Albertina Sousa Albertina.sousa@uol.com.br 8661-6089 Empreendedorismo Albertina Sousa Albertina.sousa@uol.com.br 8661-6089.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Projeto - Plano de Negócios
Análise das cinco forças de Porter
Sistemas de Informações Gerenciais
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
O que é gestão financeira
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Aplicações Estatísticas na Área de Inteligência de Mercado
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
Marketing Estratégico
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Profª Gisely Jorge Mesquita Administração Mercadológica II
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Curso de ADMINISTRAÇÃO
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Análise Econômica Lucro Real Nívea Cordeiro 2011.
Análise do Meio Ambiente
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Planejamento Estratégico
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Estratégias do agronegócio
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Renda até 2 SM.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Universidade Federal Fluminense
PLANO DE NEGÓCIOS.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
PLANO DE NEGÓCIO.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
FUNÇÃO FINANCEIRA.
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Gerenciamento de Processos - PNQ
Função da Administração:
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1
Iniciando na logística empresarial
MATRIZ BCG.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Logística Integrada Engenharia de Produção
Desafio BuscaPé “Sua Ideia Vale 1 milhão!”
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
Plano de negócio.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
Abertura e Estruturação Organizacional
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Transcrição da apresentação:

Albertina Sousa Albertina.sousa@uol.com.br 8661-6089 Empreendedorismo Albertina Sousa Albertina.sousa@uol.com.br 8661-6089

Características do empreendedor Inovação: Joseph Schumpeter (1934) – criação de negócio e de um método de produção. Papel fundamental na transformação de qualquer idéia. Risco: anomalias, ocorrência e gravidade. Autonomia: definir objetivos, decidir sobre o uso dos recursos, escolher estratégias e buscar oportunidades. Albertina Sousa - Empreendedorismo

Empreendedor Carreira Negócio Negociador Inovador Resiliente Correr risco Tomador de decisões Carreira Negócio Planejamento Ousado Conhecer o negócio Correr risco Tomador de decisões Albertina Sousa - Empreendedorismo

Novidades Sebrae Cursos gratuitos – Empreendedor Individual Ideias de negócios Cursos pela internet workshops Albertina Sousa - Empreendedorismo

Pesquisa Sebrae 500 mil empresas abrem por ano no país 49% encerram as atividades até dois anos 59% não sobrevivem até 5 anos Albertina Sousa - Empreendedorismo

Total de empresas existentes no Brasil 6.810.564 Empresas que operam sem dar emprego 4.758.902 (69,87%) 0 Empresas com até... 4 empregados 1.352.983 (19,87%) 2.560,433 de 5 a 9 empregados 347.937 (5,11%) 2.261,889 de 10 a 19 empregados 184.167 (2,70%) 2.464,671 de 20 a 49 empregados 105.189 (1,54%) 3.151,978 de 50 a 99 empregados 32.827 (0,48%) 2.263,015 de 100 a 249 empregados 18.508 (0,27%) 2.819,663 de 250 a 499 empregados 5.990 (0,09%) 2.077,409 De 500 a 999 empregados 2.666 (0,04%) 1.835,210 De 1000 ou mais empregados 1.395 (0,02%) 2.922,981 _____________ 6.810.564 100,00 % 22.357.249 http://www.sindesp-rj.com.br/frame/revista05/emprego.pdf Albertina Sousa - Empreendedorismo

Como abrir meu negócio? Defina seu negócio Ramos de atividades Tipos de negócios Setores de atuação Localização Ideias de negócios Albertina Sousa - Empreendedorismo

Planejamento Marketing Vendas Produção Finanças Pessoas Plano de Negócios ng Albertina Sousa - Empreendedorismo

Ramos Indústria Comércio Prestação de serviços Albertina Sousa - Empreendedorismo

Tipos de negócios Franquia Empresa familiar Cooperativa Home office Associações Comércio eletrônico Albertina Sousa - Empreendedorismo

Setores de atuação Café Agricultura Cosméticos Leite e derivados Carne Apicultura a Albertina Sousa - Empreendedorismo

Registre sua empresa Junta comercial ou cartório de pessoa jurídica Contrato pessoal Documentos pessoais Albertina Sousa - Empreendedorismo

Após registro Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual ou Estatuto, em três vias; - Cópia autenticada do RG e CPF do titular ou dos sócios; - Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial), em uma via; - FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via; - Pagamento de taxas através de DARF Albertina Sousa - Empreendedorismo

Registro com sucesso NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa) O registro do CNPJ é feito exclusivamente pela Internet, no site da Receita Federal por meio do download de um programa específico Albertina Sousa - Empreendedorismo

Alvará de funcionamento Licença Feito na prefeitura ou na administração regional ou na Secretaria Municipal da Fazenda de cada município Documentação necessária é: - Formulário próprio da prefeitura; - Consulta prévia de endereço aprovada; - Cópia do CNPJ; - Cópia do Contrato Social; - Laudo dos órgãos de vistoria, quando necessário Albertina Sousa - Empreendedorismo

Inscrição Estadual Obrigatória para os setores do comércio, indústria e serviços de transporte intermunicipal e interestadual e os serviços de comunicação e energia Necessária para a obtenção da inscrição no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços Documentação pedida para o cadastro é: DUC (Documento Único de Cadastro), em três vias; - DCC (Documento Complementar de Cadastro), em 1 via; - Comprovante de endereços dos sócios, cópia autenticada ou original; - Cópia autenticada do documento que prove direito de uso do imóvel, como por exemplo o contrato de locação do imóvel ou escritura pública do imóvel; - Número do cadastro fiscal do contador; - Comprovante de contribuinte do ISS, para as prestadoras de serviços; - Certidão simplificada da Junta (para empresas constituídas há mais de três meses); - Cópia do ato constitutivo;/ Cópia do CNPJ/- Cópia do alvará de funcionamento;/- RG e CPF dos sócios Albertina Sousa - Empreendedorismo

Cadastro na Previdência Social Ainda que seja um único funcionário, ou apenas os sócios inicialmente, a empresa precisa estar cadastrada na Previdência Social e pagar os respectivos tributos. O prazo para cadastramento é de 30 dias após o início das atividades. Albertina Sousa - Empreendedorismo

Aparato fiscal Autorização para impressão das notas fiscais e a autenticação de livros fiscais Feito na prefeitura de cada cidade. Empresas que pretendam dedicar-se às atividades de indústria e comércio deverão ir à Secretaria de Estado da Fazenda. Albertina Sousa - Empreendedorismo

Plano de negócios Documento/instrumento Acionistas Bancos/empréstimos Clientes internos Investidores Albertina Sousa - Empreendedorismo

Como fazer? Plano estratégico Plano de marketing Plano de operações Plano organizacional Plano financeiro Albertina Sousa - Empreendedorismo

Plano estratégico Situação atual - Situação desejada Análises de cenários Definição de objetivos/recursos Implementação Acompanhamento Avaliação Ação corretiva Modelos Albertina Sousa - Empreendedorismo

Planejamento estratégico Análise do mercado oportunidades fraquezas C D S forças ameaças M Albertina Sousa - Empreendedorismo

Ambiente externo Concorrência Política Economia Sociedade Ecologia Tecnologia Albertina Sousa - Empreendedorismo

Ambiente interno Pessoas Processos Rotinas Competências Liderança Albertina Sousa - Empreendedorismo

Plano de marketing Pesquisa de público/quantitativa e qualitativa Analise e avaliação da pesquisa Definição das estratégias Implementação Previsão de vendas Albertina Sousa - Empreendedorismo

Estratégias de Mktg -4p`s Promoção Preço Praça Produto/serviço Albertina Sousa - Empreendedorismo

Como escolher? Outdoor/busdoor???????? Orkut? Redes de relacionamento????? Panfletos?????????? Internet Albertina Sousa - Empreendedorismo

Albertina Sousa - Empreendedorismo

Plano organizacional Quantidade de pessoas Tecnologia Estrutura organizacional Programas de melhoria Albertina Sousa - Empreendedorismo

Plano de Operações Quantidade demandada Quantidade real Tecnologia Processos Tratamento das falhas Qualidade Custos inventário Albertina Sousa - Empreendedorismo

Albertina Sousa - Empreendedorismo

Plano financeiro Balanço Fluxo de caixa Indicadores de produção Albertina Sousa - Empreendedorismo

Quem é o empreendedor? Quem economiza Quem alavanca os recursos Quem impulsiona os talentos Quem dinamiza idéias Quem fareja oportunidades albertina.sousa@uol.com.br Matarazzo

Origem do empreendedorismo Séculos XVIIII e XIX Ação da economia = forças livres do mercado/concorrência Contribuição da sociologia, psicologia, antropologia, história econômica Gênese do pensamento empreendedor: escola dos economistas, behavioristas e precursores da teoria dos traços de personalidade Behavioristas: David C. McClelland (1950) – prefil da personalidade do empreendedor – realizaor ( empreendedor + salário) Economistas: Cantillon (1755) = preço Jean-Batiste Say (1803) albertina.sousa@uol.com.br

Contextualização – Séculos 19,20 e 21 Henry Ford (1883) e Irineu Evangelista de Sousa (1854) Cunningham e Lischeron – 1991 Peter Drucker - 1940 Herda um negócio; assume risco/negócio Escolas de pensamento Diferenças entre empreendedor e administrador Albertina Sousa - Empreendedorismo

Idéias Empreendedor Imaginação Perseverança Essência da Inovação Realidade Empreendedor Imaginação Perseverança Essência da Inovação albertina.sousa@uol.com.br

Como identificar o empreendedor? Necessidade de realização Disposição para assumir riscos Autoconfiança albertina.sousa@uol.com.br

Classificação dos empreendedores Knight Smith Empreendedores refugiados Estrangeiro Corporativos Pais Lar Feministas Sociais Educacionais Empreendedores artesãos (habilidade técnica) - mecânico Empreendedores oportunistas albertina.sousa@uol.com.br

Causas mais comuns de falha nos negócios Fator crítico de sucesso: se não for bem cuidado, pode colocar em risco o negócio Fatores econômicos – 72% Inexperiência – 20% Vendas insuficientes – 11% Despesas excessivas- 8% Outras causas – 3% Negócio bem-sucedido Análise Intuição albertina.sousa@uol.com.br

Cultura empreendedora Diferentes economias Diferentes territórios Contextos socioculturais, particulares e da história “Os empreendedores e suas ações refletem as características do tempo e do lugar onde evoluem (Filion, 1997)”. “A criação de novas empresas não pode ser concebida fora da sociedade que as impulsiona (Chell, 2001) e, por conseguinte, da cultura que as cerca”. albertina.sousa@uol.com.br

Tipos ideais de empreendedorismo (Torres, 2001) Empreendedorismo liberal norte- americano Empreendedorismo corporativista “a francesa” Empreendedorismo de classe média belga ou alemão Empreendedorismo de rede à japonesa Empreendedorismo asiático Empreendedorismo informal ou comunitário africano albertina.sousa@uol.com.br

A pirâmide empreendedora Empreendedores Informação Formação de redes inovação Tempo Organização Meio Ambiente albertina.sousa@uol.com.br

Elementos-chave da transformação das economias industrializadas nos últimos 30 ou 40 anos Economia do saber: inovação, produção de valor agregado, controle do cliente, flexibilidade Concorrência Global escassez de recursos Fazer com menos e cada vez mais complexo Alavanca da transformação: uma empresa de aprendizado e inovação Mutação econômica Fazer de outra forma Economia de recursos, quantidade,mínimo de serviço, controle, rigidez Concorrência nacional abundância de recursos Homogeneidade (simplicidade) Mutação econômica Heterogeneidade (complexidade) albertina.sousa@uol.com.br

Continuum entre produtividade e inovação (roupas produzidas em série, mercado de massas, serviços como call centers) Inovação (produtos específicos, de moda, de topo de linha, e proximidade, intensivo em saberes e savoir-faire...) Em suma, baixa diferenciação Em suma: distinção (valor-processos) Continuum design, saberes, qualidade, variedade, em todos os estágios da produção Baixos salários, baixa qualidade competitividade albertina.sousa@uol.com.brpe

Mercado Todos os dias de manhã, na África, o antílope desperta. Ele sabe que terá de correr mais rápido que o mais rápido dos leões para não ser morto. Todos os dias, pela manhã, desperta o leão. Ele sabe que terá de correr mais rápido que o antílope mais lento para não morrer de fome. Não interessa que bicho você é, se leão ou antílope. Quando amanhecer, é melhor começar a correr. (O mundo é plano, de Thomas L. Friedman) albertina.sousa@uol.com.br

Qualquer atividade econômica. O que é um negócio? Qualquer atividade econômica. Business –negócio em inglês Deal - acordo albertina.sousa@uol.com.br

albertina.sousa@uol.com.br

Barreiras de entrada Economia de escala Diferenças de produtos patenteados Identidade de marca Custos de mudança Exigências de capital Acesso a distribuição Vantagens de custo absoluto Política governamental Retaliação esperada albertina.sousa@uol.com.br

Determinantes da rivalidade Crescimento da indústria Custos fixos Excesso de capacidade Diferença de produtos Identidade de marca Custos de mudança Concentração e equilíbrio Complexidade informacional Diversidade de concorrentes Barreiras de saída albertina.sousa@uol.com.br

Determinantes do poder do comprador Sensibilidade ao preço Alavancagem de negociação Concentração de compradores x concentração de empresas Volume do comprador Custos de mudança do comprador em relação aos custos de mudança da empresa Informação do comprador Possibilidade de integração para trás Produtos substitutos Preço/compras totais Diferença dos produtos Identidade de marca Impacto sobre qualidade/desempenho Lucros do comprador Incentivos dos compradores de decisão albertina.sousa@uol.com.br

Determinantes do poder do fornecedor Diferenciação de insumos Custo de mudança Presença de insumos substitutos Concentração de fornecedores Importância do volume Impacto dos insumos sobre custo ou diferenciação Ameaça de integração para frente em relação a ameaça de integração Para trás pelas empresas na indústria albertina.sousa@uol.com.br

albertina.sousa@uol.com.br

Matriz Produto –mercado de Ansoff albertina.sousa@uol.com.br

Matriz BCG albertina.sousa@uol.com.br

Matriz GE albertina.sousa@uol.com.br

Planejamento Estratégico Definição de missão corporativa Estabelecimento das unidades estratégicas de Negócios (UENS) Alocação de recursos a cada UEN Avaliação de oportunidades de crescimento albertina.sousa@uol.com.br

Missão Qual é o nosso negócio? Quem é o cliente? O que tem valor para o cliente? Qual será nosso negócio? Como deveria ser nosso negócio? Boas declarações devem ter: Declaração (não pretensiosa) Enfatizar as principais políticas e valores Definir as esferas competitivas albertina.sousa@uol.com.br

visão Como a empresa quer ser vista. albertina.sousa@uol.com.br

Objetivos x metas Objetivo: o que se pretende alcançar Metas: descrever objetivos em termos de magnitude e prazos Objetivos: lucratividade, crescimento, aumento da participação no mercado, contenção de riscos, inovação e reputação. Administração por Objetivos (APO). Organizados hierarquicamente Estabelecidos quantitativamente Metas realistas Consistentes albertina.sousa@uol.com.br

“O propósito da Motorola é atender de maneira honrosa às necessidades da comunidade, fornecendo produtos e serviços de qualidade superior a um preço justo, e fazê-lo de modo que obtenha um lucro adequado, para possibilitar o crescimento da empresa como um todo e, com isso, permitir que nosso funcionários e acionistas alcancem objetivos pessoais razoáveis”. albertina.sousa@uol.com.br

Definição de um negócio por produto e por mercado Empresa Definição por produto Definição por mercado Xerox Fabricamos copiadoras Ajudamos a aumentar a produtividade dos escritórios Columbia Pictures Fazemos filmes Promovemos entretenimento Petrobras Extraímos recursos Fornecemos combustíveis albertina.sousa@uol.com.br

O que é estratégia? Mercado Empresa Forças Competência Otimizar o uso das competências para conseguir vantagens competitivas sustentáveis no mercado e uma posição única entre os concorrentes albertina.sousa@uol.com.br

Formulação das estratégias Estratégias genéricas de Porter Alianças estratégicas Liderança total em custo Diferenciação Custo Produtos e serviços Promocionais De Logística Colaboração em preços albertina.sousa@uol.com.br

albertina.sousa@uol.com.br

O sábio pergunta a si próprio a causa de seus fracassos. O insensato pergunta aos outros. Confúcio albertina.sousa@uol.com.br

Planejamento de marketing Pesquisa de mercado Entrevistas Questionários Público alvo albertina.sousa@uol.com.br

Análise da pesquisa Análise dos dados Tabular os dados Cruzar os dados com os objetivos definidos Estatística Tomada de decisão para escolhas das estratégias de marketing albertina.sousa@uol.com.br

Pesquisa de Marketing Definir público-alvo Características demográficas -sexo, a idade, o rendimento, a nacionalidade, a localização geográfica, o nível de instrução, a atividade profissional, o número de pessoas do seu agregado familiar Comportamentos de consumo - hábitos e procedimentos efetivos, quer de compra, quer de utilização, de um determinado produto ou serviço. Atitudes dos consumidores - caráter cognitivo (a imagem percebida da marca) e as de caráter afetivo (os juízos de valor sobre a marca). Processo de decisão de compra - envolvimento afetivo e de lealdade que têm com a marca e, por fim, a que fontes informação e de conselho recorrem albertina.sousa@uol.com.br

Questionário-entrevista questões fáceis estrutura lógica questões claras e específicas Principais erros a serem evitados sua própria opinião; - não faça um questionário demasiado longo. Pense em quanto tempo estaria disponível para responder, caso fosse você o entrevistado; - não faça questões muito longas e complicadas. Não coloque questões que forcem o entrevistado a adivinhar a resposta; - não utilize expressões que possam induzir o entrevistado a uma determinada resposta albertina.sousa@uol.com.br

Métodos principais para se realizar uma pesquisa Pesquisas por carta/mala direta Pesquisas por telefone Pesquisa via e-mail ou Internet Pesquisas face a face/campo Pesquisas por observação albertina.sousa@uol.com.br

Como contratar a elaboração de uma pesquisa prazos muito apertados; complexidade do estudo; abrangência geográfica ou de amostragem demasiado grande; falta de especialistas internos e, por fim, quando necessitar de garantias mais rigorosas quanto à confidencialidade e imparcialidade da análise elabore um "briefing" (documento de síntese) no qual resume os objetivos de marketing, e o problema de estudo; - escolha um fornecedor que lhe garanta o fornecimento de informações confiáveis, dentro dos prazos e ao melhor custo; - participe da realização do questionário e da seleção dos métodos de pesquisa; - participe do treinamento dos entrevistadores e das primeiras pesquisas no campo; - controle a qualidade do trabalho no tratamento dos dados; - analise de forma crítica os resultados e as recomendações de ação albertina.sousa@uol.com.br

Previsão de vendas Produto/serviço Cliente albertina.sousa@uol.com.br

Estratégias de Marketing Preço Praça Promoção Produto albertina.sousa@uol.com.br

Estratégia de preço Método de markup: é a forma mais elementar de se elaborar o preço de um produto ou serviço. Ex.: Custo variável unitário..........R$10,00 Custos Fixos.................R$300.000,00 previsão de vendas (unid) ......50.000 Custo unitário ......................R$??????? albertina.sousa@uol.com.br

Estratégia de preço a concorrência (ou a falta de) que seu produto enfrenta. Se o seu produto é o único, particularmente se é do campo tecnológico, então o preço inicial pode ser mais agradável para os consumidores (e mesmo esperado). a sensibilidade (ou a insensibilidade) de seus clientes quanto ao preço do seu tipo de produto (como no caso das linhas aéreas) a elasticidade do preço (quanto mais baixo o preço mais você vende e vice- versa). Tenha em mente que você tem de vender para lucrar, portanto, crie gráficos para ilustrar as variações nos preços e quantidades à venda para identificar o preço correto. o valor do produto quanto ao valor do preço. As pessoas podem pagar mais por um produto similar se elas pensarem que ganharão algo mais dele. o posicionamento que você estabeleceu para o seu albertina.sousa@uol.com.br

Estratégia de praça Você quer que seu produto esteja disponível em todo lugar? Se fizer os cálculos, isso pode ser uma estratégia muito lucrativa. você quer criar uma demanda para ele porque é exclusivo e difícil de encontrar e precisa de conexões corretas ou até mesmo viagens a grandes cidades? se você estiver vendendo molduras de quadros de madeira feitos à mão com tapetes de tecido luxuosos, você provavelmente não vai querer vendê-los para o Wal-Mart albertina.sousa@uol.com.br

Estratégia de promoção Comunicação anúncios relações públicas e publicidade marketing direto promoções e eventos material de marketing do produto/empresa brindes força de venda albertina.sousa@uol.com.br

Estratégia de produto/serviço objetivos de mercado, como vendas, participação de mercado e lucros; • público-alvo selecionado, suas características demográficas, psicográficas e expectativas; • benefícios e atributos do produto ou serviço que os diferenciam da concorrência e representam valor para os clientes; • patentes do produto; • serviços a serem agregados ao produto, como suporte pós-venda, assistência técnica, treinamento etc.; • parceiros que adicionam benefícios ao produto da empresa e agregam valor ao cliente, por meio de tecnologia, produtos ou serviços; • marca; • embalagem; • posicionamento e imagem desejados para a marca albertina.sousa@uol.com.br

Market-share Fatia do mercado Análise das concorrentes diretas e indiretas albertina.sousa@uol.com.br

Planejamento operacional Descrição do negócio Tipo de tecnologia Inventário Orçamento Candeia de valor albertina.sousa@uol.com.br

albertina.sousa@uol.com.br

A Cadeia de Valores Genérica Atividades de apoio Infra-estrutura da empresa Gerência de RH Desenvolvimento de tecnologia M A R G E Aquisição Logística interna Produção Logística externa Marketing & vendas Serviço Atividades primárias A Cadeia de Valores Genérica

albertina.sousa@uol.com.br

O Sistema de Valores (Cadeia Produtiva): Cadeia de valores do(s) fornecedor(es) Cadeia de valores do consumidor Cadeia de valores da Empresa Cadeia de valores dos canais

Planejamento organizacional Desenho da estrutura (organograma) Quantidade de pessoas Remuneração Recrutamento/seleção/treinamento/ Segurança no trabalho/qualidade de vida albertina.sousa@uol.com.br

Planejamento financeiro Capital inicial Entradas e saídas Balanço patrimonial Indicadores de liquidez Retorno sobre o investimento albertina.sousa@uol.com.br

Viabilidade do negócio Oportunidades Forças Tecnologia Público-alvo Estratégias Capital investido Retorno sobre o investimento albertina.sousa@uol.com.br

Ciclo de vida de empresas empreendedoras Estágio de nascimento Estabelecendo a firma Conseguindo clientes Procurando financiamento Lutando por existir e sobreviver Estágio de Crescimento Trabalhando as finanças Tornando-se lucrativa Crescendo Lidando com o crescimento e ascensão Estágio de Maturidade Refinando a estratégia Continuando a crescer Gestão para o sucesso Investindo com sabedoria e mantendo a flexibilidade albertina.sousa@uol.com.br

O que incluir em um plano de negócios Sumário executivo: visão geral do : negócio e ênfase nos elementos-chave do plano. Análise do segmento: natureza do segmento, tendências econômicas, questões legais ou reguladoras e riscos potenciais. Descrição da companhia: missão, proprietários e formato legal. Descrição dos produtos serviços: principais bens. Descrição do mercado: tamanho do mercado, forças e fraquezas, metas de vendas em cinco anos. Estratégias de marketing: preço, praça, promoção e produto. Descrição das operações: métodos, suprimentos, fornecedores e controle. Descrição da equipe: disponibilidade e habilidades para a equipe e gerência, remuneração, sistemas de recursos humanos. Projeção financeira: fluxo de caixa, pontos de equilíbrio e fases de investimento. Necessidades de capital: montante de fundos. Marcos de referência: cronograma. albertina.sousa@uol.com.br

Forma de propriedade Firma individual: uma pessoa ou casal com visão de lucro – PROJETOS TIANA LOPEZ. Forma mais comum. Sociedade comercial: duas ou mais pessoas – contrato social. Sociedade limitada: sócio gerente e um ou mais sócios limitados. Sociedade de responsabilidade limitada – contadores, advogados. Corporação: “Inc.” fins lucrativos ou não. Corporação de responsabilidade limitada – reúne as demais albertina.sousa@uol.com.br

Financiando o novo empreendimento Empréstimo Participação no capital Capital de risco Angel investor albertina.sousa@uol.com.br

Empreendedorismo nas grandes empresas Intra-empreendedorismo skunkworks Comportamento empreendedor de pessoas ou subunidades dentro de grandes organizações Equipes criadas para trabalhar de forma criativa, livres dos impedimentos da grande organização. albertina.sousa@uol.com.br

Incubadoras de empresas Oferecem espaços compartilhados e assessoria para ajudar as pequenas empresas em seus primeiros passos. albertina.sousa@uol.com.br