O VALOR DA INFORMAÇÃO FATOR DE APOIO À DECISÃO Redução da incerteza no “Decision Making” (Tomada de Decisão); Necessidade de informação de qualidade; FATOR DE PRODUÇÃO Elemento para criação e introdução de produtos; FATOR DE SINERGIA Qualidade das ligações, relações e fluxo de informação entre as unidades da organização;
FATOR DETERMINANTE DE COMPORTAMENTO INTERNAMENTE: Ações dos colaboradores condizentes com os objetivos corporativos; EXTERNAMENTE: Ações dos clientes, fornecedores, órgãos governamentais e parceiros para alcançar os objetivos organizacionais;
LEIS DA INFORMAÇÃO (Moody e Walsh) O ATO DE ADMINISTRAR A INFORMAÇÃO ESTÁ SUJEITO A DESAFIOS ESPECÍFICOS. 1ª Lei: A informação é compartilhável. 2ª Lei: O valor da informação aumenta com o uso. > n° de pessoas que a usam > benefícios econômicos extraídos > utilização > valor associado
< valor quando o tempo passa Para utilizar é preciso: Saber que ela existe; Saber onde ela está armazenada; Saber como utilizá-la; Receber a informação adaptada para a necessidade; 3ª Lei: A informação é perecível. < valor quando o tempo passa
+ precisa + útil + preciosa + integração + valor potencial 4ª Lei: O valor da informação aumenta com a precisão. 5ª Lei: O valor da informação aumenta quando há combinação de informações. + precisa + útil + preciosa + integração + valor potencial
6ª Lei: Mais informação não é necessariamente melhor. Necessita ser filtrada, pois o excesso prejudica o desempenho; 7ª Lei: A informação se multiplica. É “autogenerativa” por multiplicar-se em operações de síntese, análise e combinação.