguidores. A autoridade formal é temporária para a pessoa que desempenha o papel de figura de autoridade. Os líderes têm o poder representado pela massa que o segue. A autoridade formal inclui o poder de forçar a obediência das regras aceitas para a convivência. A liderança é produto de inúmeros fatores. Não é qualidade pessoal singular. A autoridade formal é atributo singular. MAXIMIANO /TGA – Fig. 12.1 – Diferenças entre autoridade formal e liderança.

Características Pessoais dos Liderados Características Pessoais dos Líderes Motivações, necessidades competências Motivações, competências estilo Conteúdo moral, calculista ou alienatório Cultura organizacional e social Características da Tarefa ou Missão Contexto Organizacional e Social da Liderança MAXIMIANO /TGA – Fig. 12.2 – Quatro componentes do contexto da liderança.

Administrador de Sistemas Internos Relações Públicas Planejador Líder MAXIMIANO /TGA – Fig. 12.3 – Liderança é um dos papéis de um executivo e não o único determinante de seu desempenho.

MAXIMIANO /TGA – Fig. 12.5 – O líder e suas características pessoais. MOTIVAÇÕES E INTERESSES TRAÇOS DE PERSONALIDADE HABILIDADES MAXIMIANO /TGA – Fig. 12.5 – O líder e suas características pessoais.

TIRANIA AUTOCRACIA DEMOCRACIA DEMAGOGIA Abuso de autoridade; Excesso de poder. AUTOCRACIA Centralização de poder de decisão no chefe. DEMOCRACIA Divisão dos poderes de decisão entre chefe e grupo. DEMAGOGIA Busca da popularidade com os liderados. MAXIMIANO /TGA – Fig. 12.6 – Quatro estilos de liderança estudados desde a antigüidade.

Uso da autoridade pelo gerente Liderança orientada para o chefe Liderança orientada para os subordinados Uso da autoridade pelo gerente Área de liberdade dos subordinados O gerente decide e comunica a decisão. O gerente “vende” a decisão. O gerente apresenta idéias e promove debates. O gerente apresenta uma decisão possível, sujeita a mudança. O gerente apresenta o problema, pede sugestões e toma a decisão. O gerente define limites, dentro dos quais o grupo decide. O gerente permite que a equipe trabalhe sozinha dentro dos limites. Amplitude do comportamento MAXIMIANO /TGA – Fig. 12.7 – Modelo de liderança de Tannenbaum s Schmidt.

Estilo orientado para a tarefa (autocrítico) Estilo orientado para as pessoas (democrático) Estilo tarefa. Estilo pessoas. Liderança orientada para a tarefa. Liderança orientada para as pessoas. Liderança orientada para a produção, para a produtividade ou eficiência. Liderança orientada para as relações humanas. Liderança orientada para o planejamento e a organização. Liderança orientada para a consideração ou para o grupo. MAXIMIANO /TGA – Fig. 12.8 – Dois estilos básicos de liderança.

Orientação para pessoas Democracia Orientação para pessoas Democracia Autocracia Orientação para a tarefa Autocracia MAXIMIANO /TGA – Fig. 12.9 – Democracia e autocracia não são dois estilos mutuamente exclusivos, mas comportamentos que se combinam.

Comportamentos Ineficazes Comportamentos Eficazes Estilo Tarefa Estilo Pessoas Comportamentos Ineficazes Comportamentos Eficazes De forma geral, o estilo tarefa tem efeito positivo sobre o desempenho da tarefa. Dirigir a tarefa e manter distanciamento social são comportamentos associados à eficácia do líder. De forma geral, o estilo pessoas tem impacto positivo sobre a satisfação das pessoas. Reforçar o espírito de equipe é um comportamento específico associado à eficácia do líder. O comportamento autocrático, que restringe a autonomia do subordinado, resulta na ineficácia do líder. A permissividade ou demagogia diminui a satisfação e a produtividade. MAXIMIANO /TGA – Fig. 12.10 – Eficácia e ineficácia estão associadas aos dois modelos básicos de liderança.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 9 8 7 6 5 4 3 2 1 1,9 Administração do tipo “clube de campo”: uma cuidadosa atenção às necessidades de relacionamento das pessoas produz uma atmosfera amigável e um ritmo de trabalho confortável. 9,9 Administração do tipo “gerência de equipes”: o trabalho é realizado por pessoas comprometidas; a interdependência que resulta do sentido de “mesmo barco” produz um ambiente de relacionamento de confiança e respeito. 5,5 Administração do tipo “funcionário”: o desempenho adequado da organização é alcançado por meio do equilíbrio entre a necessidade de trabalho e a manutenção do moral das pessoas em nível satisfatório. 1,1 Administração precária: a permanência como membro da organização requer um mínimo de esforço para fazer o serviço. 9,1 Administração e obediência: a eficiência das operações é produto de um sistema de trabalho no qual a interferência do elemento humano é mínima. Ênfase na produção Alta Baixa Ênfase na pessoas MAXIMIANO /TGA – Fig. 12.11 – Grade gerencial de Blake e Mouton: combinação de dois estilos de liderança.

Comportamento orientado Comportamento orientado Muito para o relacionamento Comportamento orientado Pouco Pouco relacionamento, pouca tarefa Muita tarefa, pouco relacionamento Muito relacionamento, muito relacionamento Pouco Comportamento orientado para a tarefa Muito Estilo do líder Delegação Participação Venda Comando E4 E3 E1 E2 Moderado Baixo Alto M4 M3 M2 M1 Maduro Imaturo Maturidade dos Subordinados MAXIMIANO /TGA – Fig. 12.12 – Modelo de liderança situacional de Hersey e Blanchard.

Liderança Transacional Liderança Carismática ou Transformadora Líder Negociador Líder Inspirador Liderança baseada na Promessa de Recompensas Líder Transformador Liderança Manipulativa Líder Revolucionário Agente de Mudanças Líder Renovador MAXIMIANO /TGA – Fig. 12.13 – Uma síntese das características da liderança carismática e da liderança transacional.