PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO)

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Transcrição da apresentação:

PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO) (EXPLICATIVO DE CADA ELEMENTO QUE COMPÕE O PTD) CABEÇALHO: todos os dados necessários e de praxe; não esquecer de determinar para quanto tempo será o plano ( mensal, bimestral, trimestral, semestral – o professor é quem determina

PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO) (EXPLICATIVO DE CADA ELEMENTO QUE COMPÕE O PTD)

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES São dimensões (4), perspectivas de análise do espaço geográfico e devem ser trabalhados em todas as séries do EF e EM. De acordo com a DCE.

CONTEÚDOS BÁSICOS: São essenciais, indispensáveis a cada série da etapa do E.F. e para o E.M. Estão listados por série e ano na DCE GEOGRAFIA (Imprimir pelo portal diaadiaeducacao) Dá origem a diversos conteúdos específicos nos 4 conteúdos estruturantes, dependendo do que o professor pretende. Os conteúdos básicos não precisam ser criados, já estão relacionados ao final da DCE. É só selecioná-los e trabalhá-los durante a série em que estão listados

CONTEÚDO ESPECÍFICO: Elaborados pelo professor; Origina-se no conteúdo básico; A simples subdivisão dos conteúdos (tradicionalmente trabalhados pela Geografia) não dá origem aos específicos.

Ex.: Agricultura: modernização agrícola, êxodo rural. Isto são classificações ou subdivisões de assuntos que estão relacionados com a agricultura, não ficando claro o que será trabalhado e como será trabalhado; Para transformar em específico precisaríamos perguntar: -o que provocou o êxodo rural, problemas econômicos, políticas agrícolas, pressões populacionais ou problemas ambientais ou todos abordados conforme os conteúdos estruturantes.

CONTEÚDO ESPECÍFICO: Deve ser elaborado em forma de frase, contemplando um conteúdo estruturante ou mais; Alguns específicos abrangem dois ou mais estruturantes.

OBJETIVO/JUSTIFICATIVA O que se quer que o aluno aprenda de forma interpretativa, analítica e crítica com a compreensão deste conteúdo ou blocos de conteúdos específicos.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: é a ação. Como o conteúdo específico ou blocos de conteúdos específicos serão trabalhados na sala de aula. Deve ser detalhado. 

RECURSOS O que o professor utilizará em sua aula para trabalhar esse conteúdo específico ou bloco de conteúdos específicos. 

PROPOSTA DE TRABALHO P/ O ALUNO Durante a aula ou depois dela, o que o professor propõe para que o aluno faça. 

AVALIAÇÃO Ler texto A AVALIAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR NRE/CGE

CRITÉRIOS O que realmente é importante que o aluno tenha aprendido, compreendido quanto a este conteúdo específico ou bloco de conteúdos específicos? Estão diretamente relacionados aos objetivos.

Não é instrumento. “Decorrem dos conteúdos específicos Não é instrumento.“Decorrem dos conteúdos específicos...devem ser pensados no momento da elaboração do PTD e devem acompanhar a prática pedagógica desde os conceitos e os conteúdos que serão trabalhados até a forma (metodologia) e o momento em que forem valorados pelo respectivo sistema de avaliação...”

Critérios definem os propósitos do que especialmente se avalia e em que dimensão. Ler o texto: O QUE SÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO? (Produzido pela CGE)

INSTRUMENTOS Que instrumento será utilizado para avaliar a aprendizagem deste conteúdo específico ou bloco de conteúdos. Como o aluno demonstrará o que aprendeu. Ex. produção de texto (nos critérios deverá ficar claro o que o aluno deverá demonstrar neste instrumento. “ATENÇÃO”: cada conteúdo ou cada instrumento precisa ter claro o que dentro dele se deseja ensinar e desenvolver. Portanto, avaliar os critérios estabelecidos.

DEMANDAS: EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO DO CAMPO EDUCAÇÃO AMBIENTAL HISTORIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA EDUCAÇÃO PARA/EM DIREITOS HUMANO

OBS. 1 : As demandas devem ser trabalhadas em todos os conteúdos, quando possível, dentro dos conteúdos específicos da disciplina. As demandas não tem conteúdo, são abordagens de acordo com os cadernos temáticos: a escola tem material impresso. É necessário criar conteúdos específicos referentes as demandas que correspondam ao conteúdo de geografia tratado. O registro das abordagens realizadas durante as aulas deve ser registrado no livro de registro do professor conforme forem sendo realizadas

OBS. 2 : Recuperação da aprendizagem: é importante deixar claro como será realizada. É necessário ao final explicitar como será feita baseada na PPP / PPC. Não esquecer que “deve constituir um conjunto integrado ao processo de ensino”. Ler o texto: Recuperação de estudos ou recuperação paralela. O que a Lei diz? O que e como recuperar? Ler também fragmento do texto de Jussara Hoffman: provas de recuperação versus estudos paralelos.

PLANO DE TRABALHO DOCENTE (simulação) SUGESTÃO CABEÇALHO: ... 5ª série

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: DIMENSÃO SOCIO AMBIENTAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO; DIMENSÃO CULTURAL E DEMOGRÁFICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO;

DIMENSÃO ECONÔMICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO; DIMENSÃO POLÍTICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

CONTEÚDOS BÁSICOS   As relações entre campo e a cidade na sociedade capitalista.

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS: 1.Os problemas ambientais provenientes do inchaço urbano.2. ...3. ...1. As migrações campo-cidade decorrentes do processo de modernização agrícola. (C.E. SOCIOAMBIENTAL DO E.G.) 2. A cultura indígena frente sociedade capitalista. (C. E. D. CULTURAL E DEMOGRÁFICA DO E. G.)

3. A migração dos jovens quilombolas às cidades e suas conseqüências culturais. (D. CULTURAL e DEMOGRÁFICA DO E.G.) 4. ( criar pelo menos um C.E do C. E Dimensão Econômica do E.G.) 5. (Criar pelo menos um C.E. para C. E. Dimensão Política do E. G.);

OBJETIVO/JUSTIFICATIVA O QUÊ E PARA QUÊ 1.Contextualizar a problemática ambiental dos grandes centros à realidade local apontando as causas. 2. Problematizar situações locais e propor soluções. 1.Estabelecer relações entre a modernização da agricultura e o êxodo rural considerando o processo histórico. 2. Discutir a nível local a situação das migrações em razão desse processo.

3. Analisar as transformações culturais causadas pelo sistema capitalista .Compreender a inter-relação entre espaço urbano e rural, exemplificando ações políticas que interferem na organização do espaço rural. 1.Reconhecer a interdependência entre o espaço urbano e rural, contextualizando a realidade local e regional à nacional.

Obs.: Cada conteúdo básico apresenta possibilidade de abertura de muitos específicos, dependendo do que o professor pretende abranger, INCLUSIVE DAS DEMANDAS : ambiental, afro, indígena, fiscal, etc... aproveitando o conteúdo e inserindo específicos relacionados às demandas. EXEMPLO: A cultura indígena frente a sociedade capitalista.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Investigação com questionamentos sobre o conhecimento dos alunos sobre o assunto, direcionando para a discussão dos problemas originados pela ocupação do espaço urbano, causas conseqüências e a influência do sistema capitalista e as mudanças culturais resultantes. Estudo de textos sobre situações em escala nacional – grandes centros - com observação de imagens.

Contextualização com a realidade local: observação e anotações sobre imagens locais que retratem ou não problemas, localização de problemas no mapa do município. Comparação e contextualização com o conteúdo apresentado pelo livro didático, em equipe, com orientação do professor. 

RECURSOS . Textos; . Imagens diversas; . Mapas do município; . Tv multimídia; . Livro didático; Entre outros.

PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ALUNO Anotações sobre os problemas diagnosticados (diversas escalas) nas discussões - orientadas pelo professor; Após leitura e estudo dos textos relacioná-los às imagens observadas oralmente. Elaboração de texto sobre as conclusões do trabalho em equipe. 

CRITÉRIOS Compreende a relação entre ocupação populacional desordenada e problemas ambientais; Analise situações problema locais relacionando-as às escalas municipal, regional e nacional propondo possíveis soluções.Etc....

INSTRUMENTOS Apresentação do trabalho em equipe. Produção de texto

OBS.: NESTE EXEMPLO, PODEMOS ABORDAR GEOGRAFIA DO PARANÁ, A DEMANDA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL JÁ IMPLÍCITA NO ASSUNTO, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, EDUCAÇÃO DO CAMPO, CONFORME O PROFESSOR PUDER RELACIONAR E CRIAR CONTEÚDOS ESPECÍFICOS QUE SERÀO TRABALHADOS PARALELOS AOS ESPECÍFICOS DO CONTEÚDO GERAL. ANOTAR NO LIVRO REGISTRO O QUE FOI TRABALHADO.

ATENÇÃO: NA SUGESTÃO ACIMA OS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES ESTÃO ELENCADOS ANTES DOS BÁSICOS – OS PROFESSORES PODEM MUDAR A ORDEM : PRIMEIRO OS BÁSICOS E DEPOIS OS ESPECÍFICOS – FICA MAIS FÁCIL PARA A C0NSTRUÇÃO DOS ESPECÍFICOS

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES  CONTEÚDO BÁSICO

CONTEÚDOS ESTRUTURANTES: DIMENSÃO SOCIO AMBIENTAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO; DIMENSÃO CULTURAL E DEMOGRÁFICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO; DIMENSÃO POLÍTICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO; DIMENSÃO ECONÔMICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO;

CONTEÚDOS ESPECÍFICOS1.2.3.4.etc1. 2.3.4.Etc1.2.3.4.Etc

OBJETIVO/JUSTIFICATIVA 1.2.3.Etc. dependendo da intenção do professor.1.2.3.Etc. dependendo da intenção do professor.1.2.3.Etc. dependendo da intenção do professor.1.2.3.Etc. dependendo da intenção do professor.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS RECURSOS PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ALUNO AVALIAÇÃO CRITÉRIOS INSTRUMENTOS

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, RECURSOS E PROPOSTA DE TRABALHO PARA O ALUNO PODEM SER TODOS CONTEMPLADOS NA COLUNA DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, DESDE QUE BEM ESPECIFICADOS.