Comunicação Empresarial
Sistema e funcionamento da comunicação A comunicação ocorre dentro da empresa e entre ela e seu meio ambiente, definem e determinam as condições de sua existência e a direção do seu movimento. É preciso levar em conta todos os fluxos de dados : processos de comunicação e intercomunicação da organização.
Sistema e funcionamento da comunicação Propiciará condições para o aperfeiçoamento profissional; Elementos básicos da comunicação: fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador e receptor.
Sistema e funcionamento da comunicação Comunicação é dinâmica e são embasadas em estruturas de interpretação, os esquemas cognitivos que cada pessoa possui e utiliza para compreender os acontecimentos que ocorrem e em, particular, compreender o que nos interessa.
Barreiras Mecânicas ou físicas - aparelhos de transmissão; Fisiológicas – surdez, gagueira são exemplos; Semânticas – uso inadequado de uma linguagem; Psicológicas – são os preconceitos e estereótipos, percepções equivocadas.
Barreiras Administrativas/Burocráticas – distancia física, poder, posse da informação e especialização de tarefas; Excesso de informação; Audição seletiva; Credibilidade da fonte Pressão de tempo; Comunicação incompleta e parcial.
Fluxos Horizontal, realizado entre unidades organizacionais diferentes, mas do mesmo nível hierárquico. Diagonal ou transversal, realizado entre unidades organizacionais e níveis diferentes; e Vertical , realizado entre níveis diferentes da mesma área de atuação.
Vantagens horizontal e vertical Propicia maior rapidez no processo de comunicação; Apresenta menos distorção no processo de comunicação entre as pessoas; Aproxima as pessoas por meio de comunicação direta; Proporciona visão mais integrada da empresa, pois cada indivíduo passa a conhecer de maneira mais adequada, as várias atividades desenvolvidas e quais os responsáveis. Evita sobrecarga nas chefias, pois determinados problemas são resolvidos diretamente pelas pessoas envolvidas.
Desvantagens horizontal e vertical Apresenta informação menos confiável; Pode reduzir a autoridade da chefia; Pode prejudicar o planejamento, coordenação e o controle, porque o chefe tem menos informações; e Pode provocar conflitos e antagonismos.