DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
- CONHECIMENTO ESTÉTICO - CONHECIMENTO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (p. 52)
ARTE COMO FONTE DE HUMANIZAÇÃO (p. 54) Formas de interpretação da arte dentro das teorias críticas. Arte como forma de conhecimento Arte como ideologia Arte como trabalho criador
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES ARTE (p. 63) São conhecimentos de grande amplitude, conceitos que se constituem em fundamentos para a compreensão de cada uma das áreas de arte e, ao mesmo tempo, são comuns entre si, constituindo-se em elemento fundamental de uma área, mas tendo correspondência de importância nas outras áreas de Arte.
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES (p. 67) Elementos Formais Composição Movimentos e períodos
Encaminhamento Metodológico Arte (p. 69) Teorizar Sentir e perceber Trabalho artístico
AVALIAÇÃO (p. 81) Critérios -Construção de instrumentos e execução musical. -Percepção dos intervalos musicais. -Análise e compreensão da proporção como fator estrutural na disposição das partes. -Percepção do uso e da presença da proporção áurea em pinturas, na arquitetura e natureza. -Percepção, construção e execução de movimentos coreográficos. -Compreensão dos elementos de composição da dança. -Envolvimento e participação nos trabalhos propostos.
DA EQUIPE DE ARTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Jackson - Paula - Viviane