POLÍTICAS ECONÔMICAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Macroeconomia Aula 2.
Advertisements

MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Fundamentos de Economia
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
POLÍTICA MONETÁRIA promover o desenvolvimento econômico
POLÍTICA MONETÁRIA POLÍTICA ECONÔMICA
Instrumentos de Política Macroeconômica
MACROECONOMIA Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira
SISTEMA MONETÁRIO.
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Sistema Monetário Aula 6 Prof. Karine R. de Souza.
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS E POLÍTICA MONETÁRIA
Introdução à Macroeconomia
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
POLÍTICAS ECONÔMICAS. POLÍTICAS ECONOMICAS  Políticas Econômicas - são as ações tomadas pelo governo, que, utilizando instrumentos econômicos, buscam.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
POLÍTICA MONETÁRIA. Política monetária é o conjunto de atos do BANCEN para controlar:  a quantidade de dinheiro;  as condições de crédito.  a taxa.
ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
O lado monetário da economia
1 Um Ano de Crise Internacional: Perspectivas para o Brasil Setembro de 2009 Henrique de Campos Meirelles.
Mercado Financeiro 1/13 Aula 2 Políticas Econômicas Parte I ABREU FILHO, José Carlos Franco de, et alli Finanças corporativas. 9ª. edição revista. Rio.
Marco Antonio S. Vasconcellos Manuel Enriquez Garcia 3º Edição | 2009 | Fundamentos de Economia.
Macroeconomia: abordagem de variáveis básicas Curso de nivelamento em Economia Profa. Me. Andréia Tonani.
ECONOMIA E MERCADO. UNIDADE III SISTEMA FINANCEIRO NO BRASIL. MAIO / 2016 Prof. Nailde Medeiros.
PUC-SP MEIOS DE PAGAMENTO E POLÍTICA MONETÁRIA Finanças II – Profª Verônica Lívia de Oliveira Testa Mayara Lico Spada.
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro. O lado monetário da economia Os agregados monetários no Brasil : M0 = moeda em poder do público (papel-moeda.
INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA
Economia Monetária II 15ª aula
FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
Disciplina: Economia Internacional
PROF. ELISSON DE ANDRADE
MERCADO FINANCEIRO MONETÁRIO E DE CAPITAIS
MACROECONOMIA Site:
Conceitos Macroeconômicos
Prof. Elisson de Andrade
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESA
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS
Inflação brasileira.
ECONOMIA MONETÁRIA Economia monetária e financeira – Fernando Cardim de Carvalho et al. Economia monetária: a macroeconomia no contexto monetário – Ernani.
O lado monetário da economia
Formação Econômica e Social do Brasil II (REC 2402)
Política Macroeconómica
Por que permanece elevada?
MBA GESTÃO EMPRESARIAL
Políticas expansionistas e políticas contracionistas
Disciplina: Economia Internacional
Ana Carolina Bianca Nildo Priscila
Política Monetária - Conceito: Entende-se a atuação do Banco Central para definir as condições de liquidez da economia: quantidade ofertada de moeda, nível.
AUTORIDADES MONETÁRIAS   Conselho Monetário Nacional (CMN) ·       Órgão normativo ·       Responsável pela fixação das diretrizes das política monetária.
Seção Estrutura de análise macroeconômica
Economia Monetária II 18ª aula
ECONOMIA MONETÁRIA Introdução O que é macroeconomia? Em macroeconomia estudamos os principais agregados macroeconômicos, isto é, observamos o comportamento.
Modelo IS-LM IS – equilíbrios possíveis no mercado de bens
POLÍTICA MONETÁRIA.
Contabilidade Social e Macroeconomia
MERCADOS E INSTRUMENTOS FINANCEIROS MERCADO MONETÁRIO Maputo, Março de
Capítulo 13 A Função Oferta de Moeda
Macroeconomia Seções 4.3 e 4.4 – Funções e papéis do Bacen e dos bancos comerciais Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva.
Economia para Computação
Profa. Dra. Eliana Tadeu Terci
LES0675 – Economia Monetária
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
BALANÇO DE PAGAMENTOS.
POLÍTICA MONETÁRIA.
CONTABILIDADE NACIONAL E AGREGADOS MACROECONÔMICOS
Transcrição da apresentação:

POLÍTICAS ECONÔMICAS

POLÍTICAS ECONOMICAS Políticas Econômicas - são as ações tomadas pelo governo, que, utilizando instrumentos econômicos, buscam atingir determinados objetivos macroeconômicos;

POLÍTICAS ECONOMICAS Políticas Econômicas têm como objetivo afetar a economia como um todo, e é por isso que sua análise está no campo da macroeconomia.

POLÍTICAS ECONOMICAS As principais funções do setor público são destacadas em quatro áreas de grande abrangência: 01 - Reguladora o estado deve regular a atividade econômica mediante leis e disposições administrativas. Ex. Controle de preços, monopólios e ações danosas ao direito ao consumidor.

POLÍTICAS ECONOMICAS As principais funções do setor público são destacadas em quatro áreas de grande abrangência: 02 – Provedor de Bens e Serviços o governo, também, deve prover ou facilitar o acesso a bens e serviços essenciais. Ex. Educação, saúde, defesa, segurança, transporte e justiça.

POLÍTICAS ECONOMICAS As principais funções do setor público são destacadas em quatro áreas de grande abrangência: 03 – Redistributiva - as políticas econômicas devem atingir e vir a beneficiar os mais necessitados da sociedade. Ex. A igualdade social deve ser uma prioridade a ser buscada pelo órgãos públicos.

POLÍTICAS ECONOMICAS As principais funções do setor público são destacadas em quatro áreas de grande abrangência: 04 – Estabilizadora – os formuladores de politicas econômicas devem estar preocupados em estabilizar os grandes agregados macroeconômicos. Ex. Taxa de inflação, taxa desemprego, nível de produção.

POLÍTICAS ECONOMICAS INSTRUMENTOS DE POLÍTICAS ECONÔMICAS Política Monetária; Política Fiscal; Política Cambial.

POLÍTICA MONETÁRIA

POLÍTICA MONETÁRIA a taxa de juros; as condições de crédito. Política monetária é o conjunto de atos do BANCEN para controlar: a quantidade de dinheiro; a taxa de juros; as condições de crédito.

POLÍTICA MONETÁRIA Gastos das famílias; Investimentos das empresas. A POLÍTICA MONETÁRIA PRETENDE INFLUIR NA ATIVIDADE ECONÔMICA, ATUANDO SOBRE O GASTO TOTAL DA ECONOMIA. Gastos das famílias; Investimentos das empresas.

POLÍTICA MONETÁRIA Política Monetária Restritiva engloba um conjunto de medidas que tendem a reduzir o crescimento da quantidade de dinheiro e a encarecer os empréstimos. Política Monetária Expansiva é formada por medidas que tendem a acelerar o crescimento da quantidade de dinheiro e a baratear os empréstimos.

POLÍTICA MONETÁRIA FUNÇÕES DO BANCO CENTRAL E INSTRUMENTOS DE CONTROLE MONETÁRIO O Banco Central é o órgão responsável pela condução da política monetária;

POLÍTICA MONETÁRIA No controle monetário, as atribuições do BACEN são: emissão do papel-moeda; guardião das reservas dos bancos; empréstimos e liquidez aos bancos; realização das op. de mercado aberto; controle seletivo de crédito.

POLÍTICA MONETÁRIA Os instrumentos de controle monetário são: reservas compulsórias; empréstimos de liquidez e taxa de redesconto; operações de mercado aberto.

POLÍTICA MONETÁRIA RESERVAS COMPULSÓRIAS é a taxa de recolhimento compulsório imposta aos bancos. A oferta de moeda varia inversamente com a taxa de reservas compulsórias; Aumento ou diminuição das reservas bancárias implica diminuição ou aumento da oferta de moeda.

QUANTO MAIOR FOR A TAXA DE REDESCONTO, MENOR SERÁ A OFERTA MONETÁRIA. POLÍTICA MONETÁRIA Empréstimos de assistência a liquidez são realizados pelo BACEN ás Instituições Financeiras para cobrir a insuficiência de caixa; Taxa de redesconto: taxa cobrada pelo BACEN em seus empréstimos aos bancos comerciais. QUANTO MAIOR FOR A TAXA DE REDESCONTO, MENOR SERÁ A OFERTA MONETÁRIA.

POLÍTICA MONETÁRIA Operações de open market (mercado aberto) o BACEN regula o grau de liquidez do sistema econômico por meio da compra e venda de títulos no mercado. COMPRA OU VENDA DE TÍTULOS POR PARTE DO BACEN IMPLICA REDUÇÃO OU AMPLIAÇÃO DA OFERTA DE MOEDA NA ECONOMIA.

POLÍTICA MONETÁRIA As decisões de consumo do individuo; TAXA DE JUROS é com certeza uma das variáveis mais acompanhadas na economia, e seu comportamento afeta: As decisões de consumo do individuo; As decisões de investimento; A magnitude do déficit público; Fluxo de recursos externos.

POLÍTICA MONETÁRIA OS EFEITOS DA POLÍTICA MONETÁRIA com um AUMENTO na oferta monetária: Fará a taxa de juros descer; Os gastos com consumo aumentará; Os indivíduos pedirão dinheiro emprestado; Os investimentos ficará mais baratos; O aumento da demanda fomentará o crescimento da economia e redução do desemprego.

POLÍTICA MONETÁRIA Fará a demanda agregada diminuir; OS EFEITOS DA POLÍTICA MONETÁRIA com uma DIMINUIÇÃO na oferta monetária: Fará a demanda agregada diminuir; Cairão as importações; A inflação diminuirá.

POLÍTICA MONETÁRIA Os Efeitos da Política Monetária sobre a INFLAÇÃO Os economistas monetaristas defendem que a inflação é causada por um aumento excessivo da oferta monetária. O CONTROLE DO CRESCIMENTO DA OFERTA MONETÁRIA É UM FATOR-CHAVE PARA CONTER O AUMENTO DOS PREÇOS.

POLÍTICA MONETÁRIA Os Efeitos da Política Monetária sobre a ENTRADA DE CAPITAIS ESTRANGEIROS Uma taxa de juros elevada incentiva a entrada de capital estrangeiro no Brasil e tira o estímulo da fuga de capitais.