Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Advertisements

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
SRE METROPOLITANA C Desirée Renée Emmels de Souza
Proposta de Projeto Político Pedagógico EJA-FIC (contribuição do projeto piloto de Diadema, Guarulhos e Osasco ao PROEJA-FIC) Assessoria técnica: IIEP.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Avaliação Institucional
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
SISTEMAS DE ENSINO.
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
O sucesso do trabalho pedagógico
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
Altinópolis.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
CURRICULO +.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
A Função do Professor Articulador
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
PROJETO SALA DE PROFESSOR
Uma Escola do Tamanho do Brasil
AÇÕES INTEGRADAS DE FORMAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DO ENSINO BÁSICO
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
1ª Formação de Professores Coordenadores
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Melhor Gestão, Melhor Ensino
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Processo de construção com a participação da Comunidade CPII PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2015 COLÉGIO PEDRO II.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
O papel pedagógico do órgão gestor
Formação continuada ANO 2015
1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016
Transcrição da apresentação:

Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA GESTAR II orientado para professores de língua portuguesa e matemática em efetiva regência de classe nas séries finais do ensino fundamental; visa incentivar a autonomia do professor e a qualificação profissional por meio da formação continuada em serviço. UM GESTAR EM CADA ESCOLA

PROJETO PEDAGÓGICO MISSÃO: Instituir práticas colaborativas de trabalho pedagógico orientadas pelas necessidades dos alunos e por expectativas de conhecimentos adequados a sua série/ano com foco no desempenho de competências e habilidades previstas na mediação do professor em ambientes de ensino e de aprendizagem de língua portuguesa e de matemática. VISÃO: Estabelecer-se como um projeto colaborativo na elevação do desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental II e na qualificação dos professores de Língua Portuguesa e de Matemática das escolas públicas estaduais para instituir propostas didáticas com foco na sala de aula com vista a desenvolver competência e habilidades. OBJETIVO GERAL: Potencializar a escola pública para elevar os seus indicadores de qualidade apontados pelas políticas atuais de educação. 2

Como o GESTAR chega à sala de aula? UM GESTAR EM CADA ESCOLA Com uma metodologia de atendimento que promove ação articulada na escola visando efetiva contribuição no desempenho dos alunos. TRABALHO INTERATIVO e ARTICULADO MATERIAL DIDÁTICO, APOIO às atividades e PRODUÇÃO UM GESTAR EM CADA ESCOLA 3

UM GESTAR EM CADA ESCOLA PROPOSTA CURRICULAR REFERENCIAL

UM GESTAR EM CADA ESCOLA 5

ESTRUTURA DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO COMPETÊNCIAS HABILIDADES 6

UM GESTAR EM CADA ESCOLA MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO ÀS AULAS E ATIVIDADES DOS ALUNOS UM GESTAR EM CADA ESCOLA

DIFERENCIAL DO PROJETO atendimento aos alunos: disponibilidade do caderno de apoio à aprendizagem; acompanhamento das práticas pedagógicas articuladas pelos grupos de professores no ambiente de atividade complementar e desenvolvidas com os alunos; assistência à gestão escolar na institucionalização de atividades que induzam à melhoria do ensino e, consequentemente, seus indicadores de qualidade; assessoria às unidades de ensino na construção de projetos pedagógicos e de planejamentos didáticos; incentivo à produção didática e autoria com tecnologia de interação virtual. 8

IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO 1º. Adesão por meio de confirmação de parceria com a SEC; 2º. Apresentação de um professor para atuar na Unidade de Ensino como Articulador do projeto-ação UM GESTAR EM CADA ESCOLA; 3º. Orientação para os professores apresentados pedagógica com metodologia de qualificação profissional voltada para planejamento didático, acompanhamento e avaliação de práticas docentes com foco na regência de classe (aperfeiçoamento realizado por profissionais do GESTAR, credenciados pela SEC/BA e portados da certificação de formador do Programa); Aquisição do material, cadernos dos alunos 9

Coordenação Pedagógica: 71 3116-9383 Nossos Contatos: Coordenação Geral: 71 3116-1742 Coordenação Pedagógica: 71 3116-9383 Coordenação Administrativa: Fone/fax: 71 3116-1717