Coordenação pedagógica e as relações no cotidiano da escola

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grande Corrida do Feijão
Advertisements

Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
LÍDER DE TURMA – ª SÉRIE -
Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
2012 REUNIÃO DE INÍCIO DE ANO Bem vindos
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O sucesso do trabalho pedagógico
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Quando falamos em aprender...
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
Capacitação dos professores
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
Todo dia é dia de educação!
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Organização do Planejamento com os professores
Por: Sonia Maria Teixeira Fevereiro de 2009 Para meus professores e colegas do Curso de Especialização em Informática na Educação - PUC RS.
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
Perfil Sócio-Econômico e Avaliação do Grau de Satisfação do Aluno
Disciplina: Estágio Supervisionado I
A relação Professor/ Aluno
A Função do Professor Articulador
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
DINAMIZADOR DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Sala de informática 2009 Com a Prof a. Débora DéboraFamíliaTrabalho.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
3ª Coordenadoria Regional de Educação
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
SITUAÇÕES.
Escola Estadual Guaicuru STE ALCIDINEIA LUIZ CARLOS DEODATO.
PORQUE QUERO SER REPRESENTANTE –
1ª Formação de Professores Coordenadores
Data do Chamado EquipamentoProblema Número do chamado Contato Procempa Número de série Quem ligou? 14/03/08Impressora Falha na impressão Júlio15/03/08Jane.
O Professor como Sujeito de Transformação
Escola... Qual o perfil da sua?.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Estudos Sobre Avaliação da Aprendizagem
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Prática na Sala de Recursos Multifuncionais.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Transcrição da apresentação:

Coordenação pedagógica e as relações no cotidiano da escola Maria José Batista Pinto Flores maria1901@gmail.com

Objetivo Compreender o trabalho de coordenação pedagógica na escola e como as distintas relações estabelecidas no cotidiano influenciam nossa autonomia e afirmação profissional.

Nosso minicurso Apresentação de cada um(a). Trabalho coletivo: fazendo algo?! Registro de uma rotina de coordenação. Análises das nossas rotinas de coordenação.

Rotina de uma coordenadora DIARIAMENTE Chegava à escola 15 minutos antes das aulas começarem. Tinha uma sala própria compartilhada com colegas dos demais turnos. Ao entrar na sala sempre havia bilhete das demais colegas e da diretora instruindo coisas para serem feitas (ex.: avisar para as cantineiras que no dia anterior alguma coisa ficou fora do lugar, a licença de algum docente, etc) ou para serem planejadas (reuniões); Nos dois primeiros horários eu não conseguia realizar absolutamente nada que fosse previamente planejado devido às demandas espontâneas: falta de professores, professores em horários vagos que aproveitava para reclamar algo, alunos que vinham expulsos de sala de aula, alunos reclamando ou solicitando coisas específicas (orientações pedagógicas e burocráticas/documentos). No recreio, quase sempre não podia compartilhar um momento com os docentes, tinha que ajudar na vigia do pátio. Quando chegava à sala dos docentes era para dar avisos da direção ou ainda, avisá-los que os alunos já estavam em sala. Nos dois últimos horários começava a organizar algo das demandas e logo, começavam as demandas dos funcionários da conservação que estavam terminando o trabalho e iam embora. Eram avisos, reclamações e relatos. Saía da escola 10 minutos após as aulas terminarem porque tinha que junto com a vice diretora certificar todas as instalações da escola.

Rotina VARIAÇÕES NAS SEMANAS: Eventos de violência nos arredores da escola que interferiam e levava a tomadas de decisões sobre suspensão ou não das aulas. Eventos de indisciplina ou enfrentamento de alunos com professores que demandavam idas às salas de aula. Demandas de organização de formação de professores que exigiam organização de tempos e espaços da escola. RESULTADOS: Eu sempre estava atrasada com meu trabalho, tinha uma sensação de não ser útil para aquela escola e sempre levava trabalho em casa.

Coordenação pedagógica “Suas atividades incluem tanto o planejamento e a manutenção da rotina escolar quanto a formação e o acompanhamento do professor, assim como o atendimento a alunos e pais. Suas funções buscam contribuir para a efetivação do processo de ensino e aprendizagem, o que exige a mobilização de uma série de saberes” (André, 2011, p.20)

Saberes mobilizados na nossa prática A pessoa e o seu trabalho Pluralidade de saberes Temporalidade dos saberes Experiência Saberes a respeito de seres humanos Saberes sobre a formação de professores

As relações... Trabalha pelo outro visando processos determinados Trabalha com o outro e pelo outro visando processos compactuados Trabalha para o outro visando resultados determinados Trabalha com o outro e pelo outro visando resultados compactuados Centralização Participação Resultados

Algumas mudanças na minha rotina Chegava à escola 15 minutos antes das aulas começarem. Tinha uma sala própria compartilhada com colegas dos demais turnos. Estabeleci um horário semanal para atendimento às demandas espontâneas (3 vezes por semana) e os demais horários para acompanhamento de práticas pedagógicas dos docentes. Acompanhava indo às salas de aula, observando, dando sugestões para organização e desenvolvimento das práticas pedagógicas. Havia turmas de supletivo em fase final (03 turmas), desenvolvi uma auto-avaliação com todos os alunos, individualmente, registrando em ficha a percepção deles sobre o desenvolvimento no curso para fechamento com os docentes em Conselho de Classe. Trabalhamos coletivamente uma avaliação única de todas as turmas por meio de prova, envolvendo colaboração dos alunos com folhas de papel ofício, dos professores com a elaboração das questões e ainda ajudando a fazer a impressão em mimeógrafo. Tal trabalho resultou em entusiasmo (os alunos diziam que estavam sendo levados a sério!) e frustação (muitas impressões ficaram horríveis e o gerenciamento delas tornou-se muito cansativo para a equipe) Reorganizei com a vice-diretora o acompanhamento do recreio e passei a conviver mais com os docentes nos momento do intervalo, o que permitiu construir melhores relações pedagógicas, já que as reuniões coletivas eram sempre em horários extra-escolares. Saia da escola 10 minutos após o término da aula. RESULTADOS: levava menos trabalho para casa, afirmei minha posição profissional no espaço da escola, trabalhei mais coletivamente, partilhava mais os processos e resultados do trabalho.

Qualidade de vida e bem estar no trabalho; Afirmação profissional; Ganhos de relações Qualidade de vida e bem estar no trabalho; Crescimento mútuo. Autonomia; Afirmação profissional;

Referências ALMEIDA, L. R. e PLACCO, V. M. O coordenador pedagógicos e questões da contemporaneidade. São Paulo, Loyola, 2011. Dayrel, J. (org.) Múltiplos olhares sobre a escola e a cultura. Belo Horizonte, Autêntica, 2009.

Avaliação do minicurso Uma nota? Uma observação? Uma proposição?