ORIENTAÇÕES PARA OS PRIMEIROS DIAS LETIVOS - 2013 MATEMÁTICA – E.M. Núcleo Pedagógico
PRIMEIROS DIAS DE AULA Recordar conceitos importantes Conhecer o Aluno Nortear o planejamento
METODOLOGIA DO MATERIAL SITUAÇÕES PROBLEMA + HISTÓRIA DA MATEMÁTICA RELATIVA AO TEMA ATENÇÃO O Professor pode buscar outros materiais que o auxiliem na complementação da aula caso seja necessários!!!!
ONDE ENCONTRAR AS ATIVIDADES?
SOBRE AS ATIVIDADES-3.2.2 (Pág. 43) Diagnostico dos conhecimentos prévios através: Atividades indicadas nas orientações de 2012; Avaliações diagnósticas de anos anteriores; Atividades complementares propostas pelo professor da sala; Atividades de temas tratados em anos anteriores;
SOBRE AS ATIVIDADES-3.2.2 (Pág. 43) Sugestão para 1ª Série do E.M. Temas: Equações do 2° Grau; Proporcionalidade e semelhança; Probabilidade.
SOBRE AS ATIVIDADES-3.2.2 (Pág. 43) Sugestão para 2ª série do E.M. Temas: Funções; Razões; Trigonometria; Relações métricas no Triângulo Retângulo; Progressão Aritmética e Geométrica.
SOBRE AS ATIVIDADES-3.2.2 (Pág. 43) Sugestão para o 3º ano do E.M. Temas Matrizes; Geometria: Áreas de Superfície e Volume de Sólidos; Probabilidade.
LEVANTAMENTO DAS DIFICULDADES – 1ª SÉRIE DO E.M.
HABILIDADES QUESTÃO HABILIDADE 1 1 Localizar números reais na reta numérica 2 Reconhecer situações que envolvam proporcionalidade 3 Identificar as coordenadas de pontos no plano cartesiano 4 Resolver problemas que envolvam equações com coeficientes racionais 5 Identificar a expressão algébrica que expressa regularidade observada em sequência de nºs e figuras 6 Resolver probl. Em diferentes contextos que envolvam as relações métricas dos triâng. Retâng. (T. Pitá.) 7 Expressar problemas que envolvam as operções com números inteiros do campo aditivo 8 9 Resolver problemas que envolvam operações com números inteiros do campo aiditivo. 10 11 Identificar a representação algébrica de uma função polinomial do 2º grau a partir de sua representação gráfica 12 Efetuar cálculos com potências 13 Aplicar as propriedades fundamentais dos polígonos regulares em problemas de pavimentação de superfícies 14 Reconhecer o comportamento de funções e suas propriedades relativas ao crescimento ou decrescimento
LEVANTAMENTO DAS DIFICULDADES – 2º ANO E.M.
HABILIDADES Item habilidade 1 Resolver problemas que envolvam equações do 2º grau 2 Resolver problemas em diferentes contextos envolvendo as relações métricas dos triângulos retângulos. (Pitagoras) 3 Identificação de propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimencionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações 4 Idenficar um sistema de euqções de 1º grau que expressa um problema 5 Reconhecer o comportamento de funções e suas propriedades relativas ao crescimento ou decrescimento 6 Aplicar os raciocínios combinatórios aditivo e/ou multiplicativo na resolução de situações problemas 7 Descrever as características fundamentais da função do 2º grau, relativas ao gráfico, cresc/decresc, max/min. 8 Resolver problemas que envolvam probabilidades simples 9 Resolver problemas que envolvam porcentagem 10 Resolver problemas em diferentes contextos, que envolvam triângulos semelhantes 11 Identificar figuras espaciais a partir de suas planificações 12 13 Resolver problemas envolvendo probabilidade de eventos simples 14 Utilizar diagramas de árvore para resolver problemas simples de contagem
TRABALHANDO DE FORMA DIFERENCIADA -SUGESTÃO DE SITES BLOG DE MATEMÁTICA E.M. http://matem-deribeiraopreto.blogspot.com MATEMÁTICA MULTIMÍDIA – UNICAMP http://m3.ime.unicamp.br/recursos ATIVIDADES EDUCATIVAS (DIVERSOS SOFTWARES, DIVERSAS ÁREAS). http://atividadeseducativas.com.br/index.php?id=7387 VIDEOS DA TV ESCOLA http://tvescola.mec.gov.br/ DIVERSOS VESTIBULARES MATEMÁTICA INTERATIVA http://www.matinterativa.com.br/
TRABALHANDO DE FORMA DIFERENCIADA -SUGESTÃO DE SITES VIDEOS (TV ESCOLA) SOBRE MATEMÁTICA NO DIA A DIA; http://matem-deribeiraopreto.blogspot.com.br/search?updated-max=2011-12-26T15:24:00-02:00&max-results=7&start=14&by-date=false PORTAL DO PROFESSOR (SITE DO MEC) http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/matematica/condigital3/ BLOG DE PROJETOS DE MATEMÁTICA http://www.uniblog.com.br/matambiente/ RAZÃO E PROPORÇÃO NA ENGENHARIA http://matem-deribeiraopreto.blogspot.com.br/search?updated-max=2011-01-29T20:22:00-02:00&max-results=7&start=35&by-date=false PROJETOS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/spfe2009/MATERIALDAESCOLA/Pr%C3%A1ticasPedag%C3%B3gicas/tabid/1363/Default.aspx PROJETOS DIVERSOS http://matem-deribeiraopreto.blogspot.com.br/search?updated-max=2009-09-28T17:21:00-03:00&max-results=7&start=70&by-date=false SITE DA CGEB DE MATEMÁTICA http://cenp.edunet.sp.gov.br/index.htm
SOFTWARES GRÁFICOS WinPlot Geogebra Graph Google SketchUp
MATERIAIS DIVERSOS Livro “Experiências Matemáticas”; Livros didáticos; Livros paradidáticos (fazer uma visita com os professores na biblioteca da escola); Utilização de jornais, revistas, propagandas de supermercados, etc.; Utilização de vídeos (facilmente adquiridos pelo site da TV Escola); Materiais recicláveis (consciência ecológica);
Considerações Os sites indicados, alguns são de projetos que levam o aluno para fora da sala de aula. Exemplos de atividades: Atividades envolvendo levantamento de dados pessoais dos alunos (para estatística); Atividades envolvendo levantamento de dados físicos para cálculos posteriores (calculando uma diagonal ou verificando se a quadra é realmente retangular); calculo da altura de um poste; a função quadrática da curvatura parabólica do telhado da quadra; confecção de maquetes; etc.
AS ATIVIDADES
FIM