ORIENTAÇÕES PARA OS PRIMEIROS DIAS LETIVOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exercícios Resolvidos
Advertisements

Programa Ler e Escrever Matemática
“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA
Projeto Aprendendo e Praticando com as Mídias
Carlos Nadaline RACIOCÍNIO MATEMÁTICO ENSINO FUNDAMENTAL MÓDULO 1
Unidade 1: Do espaço ao plano. Figuras semelhantes.
Unidade1: Probabilidade e Estatística.
Teorema de Pitágoras. Áreas. Semelhança de triângulos.
ALZIRA MARIA LIEDTKE BECKER CRISTIANE STRAIOTO DINIZ
Semana Pedagógica - Julho/2011
Análise dos resultados Avaliação da Aprendizagem em Processo / SARESP
Recuperação Intensiva
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
Matemática Plano de curso Djalma Henrique.
Então, vamos lá! Qual é esse conteúdo?
1 Complexidade de Algoritmos Complexidade de pior caso Complexidade de melhor caso de uso bem menos freqüente em algumas situações específicas Complexidade.
O que você deve saber sobre
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
Não considere nenhuma prática como imutável
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Escola Estadual Irman Ribeiro de Almeida Silva
Matemática I Prof. Gerson Lachtermacher, Ph.D.
Tecnologias - Matemática Equações da circunferência
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
ESCOLA MUNICIPAL ALTINA OLÍVIA GONÇALVES SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA Professoras: Fabiana Alves da Silva Andrade.
Preparação para o teste intermédio de Matemática 8º ano
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
Oficina de Matemática Paracatu, 22 de junho de 2012
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
Expressão algébrica a partir da representação gráfica da função
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 01
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:
Por que a Matemática se tornou uma área de conhecimento específico
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
MATEMÁTICA PCOPs Ana Paula e Robson.
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ÁLGEBRA ELEMENTAR NO CURRÍCULO ESCOLAR
CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA
Matemática e Astronomia
PERSPECTIVAS PARA 2009.
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Salas de Matemática.
Preparação para o teste intermédio de Matemática 8º ano
Reunião de Pais 2012.
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
Aula 8 Objetivos Interpretar informações presentes em gráficos, tabelas, diagramas, equações e demais formas de representação que expressem fenômenos científicos.
Matemática – Unidade 2.
Prática de Ensino em Matemática I Aula 04
Álgebra Vetorial e Linear para Computação
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
Matemática para Negócios
GEOGEBRA NA SALA DE AULA
Pré – Prova Matemática UFRGS
Raciocínio Lógico Aula 1
CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Conceitos e Procedimentos
Ensino e aprendizagem matemática no quarto ciclo.
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
OS ASSUNTOS MAIS COBRADOS DESDE 2009 Prof. Hamilton Vinícius Gomes.
Fundamentos de Matemática Curso: Ciências Biológicas.
"A meta da vida não é a perfei ç ão, mas o eterno processo de aperfei ç oamento, amadurecimento e refinamento." John Dewey.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Itens de Matemática 5ºano Ensino Fundamental
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

ORIENTAÇÕES PARA OS PRIMEIROS DIAS LETIVOS - 2013 MATEMÁTICA – E.M. Núcleo Pedagógico

PRIMEIROS DIAS DE AULA Recordar conceitos importantes Conhecer o Aluno Nortear o planejamento

METODOLOGIA DO MATERIAL SITUAÇÕES PROBLEMA + HISTÓRIA DA MATEMÁTICA RELATIVA AO TEMA ATENÇÃO O Professor pode buscar outros materiais que o auxiliem na complementação da aula caso seja necessários!!!!

ONDE ENCONTRAR AS ATIVIDADES?

SOBRE AS ATIVIDADES-3.2.2 (Pág. 43) Diagnostico dos conhecimentos prévios através: Atividades indicadas nas orientações de 2012; Avaliações diagnósticas de anos anteriores; Atividades complementares propostas pelo professor da sala; Atividades de temas tratados em anos anteriores;

SOBRE AS ATIVIDADES-3.2.2 (Pág. 43) Sugestão para 1ª Série do E.M. Temas: Equações do 2° Grau; Proporcionalidade e semelhança; Probabilidade.

SOBRE AS ATIVIDADES-3.2.2 (Pág. 43) Sugestão para 2ª série do E.M. Temas: Funções; Razões; Trigonometria; Relações métricas no Triângulo Retângulo; Progressão Aritmética e Geométrica.

SOBRE AS ATIVIDADES-3.2.2 (Pág. 43) Sugestão para o 3º ano do E.M. Temas Matrizes; Geometria: Áreas de Superfície e Volume de Sólidos; Probabilidade.

LEVANTAMENTO DAS DIFICULDADES – 1ª SÉRIE DO E.M.

HABILIDADES QUESTÃO HABILIDADE 1   1 Localizar números reais na reta numérica 2 Reconhecer situações que envolvam proporcionalidade 3 Identificar as coordenadas de pontos no plano cartesiano 4 Resolver problemas que envolvam equações com coeficientes racionais 5 Identificar a expressão algébrica que expressa regularidade observada em sequência de nºs e figuras 6 Resolver probl. Em diferentes contextos que envolvam as relações métricas dos triâng. Retâng. (T. Pitá.) 7 Expressar problemas que envolvam as operções com números inteiros do campo aditivo 8 9 Resolver problemas que envolvam operações com números inteiros do campo aiditivo. 10 11 Identificar a representação algébrica de uma função polinomial do 2º grau a partir de sua representação gráfica 12 Efetuar cálculos com potências 13 Aplicar as propriedades fundamentais dos polígonos regulares em problemas de pavimentação de superfícies 14 Reconhecer o comportamento de funções e suas propriedades relativas ao crescimento ou decrescimento

LEVANTAMENTO DAS DIFICULDADES – 2º ANO E.M.

HABILIDADES Item habilidade 1 Resolver problemas que envolvam equações do 2º grau 2 Resolver problemas em diferentes contextos envolvendo as relações métricas dos triângulos retângulos. (Pitagoras) 3 Identificação de propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimencionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações 4 Idenficar um sistema de euqções de 1º grau que expressa um problema 5 Reconhecer o comportamento de funções e suas propriedades relativas ao crescimento ou decrescimento 6 Aplicar os raciocínios combinatórios aditivo e/ou multiplicativo na resolução de situações problemas 7 Descrever as características fundamentais da função do 2º grau, relativas ao gráfico, cresc/decresc, max/min. 8 Resolver problemas que envolvam probabilidades simples 9 Resolver problemas que envolvam porcentagem 10 Resolver problemas em diferentes contextos, que envolvam triângulos semelhantes 11 Identificar figuras espaciais a partir de suas planificações 12 13 Resolver problemas envolvendo probabilidade de eventos simples 14 Utilizar diagramas de árvore para resolver problemas simples de contagem

TRABALHANDO DE FORMA DIFERENCIADA -SUGESTÃO DE SITES BLOG DE MATEMÁTICA E.M. http://matem-deribeiraopreto.blogspot.com MATEMÁTICA MULTIMÍDIA – UNICAMP http://m3.ime.unicamp.br/recursos ATIVIDADES EDUCATIVAS (DIVERSOS SOFTWARES, DIVERSAS ÁREAS). http://atividadeseducativas.com.br/index.php?id=7387 VIDEOS DA TV ESCOLA http://tvescola.mec.gov.br/ DIVERSOS VESTIBULARES MATEMÁTICA INTERATIVA http://www.matinterativa.com.br/

TRABALHANDO DE FORMA DIFERENCIADA -SUGESTÃO DE SITES VIDEOS (TV ESCOLA) SOBRE MATEMÁTICA NO DIA A DIA; http://matem-deribeiraopreto.blogspot.com.br/search?updated-max=2011-12-26T15:24:00-02:00&max-results=7&start=14&by-date=false PORTAL DO PROFESSOR (SITE DO MEC) http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/matematica/condigital3/ BLOG DE PROJETOS DE MATEMÁTICA http://www.uniblog.com.br/matambiente/ RAZÃO E PROPORÇÃO NA ENGENHARIA http://matem-deribeiraopreto.blogspot.com.br/search?updated-max=2011-01-29T20:22:00-02:00&max-results=7&start=35&by-date=false PROJETOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/spfe2009/MATERIALDAESCOLA/Pr%C3%A1ticasPedag%C3%B3gicas/tabid/1363/Default.aspx PROJETOS DIVERSOS http://matem-deribeiraopreto.blogspot.com.br/search?updated-max=2009-09-28T17:21:00-03:00&max-results=7&start=70&by-date=false SITE DA CGEB DE MATEMÁTICA http://cenp.edunet.sp.gov.br/index.htm

SOFTWARES GRÁFICOS WinPlot Geogebra Graph Google SketchUp

MATERIAIS DIVERSOS Livro “Experiências Matemáticas”; Livros didáticos; Livros paradidáticos (fazer uma visita com os professores na biblioteca da escola); Utilização de jornais, revistas, propagandas de supermercados, etc.; Utilização de vídeos (facilmente adquiridos pelo site da TV Escola); Materiais recicláveis (consciência ecológica);

Considerações Os sites indicados, alguns são de projetos que levam o aluno para fora da sala de aula. Exemplos de atividades: Atividades envolvendo levantamento de dados pessoais dos alunos (para estatística); Atividades envolvendo levantamento de dados físicos para cálculos posteriores (calculando uma diagonal ou verificando se a quadra é realmente retangular); calculo da altura de um poste; a função quadrática da curvatura parabólica do telhado da quadra; confecção de maquetes; etc.

AS ATIVIDADES

FIM