15ª Conferencia Nacional de Saúde, Comunicação e Mobilização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definição do público-alvo:
Advertisements

Agosto/2010 Programa Regional de Centros Vocacionais Tecnológicos.
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
O Professor de Educação Física e os
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Secretário Nacional de Juventude
CONASEMS -
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Rede de Atenção Oncológica
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Habilidades em Comunicação V
Atenção Humana na Saúde
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
Fortalecimento da institucionalidade do conselho
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
Bárbara Bezerra Lorena Freitas Taís Ziegler Thaisa Quixadá
PLANO DIRETOR E METODOLOGIA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
A Recomendação n. 31 do CNJ – Teoria e Prática Análise do discurso do sujeito coletivo no caso da judicialização da saúde Profa. Ana Carla Bliacheriene.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
A atenção à Saúde coordenada pela APS: construindo as Redes de Atenção no SUS Documento de posição da OPAS Brasil Dr. Renato Tasca OPAS/OMS Brasil.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Psicologia e Segurança Pública
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
A Politica de Assistência Social
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Boas práticas e novas ideias na inclusão de crianças e jovens 1.
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Seminário Administração Pública e Política no Brasil Centro de Estudos da ENSP – Fiocruz Celina Souza Pesquisadora do CRH/UFBA Rio de Janeiro, 17/11/2010.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA “Escolhe, pois, a vida” Dt 30, 19 AVALIAÇÃO.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL n0 SUS
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
Consórcio Energético do Rio Uruguai
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Estratégia para Fortalecimento da Gestão.
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
A Interface a Proteção Social Especial e os Programas Socioeducativos SEDS – 25 de fevereiro de 2014.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Núcleo de Pesquisas em Gestão,Políticas e Tecnologias de Informação NGPTI/UFG Laboratório de Políticas Públicas Participativas L3P.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE  Realização da formação em primeiros socorros em cardiologia para 2160 trabalhadores das Unidades de Saúde da Família.
Transcrição da apresentação:

15ª Conferencia Nacional de Saúde, Comunicação e Mobilização Debates sobre as necessidades sentidas pelas pessoas e assuntos como a participação da comunidade, gestão, financiamento, inovações tecnológicas. Revisitar os princípios do SUS. Renovar a defesa da saúde pública como direito de todos (25 anos do SUS). Elaboração: Clóvis Boufleur – Representante Titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde, Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança.

Seminário de Comunicação e Fortalecimento do SUS Na conferencia a população pode promover mudanças para melhorar o SUS. A primeira mudança é convidar muitas pessoas para as conferências de saúde. Um dos passos é levar as ideias com antecedência ao Conselho de Saúde, que vai organizar a conferência no município. Elaboração: Clóvis Boufleur – Representante Titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde, Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança.

Seminário de Comunicação e Fortalecimento do SUS Como forma de convidar as pessoas podem ser realizadas reuniões descentralizadas do Conselho de Saúde, audiências pupulares, promover o envolvimento dos trabalhadores e gestores da saúde, organizar conferência locais junto às Unidades Básicas de Saúde, incluir áreas afins com educação e assistência social e grupos específicos: jovens e de defesa direitos. Elaboração: Clóvis Boufleur – Representante Titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde, Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança.

Seminário de Comunicação e Fortalecimento do SUS Usar os meios de comunicação para anunciar a conferência com linguagem e conteúdo de interesse para as pessoas do município. Elaboração: Clóvis Boufleur – Representante Titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde, Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança.

Seminário de Comunicação e Fortalecimento do SUS A metodologia da conferência deve privilegiar o debate em grupos, poucas palestras. Os grupos de discussão devem ter roteiros e perguntas para o debate, divididos por temas, com relatores para registrar a discussão. Elaboração: Clóvis Boufleur – Representante Titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde, Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança.

Seminário de Comunicação e Fortalecimento do SUS Existe um longo caminho para transformar boas decisões em políticas e programas. Esperamos que atividades de mobilização que envolvem as conferencias possam auxiliar na solução destes pontos de atenção. Com a contribuição de cada pessoa vamos produzir melhorias no atendimento de saúde nas famílias, nas unidades básicas de saúde, nas maternidades e nos demais serviços do SUS. Elaboração: Clóvis Boufleur – Representante Titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde, Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança.

Seminário de Comunicação e Fortalecimento do SUS Elaboração: Clóvis Boufleur – Representante Titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde, Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança.

Obrigado! Clovis Boufleur Representante Titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde, Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança www.pastoraldacrianca.org.br Elaboração: Clóvis Boufleur – Representante Titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde, Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança.