Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano Missão: Definir as políticas, o planejamento, a execução,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
Advertisements

AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DA GOVERNANÇA ESTADUAL Novembro de 2006.
AGENDA: A BUSCA DA EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO
Propostas para qualificar o Processo do Orçamento Participativo TRANSVERSALIDADE Promover capacitação permanente das redes de participação social a partir.
Planejamento 2 Universidade de Brasília
Planejamento 2 Universidade de Brasília
PLANO DE GESTÃO.
Administração Financeira III
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
Fabiano André Vergani
Quem somos O que fazemos Slide 1
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Abrangência do Planejamento
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
PLENÁRIA FINAL.
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA ESTADUAL DE HABITAÇÃO PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO PEH-SP.
Secretaria do Desenvolvimento Urbano
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
Estrutura Institucional para o Desenvolvimento Urbano do Paraná ESTRUTURA INSTITUCIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
Funções da Administração
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
José Alberto Ribeiro Carvalho
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
Auditoria e Acompanhamento.
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Plano de Bacia do Rio Caí
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Planejando a Próxima Década
SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Conceitos, Fases e os níveis do planejamento
MAIO 2010.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA.
ESTATUTO DA METRÓPOLE REGIÃO METROPOLITANA DE APUCARANA
SALVADOR-BA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO Coordenadoria Central de Tecnologia de Gestão.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Recursos Financeiros SUS – Gastos à Luz da Legislação Vigente Antonio Carlos Rosa de Oliveira Junior Diretor Executivo Fundo Nacional de Saúde/MS São Luiz.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Fazenda Subsecretaria de Administração Geral Diretoria de Gestão de Pessoas Gerência de Desenvolvimento.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
Aula 1.  “conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”  administração do.
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
A Regulação dos Serviços de Saneamento Básico nas Regiões Metropolitanas BRASÍLIA, 17 de agosto de 2015 C ARLOS R OBERTO DE O LIVEIRA.
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
PANORAMA INSTITUCIONAL PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA Jaqueline Dias Ribeiro.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DO GASTO Maria Catarina Ribeiro Raulino Analista do Tesouro do Estado
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Garantir a segurança da informação Otimizar os processos de prestação de serviços públicos Prestar apoio técnico aos projetos e processos.
* *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano Missão: Definir as políticas, o planejamento, a execução, a coordenação e o controle das atividades ligadas ao desenvolvimento urbano e regional, incluindo as aglomerações urbanas do meio rural, além de integrar os municípios, a fim de ordenar o pleno desenvolvimento das cidades e garantir o bem-estar dos habitantes. Prof. Jamil Abdanur Junior

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano Planejamento da SEDU Referenciais / premissas Plano de Metas do Governo Beto Richa – Mapa Estratégico do Paraná Legislação vigente Recursos disponíveis (metodologia para elaboração do orçamento) * Programas mais demandados pelos Municípios

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano Princípios gerais do Planejamento da SEDU Contribuição aos objetivos: deve, sempre, visar aos objetivos máximos da Secretaria / Estado; Precedência do planejamento: correspondendo a uma função administrativa que vem antes das outras (organização, direção e controle) preferencialmente proativo e não reativo; Maior penetração e abrangência: pois pode provocar uma série de modificações e nas características e atividades da Secretaria; Maior eficiência, eficácia e efetividade: deve procurar maximizar os resultados e minimizar as deficiências.

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano Princípios específicos: Participativo o processo é mais importante que o produto (plano); Coordenado busca a interação e interdependência; deve haver uma coordenação ; Permanente ambiente turbulento e mutante; necessidade constante de adaptações, pois nenhum plano mantém seu valor ao longo do tempo; planos adequados aos cenários. Integrado pressupõe hierarquizar os planos; subdivisão: programas, projetos, tarefas e atividades.

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano Diretrizes e planos Atender todos os municípios do Paraná, priorizando aqueles com indicadores socioeconômicos inferiores à média nacional e/ou estadual; Investir na qualificação dos servidores públicos municipais e da SEDU (CST, Pós, Formação de Líderes... ) Melhorar a qualidade dos serviços prestados pelas Prefeituras aos cidadãos do Paraná com investimentos em tecnologia – Paraná Digital.

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano Diretrizes e planos Ampliar e/ou fortalecer as parcerias da SEDU para viabilização de seus principais projetos: Instituto Federal do Paraná – IFPr. SETI / Universidades (Planos regionais de desenvolvimento e Política Estadual de Desenvolvimento Urbano); Escola de Governo; Escola Internacional de Sustentabilidade Urbana de Curitiba; SEBRAE / Escola de Criatividade / SEEd; Empresas de tecnologia (primeiros contatos - Cidades inteligentes...);...

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano Diretrizes e planos Participação efetiva da SEDU em Conselhos, Comitês e Grupos de Trabalho Atualmente a SEDU está representada em mais de 20 Conselhos, Comitês ou Grupos de Trabalho * Investir em tecnologia, em infraestrutura e nas pessoas para melhorar a Gestão da Secretaria: Mapeamento de processos e automação; Programa de qualidade; Reorganização administrativa; Desenvolvimento de sistema para subsidiar quantitativa e qualitativamente a SEDU em suas tomadas de decisões (Sedu/Paranacidade Interativa)

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano Diretrizes e planos Reestruturar as Coordenadorias das Regiões Metropolitanas (COMEC, COMEL, COMEM, COMIC, Litoral,...) Ampliar os serviços da Secretaria prestando mais apoio aos Municípios (Banco de dados com divulgação de boas práticas de gestão, acompanhamento dos Programas/Orçamento da União e repasse de informações sobre recursos disponíveis – município, estado, região SUL,...) Avaliar permanentemente os trabalhos a fim de que as metas sejam plenamente atingidas.

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano