PRODUÇÃO DE TEXTO – Prof.ª Eryka Rosa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO – ENSINO MÉDIO.
“HPV e Câncer – e Eu com isso?” Concurso de Redação Hospital do Câncer de Barretos Grade de Correção.
Texto de divulgação científica O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivos promover o contato do leitor leigo com o.
FALTOU DINHEIRO... E AGORA O QUE FAZER ? E AGORA O QUE FAZER ? FALTOU DINHEIRO... E AGORA O QUE FAZER ? E AGORA O QUE FAZER ? Prof. Sergio Sebold.
Quando se fala em dinheiro devemos buscar conselhos de pessoas íntegras e habilidosas para que possamos diminuir os nossos erros.
Lgbtfobia: um caminho para a argumentação
Texto dissertativo-argumentativo O desenvolvimento
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
ROTEIRO BÁSICO PARA PROJETO DE PESQUISA
Produção textual - Enem
ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ENGENHARIA
TÍTULO: Subtítulo Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Título do projeto Nomes dos autores Local e Data
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Confabulando com Fábulas.
DESIGN DIDATICO DIGITAL
ALGUMAS FORMAS DE SE INICIAR UMA DISSERTAÇÃO
Administrando seu tempo
PROJETOS 2017.
Estágio IV.
GESTÃO DE Eventos 7º ADM – UDC
Planejamento de estratégias:
A pesquisa na escola.
Estudando para o Enem de Forma Invertida
ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
Métodos de pesquisa Iniciar o aluno no trabalho intelectual alicerçado na busca do conhecimento por meio da aplicação da metodologia científica. Capacitar.
ENEM REVISÃO.
COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA
ESTRATÉGIAS ou MÉTODOS DE ENSINO
Colocar seu nome completo aqui
30anos CENPEC.
Ensino Médio Integrado
Professora mariana Dahrouge
Metodologia do Trabalho Científico
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
EM SALA DE AULA Vir com a matéria do dia previamente lida e organizada da seguinte maneira Para as aulas de exatas com exercícios práticos Faça primeiro.
Texto Dissertativo- argumentativo
Apresentação do Plano de Projeto
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
Pesquisa Bibliográfica
Leitura dos Resultados EXEMPLO
ESTATÍSTICA APLICADA À PESQUISA
Classes de palavras: CONECTIVOS.
COMO ELABORAR UM PROJETO DE MONOGRAFIA
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
Leitura e escrita no vestibular Unicamp
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
Pesquisa Bibliográfica
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
Tópicos Especiais em TI 2
Alef Mafioletti Natan do Rosário
REVISANDO TERMOS Prof.ª Eryka Rosa
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
PROJETOS 2019.
DICAS PARA UMA BOA APRESENTAÇÃO
Como proceder? Encontro 1
A comunicação com os públicos externos
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Prof. Elisson de Andrade
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Educação Financeira Para alterar a imagem no slide, selecione e exclua a imagem. Em seguida, use o ícone Imagens no espaço reservado para inserir sua própria.
Prof. Elisson de Andrade
Transcrição da apresentação:

PRODUÇÃO DE TEXTO – Prof.ª Eryka Rosa CONTEÚDOS DO ANO Notícia Texto de divulgação científica Crônica Texto instrucional Biografia Relatório Contos Reportagem Texto enciclopédico Texto dissertativo Texto didático

ANALISAR A MÚSICA: ME CHAMA LOBÃO Chove lá fora E aqui tá tanto frio Me dá vontade de saber Aonde está você? Me telefona Me chama! Me chama! Me chama Aonde está você? Me telefona Me chama! Me chama! Me chama! Nem sempre se vê! Mágica no absurdo Mágica no absurdo Mágica! Nem sempre se vê Lágrima no escuro Lágrima no escuro Lágrima! Nem sempre se vê! Lágrima no escuro Lágrima no escuro Tá tudo cinza sem você Tá tão vazio E a noite fica Sem porquê

TEXTO DISSERTATIVO ESTRUTURA ( INTRODUÇÃO/ DESENVOLVIMENTO/ CONCLUSÃO) HABILIDADES E COMPETÊNCIAS 1 – Demonstrar domínio da norma culta escrita. 2- Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 3 - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 4 - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 5 -  Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. - ORGANIZAÇÃO DE ARGUMENTOS (VIDA DE LEITOR)

EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO ADMINISTRAR O ORÇAMENTO FAMILIAR? ETAPAS DO PROJETO 1º momento: Discussão em sala sobre o tema. Cada professor conduzirá os assuntos de acordo com sua matéria. 2º momento: Organizar as classes por tema e solicitar a entrega de um esboço do banner com o conteúdo de responsabilidade de cada grupo e a proposta de uma renda extra para ajudar o orçamento familiar. 3º momento: Apresentação do banner e o stand com a renda extra (produtos) para consultoria do público.

ANALISAR DADOS: SIMULAÇÕES DO PROJETO 1- Analise sua situação atual. Antes de tomar qualquer providência, faça um apanhado da situação. Há dívidas? Existe algum dinheiro guardado? Qual seu estilo de consumo? Quanto ganha? Quanto do seu salário vai para despesas fixas e quanto para coisas supérfluas?   Essa análise vai ajudar a traçar um perfil de consumo e, a partir dele, estabelecer um plano de ação, seja para quitar dívidas ou para começar a poupar. 2- Planeje seus gastos. Que tal fazer planos para seu dinheiro a partir de agora? Descobrir para onde ele está indo e definir os seus objetivos a curto, médio e longo prazo? 3 - Faça uma poupança. Depois de planejar os gastos, que tal abrir uma poupança? Crie o hábito de poupar não apenas para atingir seus objetivos, mas para criar uma reserva nos momentos de crise ou quando houver imprevistos. 4- Não gaste mais do que ganha. Essa dica pode parecer óbvia, mas nem todo mundo segue, principalmente entre os jovens. 5- Corte as despesas supérfluas: Esse é um problema que leva muitos jovens a gastar mais e a contrair dívidas. Comprar por impulso é um hábito e deve ser modificado com urgência.  6- Aproveite a tecnologia. Já que vivemos na era da tecnologia, por que não aproveitar? Existem aplicativos e ferramentas online que vão facilitar.

SIMULAÇÃO FAMILIAR DADOS DA FAMÍLIA - NOME MEMBROS (DETALHAR COM NOMES, IDADES, CARACTERÍSTICAS...) SITUAÇÃO FINANCEIRA INICIAR O TEXTO INDICANDO COMO A FAMÍLIA VIVE E SEUS GASTOS. IDENTIFICAR PROFISSÕES E SALÁRIOS GASTOS FIXOS E VARIÁVEIS POSTERIORMENTE APRESENTAREMOS SITUAÇÕES PROBLEMÁTICAS