Planeamento da unidade 0 Arlinda Lopes Isolina Martins Didáctica 2 2006/2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
Advertisements

Fundamentos da Didáctica da Matemática
Vídeo educativo Produzir e explorar o vídeo educativo Outubro de 2005.
Visão Global do Projecto
Apresentando.
Actividades do Formador
Escola secundária Martins Sarmento
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
PROJETO TERRÁRIO Construindo, observando e registrando as transformações em um ecossistema!
Escola Superior de Educação
Curso de novas tecnologias na escola
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Projecto Ciência Viva Ano lectivo 2006/2007 Coordenadora: Lucília Batista Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio.
Didáctica da Matemática
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Protecção e Convenção da Natureza
Planeamento de uma Unidade Didáctica
O mundo em miniatura: Da prática à teoria! Eva Firme 9 Abril 2006.
Planificação de uma unidade didáctica
Exposição de algumas questões! Unidade 3 Modo como abordei o planeamento da Unidade 3 Elisabete Carneiro.
Objectivo Objectivo – Apoiar o Programa de Formação de Professores do 1º Ciclo no ensino experimental das ciências Criticas Criticas - Diferença entre.
Construção do Jogo. O papel da professora situou-se nos planos de: 1.Orientadora 1.Orientadora na intervenção activa do aluno 2.Interventora 2.Interventora.
Quadro geral das Ciências da Educação.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
A minha primeira vez… com o GSP
Instrumento de apoio ao ensino, aprendizagem e avaliação disponível na Internet Maria Helena Silva Projecto Matemática Ensino Universidade de Aveiro.
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
ESCOLA EB 2/3 DE CANIDELO PROJECTO MIL ESCOLAS.
ok&id=44551 “Ensino e aprendizagem com TIC na Educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico” INTEGRAÇÃO.
Actividade 3 Análise de uma ferramenta ou recurso.
Formação do Novo Programa de Língua Portuguesa
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Departamento do Ensino Secundário
Relatório 2012 SLIDE 1 - Tema / Conte ú do(s) explorado(s) | Data (atividades) | N º sessões …
Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva
TIC 10º ano de escolaridade
Santarém Março a Julho de 2007
A diversidade da vida.
OS VÍDEOS DA TV ESCOLA E TV ABERTA NAS AULAS DE CIÊNCIAS
Escola Secundária da Portela
Análise de uma ferramenta ou recurso
Escola Secundária Alberto Sampaio. 2  Sumário:  Revisões.  Realização da ficha de revisões. M ÓDULO 1.
Tecnologias da Informação e Comunicação 9.º C Escola Secundária/3 da Sé - Lamego.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
Rochas dominantes Calcário.
Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
Encontro Construindo o futuro com as TIC Évora, Julho 2006 Exploração de aplicações interactivas na aprendizagem da Matemática.
JORNADAS DE ABERTURA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA 2008 Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação com o Magalhães – Centro.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Amigas do Ambiente Anabela Videira Escola Secundária Morgado Mateus
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Carlos Carvalho - Isabel Gorgulho O Contributo das TIC para as Novas Áreas Curriculares TIC Carlos Carvalho Isabel Gorgulho Membros da equipa Nónio Século.
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Soltíscio 3+2.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
O trabalho na gestão curricular Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de.
Minha escola NA Na Escola Marechal Rondon, onde trabalho, existem vários recursos tecnológicos:
Angela Knaesel Vítor Silva Mestrado em Didáctica das Ciências Universidade de Aveiro 07 de Junho de 2010 ESTUDO COMPARATIVO DOS PADRÕES DE QUESTIONAMENTO.
Identificação da atividade e do aluno
PROJETO DA SALA DE INFORMÁTICA ESCOLA AUGUSTO MONTENEGRO
Tecnologia na Escola Computadores: Utilizados por alguns professores para pesquisa, para organização da parte burocrática da escola e nas aulas na sala.
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
PITÁGORAS DE SAMOS.
As tecnologias da Escola Jan Antonin Bata. Computadores: pesquisa na internet, jogos didáticos, desenvolvimento de projetos, criação de gráficos e elementos.
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO Professora : Adriana Batista Santana.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Os Sadinos Alunos: Vítor Hugo Marques, Liliana Pila, Flávia Platkiewica, Inês Martins,
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Planeamento da unidade 0 Arlinda Lopes Isolina Martins Didáctica /2007

Contextualização da unidade Enquadramento – Ciências Naturais 10.º ano Tema – Diversidade e Unidade na Biosfera Sub-temas - A Biosfera - A Célula

Abordagens Planear a unidade tendo em conta o papel do aluno no processo de aprendizagem - PlanificaçãoPlanificação Desenvolver actividades que centralizam essencialmente neste aspecto - Papel activo do aluno Facilitar o processo de aprendizagem relacionando os conceitos - Mapa de conceitosMapa de conceitos

As Actividades A Biosfera Construção de uma cadeia alimentarcadeia alimentar Caracterização dos reinosreinos DebateDebate sobre a necessidade de criação de áreas protegidas e protecção de espécies em vias de extinção. A Célula Realização de um Webquest sobre a descoberta da célulaWebquest Elaboração de aula experimental - observação de células ao MOCaula experimental

Os Materiais A Biosfera Visualização de filmes: -Níveis de organizaçãoNíveis de organização -Ecossistemas Utilização do Manual Exploração de: -Acetatos -Slides Utilização das TIC: - Internet - Computador Retroprojector A Célula - Visualização de filmes -As cem descobertas.. Utilização do Manual Exploração : -Acetatos Utilização das TIC: -Computador -Internet Retroprojector

Avaliação Avaliação sumativa – TesteTeste Avaliação Formativa – Ficha de trabalhoFicha de trabalho Apresentação do produto do webquest, e das actividades realizadas em grupo ou individualmente Participação

Dificuldades Na organização dos conteúdos Na determinação do n.º das aulas sendo que 9 aulas é pouco para realizar mais actividades Na elaboração do Mapa de conceitos

Agradecimentos Às professoras de Ciências Naturais À escola Secundária do Monte de Caparica

Fim