Planeamento da unidade 0 Arlinda Lopes Isolina Martins Didáctica /2007
Contextualização da unidade Enquadramento – Ciências Naturais 10.º ano Tema – Diversidade e Unidade na Biosfera Sub-temas - A Biosfera - A Célula
Abordagens Planear a unidade tendo em conta o papel do aluno no processo de aprendizagem - PlanificaçãoPlanificação Desenvolver actividades que centralizam essencialmente neste aspecto - Papel activo do aluno Facilitar o processo de aprendizagem relacionando os conceitos - Mapa de conceitosMapa de conceitos
As Actividades A Biosfera Construção de uma cadeia alimentarcadeia alimentar Caracterização dos reinosreinos DebateDebate sobre a necessidade de criação de áreas protegidas e protecção de espécies em vias de extinção. A Célula Realização de um Webquest sobre a descoberta da célulaWebquest Elaboração de aula experimental - observação de células ao MOCaula experimental
Os Materiais A Biosfera Visualização de filmes: -Níveis de organizaçãoNíveis de organização -Ecossistemas Utilização do Manual Exploração de: -Acetatos -Slides Utilização das TIC: - Internet - Computador Retroprojector A Célula - Visualização de filmes -As cem descobertas.. Utilização do Manual Exploração : -Acetatos Utilização das TIC: -Computador -Internet Retroprojector
Avaliação Avaliação sumativa – TesteTeste Avaliação Formativa – Ficha de trabalhoFicha de trabalho Apresentação do produto do webquest, e das actividades realizadas em grupo ou individualmente Participação
Dificuldades Na organização dos conteúdos Na determinação do n.º das aulas sendo que 9 aulas é pouco para realizar mais actividades Na elaboração do Mapa de conceitos
Agradecimentos Às professoras de Ciências Naturais À escola Secundária do Monte de Caparica
Fim