EVOLUÇÃO HISTÓRICA A ORGANIZAÇÃO E A EMPRESA MODERNA NASCERAM DEVIDO A: - RUPTURA DAS ESTRUTURAS CORPORATIVAS DA IDADE MÉDIA; - O AVANÇO TECNOLÓGICO, PROGRESSOS.

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Transcrição da apresentação:

EVOLUÇÃO HISTÓRICA A ORGANIZAÇÃO E A EMPRESA MODERNA NASCERAM DEVIDO A: - RUPTURA DAS ESTRUTURAS CORPORATIVAS DA IDADE MÉDIA; - O AVANÇO TECNOLÓGICO, PROGRESSOS CIENTÍFICOS NA PRODUÇÃO, ENERGIA E MERCADOS - PRODUÇÃO INDUSTRIAL EM SUBSTITUIÇÃO DA . ARTESANAL

ABORDAGEM CIENTÍFICA / CLÁSSICA ORIGEM FREDERICK W. TAYLOR - (1856 - 1915) ENGENHEIRO - ESTADO UNIDOS HENRI FAYOL - (1841 - 1925) ENGENHEIRO - FRANÇA SEGUIDORES - GANTT/ CASAL GILBERTH

ABORDAGEM CIENTÍFICA / CLÁSSICA FILOSOFIA CIÊNCIA NO LUGAR DO EMPIRISMO COOPERAÇÃO, NÃO INDIVIDUALISMO RENDIMENTO MÁXIMO OBJETIVO ASSEGURAR A MÁXIMA PROSPERIDADE PATRÕES => MAIORES SALÁRIOS EMPREGADOS => MAIORES SALÁRIOS

ABORDAGEM CIENTÍFICA FUNDAMENTAÇÃO RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO - SIMPLIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS - REDUÇÃO DO TEMPO CONSUMIDO. SEGUNDO TAYLOR, OS TRÊS PRINCIPAIS FATORES QUE AFETAVAM OS RESULTADOS DAS EMPRESAS ERAM: VADIAGEM SISTEMÁTICA POR PARTE DOS OPERÁRIOS DESCONHECIMENTO PELA GERÊNCIA DAS ROTINAS DE TRABALHO E DO TEMPO PADRÃO NECESSÁRIO FALTA DE UNIFORMIDADE DAS TÉCNICAS OU MÉTODOS DE TRABALHO

DIVISÃO DO TRABALHO - ACARRETA MAIOR ESPECIALIZAÇÃO E EFICIÊNCIA SUPERVISÃO FUNCIONAL - CADA OPERÁRIO SUBORDINADO AOS SUPERVISORES CONFORME A SUA ESPECIALIZAÇÃO EXCEÇÃO - TUDO QUE OCORRER NA “ÁREA DE NORMALIDADE” NÃO DEVE SER OBJETO DE PREOCUPAÇÃO DA ALTA ADMINISTRAÇÃO.

RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO TRABALHO CELULAR TRABALHO EM LINHA

ABORDAGEM CLÁSSICA CONTROLAR ORGANIZAR COMANDAR COORDENAR PREVER VISUALIZAR O FUTURO MATERIAL E SOCIAL DIRIGIR E ORIENTAR HARMONIZAR ESFORÇOS PREVISTO X REALIZADO

HENRY FORD BREVE HISTÓRIA NASCIDO EM 1863 - FAZENDA NO ESTADO DE MICHIGAN FASCINADO POR EQUIPAMENTOS MECÂNICOS FUNDOU A FORD MOTOR COMPANY EM 1903 1908 - PRIMEIRO MODELO “T” FOI FABRICADO O MODELO T LEVAVA 12,5 HORAS PARA SER FABRICADO EM 1920 - UM MODELO T POR MINUTO EM 1925 - UM MODELO T A CADA 5 SEGUNDOS

HENRY FORD BREVE HISTÓRIA 1913 - 800 CARROS/DIA 1914 - U$ 5/JORNADA DE 8 HORAS 1926 - 88 FÁBRICAS COM 150 MIL PESSOAS E 2 MILHÕES DE CARRROS/ANO ENTRE 1920 E 1923, A PARTICIPAÇÃO DE MERCADO DA FORD CAIU DE 55 PARA 12% 9 MODELOS - 2 CONVERSÍVEIS EM 1913 SOMENTE 640 TRABALHADORES DE 15 MIL COM MAIS DE 3 ANOS DE CASA CONCORRÊNCIA DA GM - ALFRED SLOAM

MODELO T MUSEU GREENFIELD VILLAGE

ABORDAGEM CIENTÍFICA HENRY FORD (1863 – 1947) MECÂNICO RESPONSÁVEL PELO SALTO QUALITATIVO NO DESENVOLVIMENTO DA ATUAL ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL PROPÔS OS SEGUINTES PRINCÍPIOS BÁSICOS INTEGRAÇÃO VERTICAL E HORIZONTAL PADRONIZAÇÃO – LINHA DE MONTAGEM ECONOMICIDADE – REDUÇÃO DOS ESTOQUES E AGILIZAÇÃO DA PRODUÇÃO: O MINÉRIO SAI DA MINA SÁBADO E É ENTREGUE SOB FORMA DE CARRO NA TERÇA

HENRY FORD CONTEXTO FORD PRESSIONAVA EXCESSIVAMENTE SEUS FUNCIONÁRIOS 1913 - ROTATIVIDADE DE M.O. - 380% NÃO ACEITAVA CRÍTICAS - PRINCIPALMENTE SOBRE O MODELO T OS ENGENHEIROS QUE SUGERIAM MUDANÇAS CORRIAM O RISCO DE SEREM DEMITIDOS GOSTAVA DE INTRIGAS ENTRE SUBORDINADOS (CONTRATAVA DUAS PESSOAS PARA A MESMA VAGA)

(DIVERSAS ÁREAS DA EMPRESA) INTEGRAÇÃO HORIZONTAL ABORDAGEM CIENTÍFICA GERÊNCIA LINHA DE PRODUÇÃO (DIVERSAS ÁREAS DA EMPRESA) INTEGRAÇÃO VERTICAL DEMAIS ÁREAS INTEGRAÇÃO HORIZONTAL (DISTRIBUIÇÃO)

FOCALIZAÇÃO NOS PROCESSOS DE MONTAGEM LINHA DE VELOCIDADE CONTROLADA

TAYLOR, FORD E SLOAN SISTEMA FORD DE PRODUÇÃO ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA ORGANIZAÇÃO DA GENERAL MOTORS TAYLOR, FORD E SLOAN Ênfase na eficiência do Processo Produtivo e na Economia de Recursos Linha de montagem móvel Especialização do trabalhador Sistema produtivo administrado de forma sistêmica Verticalização (controle de todos os fornecimentos) Um produto para todos Um produto para cada tipo de cliente Divisões autônomas (unidade de negócios) para cada produto Administração central define objetivos e cobra resultados3 MAXIMIANO /TGA – Fig. 6.10 – Modelo americano de administração de grande empresa.

BASEADO NOS TEXTOS E NA EXPOSIÇÃO EM SALA, RESPONDAM: EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 1 BASEADO NOS TEXTOS E NA EXPOSIÇÃO EM SALA, RESPONDAM: 1. POR QUE O OPERÁRIO/ARTESÃO TINHA DIFICULDADES DE ADAPTAÇÃO AO TRABALBO DESENVOLVIDO NAS FÁBRICAS DURANTE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL? POR QUE OS CHEFES/SUPERVISORES ENFRENTAVAM OS MESMOS PROBLEMAS? 2. EM QUE CONSISTIA A “VADIAGEM SISTEMÁTICA DO OPERÁRIO”, OBSERVADA POR TAYLOR EM SUAS OBSERVAÇÕES INICIAIS? POR QUE ELE “CULPOU OS GERENTES/ENGENHEIROS/CHEFES PELA SITUAÇÃO ACIMA? 3. EXPLIQUE A INTEGRAÇÃO VERTICAL E HORIZONTAL APLICADA POR HENRY FORD E POR QUE ELA NÃO SE APLICA NA MAIORIA DAS INDÚSTRIAS ATUAIS? 4. BASEADO NOS FRACASSOS MERCADOLÓGICOS E DE GESTÃO DE HENRY FORD JUSTIFIQUE A ESTRATÉGIA DA GM PARA COMPETIR E GANHAR MERCADO A PARTIR DA DÉCADA DE 30.

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO 2 1. POR QUE O OPERÁRIO/ARTESÃO TINHA DIFICULDADES DE ADAPTAÇÃO AO TRABALHO DESENVOLVIDO NAS FÁBRICAS DURANTE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL? POR QUE OS CHEFES/SUPERVISORES ENFRENTAVAM OS MESMOS PROBLEMAS? 2. EM QUE CONSISTIA A “VADIAGEM SISTEMÁTICA DO OPERÁRIO”, OBSERVADA POR TAYLOR EM SUAS OBSERVAÇÕES INICIAIS? POR QUE ELE “CULPOU OS GERENTES/ENGENHEIROS/CHEFES PELA SITUAÇÃO ACIMA? 3. EM QUE CONSISITIA O PRINCÍPIO DA ECONOMICIDADE” DESENVOLVIDO POR FORD? POR QUE A EXCESSIVA INTEGRAÇÃO VERTICAL NÃO SE APLICA NA MAIORIA DAS INDÚSTRIAS AUTOMOBILÍSTICAS DE HOJE? 4. BASEADO NOS FRACASSOS MERCADOLÓGICOS E DE GESTÃO DE HENRY FORD, JUSTIFIQUE A ESTRATÉGIA DA GM PARA COMPETIR E GANHAR MERCADO A PARTIR DA DÉCADA DE 30.