AÇÕES ESTRUTURANTES IMPLEMENTADAS NO RPPS DO ESTADO DA BAHIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESAFIOS DA PREVIDÊNCIA PRIVADA NO BRASIL
Advertisements

Raphael K. Cunha Silva Vice-Presidente do Grupo Referência – Aliança é graduado em Ciências Atuariais pela PUCMINAS, com mais de dez anos de experiência.
Previdência do Ente Previdência Básica (RPPS) Previdência Complementar
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
PETRÓPOLIS Julio Machado
Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social CONAPREVCONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência.
SISTEMA DE SEGURIDADE SOCIAL.
Sistema de Apropriação de Custos Públicos – ACP Uma visão geral
CONTROLE EXTERNO EM AÇÃO: REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - RPPS
Política de Gestão de Pessoas do GDF
EQUACIONAMENTO DO DÉFICIT ATUARIAL
Richard Dutzmann MIBA 935 ETAA -Escritório Técnico de Assessoria Atuarial S/S Ltda. PRINCIPAIS ALTERAÇÕES TÉCNICA-ATUARIAIS, SOB A ÓTICA DA PORTARIA MPS.
Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasse - DIPR
Melhores Práticas de Gestão
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Brasília, 24 de março de PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL.
SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP – Departamento de Regimes de Previdência no Serviço Público GCEEI – Coordenação-Geral de Estudos.
Sua empresa está preparada para o eSOCIAL?
Desafios dos Regimes Próprios de Previdência Social
Contabilidade Aplicada aos RPPS
EXIGÊNCIA CONSTITUCIONAL DO ÓRGÃO GESTOR ÚNICO
Organograma da Superintendência de Recursos Humanos.
Sistema Integrado de Informações Previdenciárias
Planejamento Previdenciário, a bola da vez....
FERNANDO MELQUÍADES ELIAS PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ/SC
Secretaria de Gestão Pública Unidade Central de Recursos Humanos Secretaria de Estado da Fazenda Departamento de Despesa de Pessoal do Estado Sistema de.
DECRETO Nº , DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009.
Maio/2012 SISTEMA DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL-SRPPS
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
o parcelamento terá debito em conta como também os repasses mensais; os conselheiros devem estar atentos aos repasses mensais; enquanto maior participação.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
Dados Informações Conhecimentos Decisões Ações
MPS - Ministério da Previdência Social SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social 48º CONGRESSO NACIONAL DA ABIPEM DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE.
5. UM CASO PRÁTICO DE GOVERNANÇA E GESTÃO
Cláudia Góes – ITAPREVI Valfran de Aguiar Moreira - IPASG
CONTEXTO GERAL DAS MUDANÇAS ENVOLVENDO OS RPPS EM 2015
Halan Morais Natal/RN 30 de julho 2012 Nova Previdência no Setor Público do Rio de Janeiro.
Brasília, 16 de março de Seminário MPS O Futuro da Previdência no Brasil Fatores Urgentes e Fatores Importantes para o Equilíbrio de Longo Prazo.
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR : NOVOS DESAFIOS. SUMÁRIO EVOLUÇÃO DO SISTEMA CONTEXTO ATUAL DIRETRIZES.
FUNDO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO FUNPREV-RC SECRETARIA MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA Secretaria Municipal de PrevidênciaData: 27/02/2014.
Rio de Janeiro, outubro de 2008 Previdência Social Brasileira Seminário Internacional de Educação Previdenciária Ministério da Previdência Social.
1º ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM PNAFM Ministério da Fazenda e Municípios.
Gestão Orçamentária Maria Elizabete. Gestão Orçamentária 2 Reflexão sobre a forma do Orçamento Reflexão sobre a forma do Orçamento Aspectos legais Aspectos.
Previdência Social Câmara Municipal –
MPS - Ministério da Previdência Social
Perspectiva do RPPS no Atual Cenário Econômico. Perspectiva do RPPS no atual Cenário Econômico: -Maiores desafios. Desafio dos gestores na busca de melhores.
Tribunal de Contas do Estado da Bahia DIÁLOGO PÚBLICO: FISCALIZAÇÃO DE DESPESAS COM PESSOAL PAINEL: DISSEMINANDO BOAS PRÁTICAS DA ÁREA DE FISCALIZAÇÃO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – SEFAZ ALCANCE DO EQUILÍBRIO FISCAL AGOSTO
O DESAFIO DO EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL DOS RPPS
FUNDOS DE PREVIDÊNCIAS PRÓPRIOS: OS DESAFIOS DO EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL Palestrante: Anna Paula Almeida.
Avaliação Atuarial FUNPREV - BAURU 31/12/2009
ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA OMSS Atividades: Prestação de Contas /06/2014.
Estruturação do Sistema Previdenciário Organização Municipal de Seguridade Social Organização Municipal de Seguridade Social Data Base: Dezembro / 2012.
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
Hélio Carneiro Fernandes
Mercado Financeiro e Investimentos
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DE RONDÔNIA I P E R O N 1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA “A Saúde Financeira.
3º Congresso Brasileiro de Conselheiros de RPPS’s EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL - Controle na Concessão e Manutenção dos Benefícios - Cadastro - Censo.
FUNDO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO FUNPREV-RC SECRETARIA MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA Secretaria Municipal de PrevidênciaData: 25/02/2015.
FUNDO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO FUNPREV-RC SECRETARIA MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA Secretaria Municipal de PrevidênciaData: 30/09/2015.
Estruturação do Sistema Previdenciário Organização Municipal de Seguridade Social Organização Municipal de Seguridade Social Data Base: Dezembro / 2011.
Estruturação do Sistema Previdenciário Organização Municipal de Seguridade Social - OMSS Data Base: Dezembro / 2009 ETAA -Escritório Técnico de Assessoria.
SEMINÁRIO PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES DA UNIÃO Superior Tribunal de Justiça Junho de 2007.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
O Reflexo da Reforma da Previdência no Equilíbrio Financeiro e Atuarial O Reflexo da Reforma da Previdência no Equilíbrio Financeiro e Atuarial.
1 CERTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL: PRÓ-GESTÃO RPPS Por Otoni Gonçalves Guimarães Goiânia – GO, 29 de setembro de 2015.
ESTUDO PARANAPREVIDÊNCIA. O Estado já pagou 20 salários mínimos de aposentadoria INSS - APOSENTADORIA EM NÚMERO DE SALÁRIOS MÍNIMOS 325% 9,5% 2,21 pp.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2013/2016
Experiências internacionais na área de previdência: Lições para os RPPS estaduais Heinz P. Rudolph Banco Mundial Aracaju, 20 de Juno de 2016.
6º PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PREVIDENCIÁRIA.
Transcrição da apresentação:

AÇÕES ESTRUTURANTES IMPLEMENTADAS NO RPPS DO ESTADO DA BAHIA   AÇÕES ESTRUTURANTES IMPLEMENTADAS NO RPPS DO ESTADO DA BAHIA

Premissas & Desafios Taxa de natalidade x expectativa de vida; Importância da avaliação atuarial; Atendimento humanizado e de qualidade – garantia de acesso rápido e eficaz na busca dos direitos previdenciários; Gestão do conhecimento previdenciário.

Modelo Anterior Gestão descentralizada: Previdência Estadual SAEB/DPR SEFAZ/DIREF SETORIAIS

ORGANOGRAMA DA SUPREV SUPERINTENDÊNCIA DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS COORDENAÇÃO DE CADASTRO DE BENEFÍCIOS COORDENAÇÃO DE CONTROLE DOS BENEFÍCIOS COORDENAÇÃO DE BENEFÍCIOS DOS INATIVOS COORDENAÇÃO DE BENEFÍCIOS DOS DEPENDENTES DIRETORIA DE GESTÃO FINANCEIRA PREVIDENCIÁRIA E INVESTIMENTOS COORDENAÇÃO EXECUÇÃO CONTÁBIL E FINANCEIRA COORDENAÇÃO DE ARRECADAÇÃO COORDENAÇÃO DE INVESTIMENTOS SUPERINTENDÊNCIA

Gestão Previdenciária Foco: EFICIÊNCIA CONTROLE SUSTENTABILIDADE TRANSPARÊNCIA

Gestão Previdenciária Eficiência Profissionalização da Gestão Previdenciária; Unificação da gestão dos benefícios; Perpetuação da unidade gestora do RPPS, com a retenção e aperfeiçoamento constante do seu quadro de pessoal (memória previdenciária); Manutenção de contato permanente e próximo com o CONAPREV, MPS e demais RPPS, possibilitando o intercâmbio de experiências e o cruzamento de dados.

Gestão Previdenciária Controle Implementação de controle interno permanente sobre a folha de pagamento; Atualização dos dados funcionais e financeiros dos servidores ativos; Aderência do Estado às exigências previdenciárias.

Gestão Previdenciária Sustentabilidade Segregação da massa previdenciária em dois fundos distintos – FUNPREV e BAPREV – como proposta de equacionamento do déficit previdenciário; Capitalização de parte dos recursos previdenciários, buscando o equilíbrio financeiro e atuarial do sistema; Carteiras de investimentos: segurança, rentabilidade, solvência e liquidez.

Gestão Previdenciária Transparência Disseminação da Cultura Previdenciária no Estado; Política de expansão e interiorização do atendimento previdenciário; Publicação periódica dos balancetes dos fundos – FUNPREV e BAPREV; Aumento da participação dos segurados no CONPREV, com a ampliação do seu rol de competências; Estreitamento do diálogo entre segurados e gestores.

Estrutura do Seminário Qual a visão do Governo sobre a previdência do servidor público? O cenário atual indica a necessidade de novas reformas? Qual o papel do Conprev na condução da política previdenciária do Estado? Qual a atuação da PGE no dia-a-dia da Previdência Estadual? Em que a certificação dos gestores de investimentos contribuirá para a sustentabilidade do regime? Temática 1 Temática 2 Temática 3 Temática 4 Temática 5

Estrutura do Seminário Temática 6 Qual o planejamento financeiro e atuarial para os próximos anos? Qual o valor acumulado até a presente data? Qual o percentual recolhido, a título de contribuição previdenciária, pelo servidor e pelo Estado? Já há previsão de regulamentação da previdência complementar para os servidores públicos? Temática 7

Estrutura do Seminário Temática 8 Em que o órgão gestor único poderá contribuir para a melhoria do gasto público? Diante das mudanças implementadas, qual a expectativa do servidor em relação às ações futuras da sua previdência? Quais os canais disponíveis para o esclarecimento de dúvidas? Temática 9

  Edelvino Góes egoes@saeb.ba.gov.br